Acessórios 31 Mar
Apesar de já estar há algum tempo no mercado brasileiro, a Edifier MG300 é uma soundbar que tem a proposta de oferecer diferenciais para jogos sem perder a boa qualidade sonora ao usuário nem o custo-benefício.
Será que ainda vale investir neste dispositivo para os seus momentos de jogatina? O que ela entrega de destaques ao consumidor? O TudoCelular testou uma unidade nas últimas semanas e conta todos os detalhes para você, nesta análise completa.
Começamos pelo design com um formato hexagonal, que deixa os lados de cima e baixo com maiores dimensões. A soundbar conta com uma grade de metal frontal na cor cinza, onde ficam as saídas de som. Já o restante do aparelho tem a tonalidade preta.
A MG300 possui uma construção de plástico que passa boa durabilidade e pesa 900 gramas, leve o suficiente para ser transportada em uma mochila sem grandes dificuldades. Por se tratar de um produto focado também nos gamers, você vai encontrar nele LEDs RGB, localizados em faixas nas porções superior e inferior da frente.
Na parte de cima, ficam os botões para ligar e desligar, pausar e reproduzir uma faixa, ajustar o volume e alternar as luzes, conforme a sua preferência. Dá para deixar os LEDs variando entre as cores, ou fixos em um único tom. São seis alternativas ao todo.
No meio das teclas de volume, aparece um furo onde é localizado o microfone embutido desta soundbar. Já na traseira, apenas está presente o cabo USB-A de 1,5m para entrada de energia, sem qualquer entrada adicional. O fio não pode ser removido, o que dificulta a utilização caso ele venha a dar problema no futuro.
Quando visualizamos a porção inferior deste dispositivo, dá para ver os dois pezinhos emborrachados colocados pela Edifier, para ficar bem firme quando posicionado em uma superfície, especialmente se esta for lisa. Uma pena que não há qualquer resistência contra poeira e água nele. Então, vale manter este modelo longe de piscinas ou outros lugares úmidos.
A caixa não tem qualquer acessório adicional para o consumidor. Você apenas vai encontrar a soundbar com o seu cabo de energia fixo e o manual de usuário.
A Edifier MG300 tem duas formas de se conectar a um computador. Ela pode ser plugada no seu desktop ou notebook por meio do seu cabo USB Tipo-A, ou emparelhada pelo Bluetooth 5.3. É possível diferenciar pela cor do LED abaixo do logo na frente. Vermelho para a ligação cabeada; e azul para o uso sem fio.
Caso você prefira a ligação via Bluetooth, saiba que mesmo assim deverá ligar o USB em alguma fonte de energia, que poderá ser ou um adaptador de tomada de celular, ou uma power bank, ou algum dispositivo com uma porta compatível.
Em outras palavras, a fabricante não inseriu uma bateria interna neste produto, o que limita a capacidade que ele tem de ser chamado de “portátil”. E de fato, faz falta um uso independente da tomada aqui.
Quando utilizada no Bluetooth, a MG300 também pode ser conectada a dispositivos móveis, como um tablet ou um smartphone, por exemplo. Essa praticidade ajuda o aparelho a servir mais do que apenas uma saída de som para jogos. Você consegue utilizar vendo algum filme, esporte ou apenas para curtir sua playlist musical.
Diferentemente do que vimos no modelo Hecate G1500 Bar, este modelo da Edifier não é compatível com algum software de gerenciamento. Isso significa que não há um programa para gerenciar melhor os LEDs ou equalizar o som.
Também falta uma sinalização para os dois tipos de reprodução, seja o Modo Música ou o Modo Game. Não há distinções nos LEDs entre um e outro, nem qualquer indicação sonora da modalidade selecionada.
A Edifier colocou um sistema estéreo composto por dois drivers de 53 mm na parte frontal desta soundbar, acompanhados de dois tubos inversores, responsáveis pelas frequências mais baixas. Eles possuem uma potência de 2,5 W de cada lado. Quando combinados, geram um total de 5 W RMS.
O volume máximo fica longe da perfeição e poderia ser melhor, mas deve servir para um ambiente pequeno sem maiores problemas. Também sentimos que o desempenho fica um pouco melhor quando plugado diretamente na tomada.
Em termos de qualidade, a MG300 entrega algo compatível com a categoria em que se encaixa. O foco dela está especialmente nos agudos e nos médios. Temos aqui sons altos bem limpos e vocais nítidos no geral.
Apenas os graves ficam abaixo do conjunto e podem deixar os audiófilos carentes de um resultado mais encorpado, dependendo da música que estiver ouvindo. E como não há um equalizador compatível, você não tem muito o que fazer para ajustar as frequências. Ainda assim, é decente para os usuários pouco exigentes.
Como falamos, este aparelho possui um Modo Música e um Modo Game. Eles são alternados por dois toques rápidos no botão de play e pause. A opção musical reforça os vocais, para você ouvir com nitidez a voz de quem estiver cantando. Já a configuração de jogos deixa o áudio mais equilibrado.
A latência agrada e não gera um grande tempo de resposta durante a sua jogatina. Mesmo no modo Bluetooth, a soundbar é otimizada para ter uma reprodução rápida e não compromete mesmo em games de tiro em primeira pessoa.
Como já mencionados antes, a Edifier deixou um microfone embutido entre os botões de volume, no lugar de colocar uma peça separada. Isso ajuda a deixar o design mais compacto e serve principalmente para atender ligações diretamente na caixa.
Em gravações de voz e chamadas, ele acerta na qualidade dos vocais para uma compreensão nítida do que for falado, apesar de captar um pouco do som ambiente. Só não deixe para falar muito longe do dispositivo, que a sua voz tende a sair um pouco “robotizada”.
A Edifier MG300 é uma soundbar destinada a quem deseja um produto de áudio com bom custo-benefício. Ela tem um design compacto e que se adapta a qualquer tipo de ambiente, sem falar na presença de LEDs RGB, que ajudam a compor a elegância do seu setup gamer.
O aparelho também traz como ponto forte o fato de ser versátil nas possibilidades de conexão, seja ao ligar diretamente o cabo USB no seu PC ou por meio do Bluetooth para um pareamento sem fio.
A qualidade de som é satisfatória e entrega médios e agudos muito limpos, uma característica já observada em outros produtos da marca. Os graves não são tão encorpados, porém agradam quem não for muito exigente, assim como a potência sonora. O microfone embutido ajuda a manter o design compacto e tem resultado decente.
Como principais pontos negativos, destacamos o cabo USB fixo, algo que demanda um grande cuidado do usuário para não ser danificado, já que não tem como fazer a substituição. Ainda sentimos a falta de uma bateria embutida, o que deixa a caixa sempre dependente de uma porta USB ou uma tomada.
Fora que seria interessante ter um software de gerenciamento para o computador, como a empresa faz em outros modelos. O programa ajudaria na escolha dos LEDs e permitiria uma configuração mais precisa dos modos de reprodução, inclusive se tivesse um equalizador dedicado.
A Edifier comercializa a MG300 no Brasil diretamente na loja online dentro do seu site oficial, pelo preço sugerido de R$ 299. Quais são os principais concorrentes dela no mercado nacional?
Uma alternativa dentro do próprio portfólio da empresa é a Hecate G1500 Bar. Ela também oferece LEDs RGB e uma boa qualidade sonora a um valor acessível, além de vir com o microfone removível para melhor qualidade.
Outra opção se trata da Lenovo Soundbar TS33-B. Assim como a rival da Edifier, esta fornece um design compacto e luzes coloridas. O ponto negativo está no Bluetooth mais antigo, mas vem com bateria embutida para utilização totalmente sem fio, além de ter conector P2, caso queira ligar em aparelhos compatíveis.
Acha que este modelo oferece o melhor custo-benefício da categoria? Quais são as características que mais chamaram a sua atenção? Diga a sua opinião para a gente!
Comentários