Curiosidade 15 Mai
A Gigabyte anunciou, na sexta-feira (18), o lançamento de sua primeira placa de expansão com portas USB-C compatíveis com o padrão Thunderbolt 5, anunciado pela Intel em 2023. Chamada de “THUNDERBOLTS 5”, a extensão pode ser instalada em qualquer placa-mãe de desktop com interface PCI Express de 4ª geração (PCIe 4.0 x4).
Ela é equipada com três portas Mini-DisplayPort e duas portas USB-C que entregam largura de banda bidirecional padrão de 80 Gbps. No entanto, em uma conexão de direção única, essas portas conseguem entregar largura de banda de 120 Gbps — o que pode ser ideal para conectar telas externas de alta resolução, por exemplo.
As portas USB-C também suportam a especificação Power Delivery 3.1, garantindo saída de energia com potência de até 100 W, que pode ser utilizada para carregar rapidamente vários dispositivos compatíveis, como smartphones e tablets. Ainda, há suporte para encadeamento em série com cinco dispositivos por porta USB-C.
Já as portas Mini-DisplayPort são compatíveis com DisplayPort 2.1 e suportam conexão de telas em até 8K @ 60 Hz. Garantindo a experiência completa, a placa de expansão acompanha três cabos de DisplayPort para Mini-DisplayPort — além, é claro, dos cabos necessários para conectar o dispositivo à placa-mãe do PC.
O acessório pode ser uma opção ideal para os usuários que possuem um SSD externo, por exemplo, uma vez que a alta velocidade da unidade de armazenamento poderia ser combinada à ampla largura de banda do padrão Thunderbolt 5 para garantir transferências de arquivos mais rápidas entre a unidade e o PC.
Também seria possível instalar a placa de expansão em desktops compactos para utilizar uma placa de vídeo externa de alto desempenho, uma vez que esses fatores de forma podem não oferecer espaço suficiente para comportar uma GPU.
A Gigabyte ainda não divulgou o preço sugerido e data de lançamento da THUNDERBOLTS 5. Em nota relacionada, a fabricante de hardware também está preparando o lançamento de um novo modelo de placa-mãe com slot reforçado para placas de vídeo mais pesadas.
Comentários