LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

AirPods: Apple registra patente de sistema de autenticação biométrica para fones de ouvido

27 de janeiro de 2022 3

Recentemente já vimos algumas renderizações e possíveis novidades que devem chegar aos AirPods Pro 2 e hoje uma patente da Apple indica também que os próximos AirPods podem contar com um sistema de identificação biométrica do usuário para evitar que os acessórios sejam utilizados por pessoas não autorizadas.

O documento cita que os fones podem utilizar diversos sensores para identificar o usuário dos AirPods e desbloqueá-los ou não. Dentre as opções estão o pareamento com dispositivos próximos como o iPhone, Apple Watch ou até mesmo sensores que identificam a maneira do usuário andar e falar para autenticar o dono do acessório.

A patente afirma que este tipo de identificação é realmente importante, pois alguém pode obter informações pessoais por meio da Siri, caso o dono do dispositivo não note que outra pessoa está utilizando o acessório.

Imagem: Patently Apple

Além disso, a patente ainda cita que os AirPods podem tocar sons ultrassônicos para mapear os ouvidos do usuário a fim de utilizar o seu formato como uma impressão digital.

Por exemplo, várias características do ouvido do usuário fornecem um eco do sinal ultrassônico que é exclusivo do usuário. Variações na superfície do canal auditivo do usuário podem fazer com que o sinal ultrassônico seja refletido na superfície e gere um eco com uma assinatura associada ao usuário. Por exemplo, um usuário com um canal auditivo maior pode resultar em um eco com um tempo de reverberação mais longo do que um usuário com um canal auditivo menor.

Por fim, também é cogitado combinar todas as informações coletadas pelo giroscópio, acelerômetro, microfones e mais para criar uma identidade digital do usuário para que ele possa ser identificado com segurança, evitando ainda o uso indevido do acessório.

Infelizmente a patente não confira que essa capacidade será adicionada aos futuros modelos de AirPods, mas podemos imaginar que algumas dessas funções possam chegar aos modelos atuais por meio de atualização de firmware, entretanto é preciso aguardar por mais confirmações, pois a Apple ainda não se pronunciou oficialmente sobre elas.

Saiba mais


3

Comentários

AirPods: Apple registra patente de sistema de autenticação biométrica para fones de ouvido
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista