LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Huawei FreeBuds 6i: fone de ouvido com ANC eficiente e bom custo-benefício | Análise / Review

30 de outubro de 2024 2

Anunciado em julho no Brasil, o Huawei FreeBuds 6i teve suas vendas iniciadas apenas neste final de outubro de 2024 no mercado nacional, com a proposta de fornecer um bom conjunto a um preço competitivo.

Quando avaliamos na prática, será que este fone de ouvido entrega o que promete? Quais são os destaques dele? O TudoCelular testou uma unidade nas últimas semanas e conta em detalhes a você nesta análise.

Design e construção

O Huawei FreeBuds 6i tem um design não muito diferente que o seu antecessor, FreeBuds 5i. Estamos falando principalmente do formato com haste “chapada” em cada earbud e do seu case oval, com tampa flip em cima, o LED na frente e a porta USB-C na porção inferior, além do botão de checar a bateria e entrar em pareamento na lateral direita.

A diferença para esta geração é que o novo modelo recebeu um revestimento diferente e pode ser encontrado nas cores branca, preta e roxa. Esta última é a que temos aqui e tem um acabamento mais espelhado, com um estojo acetinado.

Imagens: Rafael Barbosa / TudoCelular.com

Os fones também ganharam um pouco mais de altura e peso, mas ficaram menores em largura e profundidade. De toda a forma, os 5,4 gramas de cada lado ainda são bem leves o suficiente para um uso confortável.

Inclusive, este analista que vos tecla não costuma ter uma boa experiência com formato haste, por causa do encaixe não ajustar de maneira agradável com movimentos do rosto. Mas o FreeBuds 6i conseguiu ficar bem posicionado e não gira nem cai com facilidade.

E por falar nas hastes, é nelas que fica posicionado o sensor de toque. Por ser uma parte mais chapada, você não terá dificuldade para acertar a área e dar o comando para reproduzir ou pausar a música, avançar ou retroceder a faixa, ou mudar o modo de ruído. Outro bom recurso é a possibilidade de usar gesto para cima ou para baixo, para controlar o volume.

Apesar da construção inteira de plástico, este produto passa uma boa durabilidade no seu corpo. A Huawei também manteve nele a certificação IP54, que garante resistência contra poeira e respingos.

A embalagem é compacta e manda apenas o essencial. Além do estojo de carregamento e dos fones em si, encontramos na caixa um cabo USB-C para USB-A pequeno, dois pares adicionais de ponteiras de silicone e o manual do usuário.

Conectividade, app e recursos

O Huawei FreeBuds 6i é compatível com o Bluetooth 5.3 em sua conectividade, uma versão posterior ao 5.2 do antecessor. Ele entrega boa cobertura e estabilidade. Você não sentirá cortes na reprodução nem qualquer falha, mesmo a uma distância mediana do dispositivo.

A configuração inicial pode ser feita por meio do aplicativo AI Life, responsável por gerenciar os acessórios e os vestíveis da marca. Ele permite checar o nível da bateria dos fones e do estojo, alternar entre os controles de ruído, atualizar o firmware e equalizar o áudio.

Imagem: Rafael Barbosa / TudoCelular.com

Outro destaque deste modelo é o suporte a conexões com múltiplos aparelhos, com dois ativos de forma simultânea. Todos os dispositivos pareados aparecem no centro de conexão, apesar da limitação. Isso também permite a troca rápida entre eles, apenas ao tocar no celular, TV ou notebook desejado.

Na parte de equalização, temos seis perfis pré-definidos, cada um focado em diferentes frequências – Padrão, Reforço de graves, Amplificação de agudos, Vozes, Sinfonia e Hi-Fi Live. Também dá para personalizar com um equalizador completo, para deixar o áudio do jeito que mais te agrada.

Imagem: Rafael Barbosa / TudoCelular.com

Entre os controles de ruído, você pode alternar entre cancelamento de ruído, desativado e sensibilidade ao ambiente, tanto no app quanto ao pressionar a haste por alguns segundos. O modo de transparência não chega a amplificar muito o som ambiente, mas deixa de uma maneira natural para você ouvir o que acontece ao seu redor quase como se estivesse sem os fones colocados.

Mas o destaque fica por conta do cancelamento de ruído ativo (ANC) dinâmico inteligente 3.0, que aproveita IA para um ajuste a 34 cenários. O recurso consegue ser bastante eficiente com o barulho de ventilador e até mesmo de televisão até um volume médio. Um dos pontos mais fortes do produto, ainda mais se considerar a sua faixa de preço.

Qualidade de som e microfone

O FreeBuds 6i vem equipado com drivers dinâmicos de 11 mm, que abrange uma faixa de frequência de 14 Hz a 40 kHz. Uma evolução em relação aos 10 mm do 5i, que cobria de 20 Hz a 40 kHz.

A certificação Hi-Res Audio Wireless e o suporte ao codec LDAC também garantem suporte à alta resolução em todos os streamings compatíveis. Sem falar na boa potência sonora, o que permite manter uma altura bem alta com o volume nos 80%, além de vazar pouco o áudio para a parte externa.

Imagem: Rafael Barbosa / TudoCelular.com

Na prática, esta geração passou a reproduzir melhor os graves. As batidas, como em “Classic”, de Adrian Gurvitz, e na introdução de “The Closer I Get To You”, na versão de Luther Vandross e Beyoncé, estão pulsantes para quem curte frequências baixas reforçadas.

Os médios são puxados junto com os graves e agradam na reprodução do gênero rock, com guitarra e piano bem definidos, fora os vocais claros, como na canção “The Search Is Over”, da banda Survivor. Apenas os agudos ficam abaixo do esperado em nitidez, mas podem ser reforçados no equalizador dedicado.

Imagem: Rafael Barbosa / TudoCelular.com

A fabricante colocou um sistema com três microfones em cada earbud, com a promessa de apresentar uma relação sinal-ruído (SNR) 50% maior em comparação ao antecessor. Além de explorar o algoritmo Deep Neutral Network (DNN), que dá mais atenção à captação da sua voz, e não aos ruídos do ambiente.

Não tivemos problema de usá-lo em chamadas de voz, mesmo com outros barulhos ao redor, seja com carros passando na avenida, ventilador ligado e televisão alta. Na gravação silenciosa, notamos que os vocais saem bem claros, apesar de o áudio não ser tão encorpado.

Bateria

A Huawei inseriu uma bateria com capacidade de 55 mAh em cada earbud, que promete até 8 horas de reprodução de música sem recursos extras, ou até 5 horas com o ANC ligado. Além de 510 mAh no estojo, capaz de fornecer quatro cargas completas aos fones de ouvido.

E o que temos na prática neste modelo? Fizemos os nossos testes de execução de música constante, com o cancelamento de ruído habilitado. O resultado que tivemos foi de pouco mais de 4 horas e meia, até que ambos os lados desligassem por completo. Um tempo abaixo do esperado e que não impressiona no tempo.

Imagens: Rafael Barbosa / TudoCelular.com

De toda a forma, o que vai compensar a autonomia é o carregamento. A fabricante garante que os earbuds retornam aos 100% em 40 minutos, enquanto o case faz o mesmo processo em 1 hora.

Será que é isso o que acontece? Utilizamos um adaptador de tomada de 15W de celular, com o cabo enviado pela empresa na caixa. O resultado que tivemos foi de apenas 37 minutos, até que os fones e o case completassem a tarefa. Algo bastante satisfatório para quem não deseja ter o acessório por tanto tempo na tomada.

Considerações finais

O Huawei FreeBuds 6i pode ser classificado como um fone de ouvido, em especial pelo seu posicionamento de preço. No entanto, quando englobamos o seu desempenho prático, ele fica acima da média para a categoria.

O design foi mantido quase na íntegra em relação à geração passada, a não ser por algumas mudanças simples nas dimensões e a troca de cores e acabamentos. Pelo menos, a resistência e o conforto estão presentes nele.

A conectividade é outro ponto positivo, tanto pelo aplicativo completo quanto pelas possibilidades de ser usado em dois dispositivos ao mesmo tempo, além da presença do equalizador dedicado.

E por falar nele, a qualidade sonora consiste em outro destaque aqui, graças à boa potência e ao áudio equilibrado e com graves aprimorados, ainda que os agudos fiquem abaixo das demais faixas. Sem falar no cancelamento de ruído bastante eficiente para a categoria, algo que você não encontra facilmente neste segmento de valor.

O carregamento muito rápido agrada bastante e até compensa o ponto fraco da autonomia de bateria. Também esperávamos mais do microfone, apesar de não representar um problema para este fone de ouvido.

Design confortável e com gestos na hasteCertificação IP54Conectividade com dois dispositivos simultâneosANC muito eficienteSom de alta definiçãoCarregamento muito rápidoÓtimo custo-benefício
Agudos abaixo do esperadoMicrofone com áudio pouco encorpadoBateria com baixa autonomia

A Huawei lançou o FreeBuds 6i no Brasil pelo preço sugerido de R$ 599. Entendemos ser este um dos melhores fones de ouvido em custo-benefício disponíveis no varejo nacional. Mas o que é possível encontrar entre concorrentes?

O Moto Buds Plus também tem uma autonomia similar e deixa a desejar nos agudos, mas ele traz proteção contra respingos no case e drivers duplos com direito a woofer dedicado. O problema é que ele custa um pouco mais que o rival da Huawei.

Já o realme Buds Air 6 Pro ainda não está disponível no país, porém é uma opção a quem deseja importar. Ele tem um uma duração um pouco maior de bateria e contém certificação IP55, com melhor resistência contra água.

Qual é a sua avaliação sobre o novo fone de ouvido da Huawei para o mercado brasileiro? Interaja conosco!


2

Comentários

Huawei FreeBuds 6i: fone de ouvido com ANC eficiente e bom custo-benefício | Análise / Review
Software

Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2

Tech

PS5: Sony começará a vender consoles equipados com peças de reposição

Economia e mercado

Huawei Kirin 9010L: chipset inédito é encontrado em smartphone intermediário da chinesa

Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho