LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Smartphones da Alcatel traziam malware em aplicativo pré-instalado, diz pesquisa

11 de janeiro de 2019 9

De acordo com um levantamento realizado pela empresa de segurança Upstream, a Alcatel e sua licenciada TCL venderam milhares de smartphones que vinham com malware pré-instalado de fábrica. O problema se encontra no aplicativo “Weather Weather-World Weather Accurate Radar” que é desenvolvido pela própria TCL.

A empresa de segurança destaca que esse malware coletava dados do telefone e, em alguns casos, até assinava o número do usuário em serviços de SMS sem o seu consentimento. Segundo dados preliminares, os aparelhos que foram reportados com o problema são os Alcatel Pixi 4 e A3 Max.

Outro grande incômodo identificado com esse "inofensivo" app de previsão do tempo é que ele coletou informações importantes como o número IMEI, endereços de e-mail e locais, sendo que tudo foi enviado a um servidor remoto da TCL.


Além disso, em outros casos, o aplicativo rodava silenciosamente uma plataforma de adware consumindo de 50 a 250 MB sem o usuário saber. A Upstream também cita que consumidores brasileiros foram afetados por esse aplicativo problemático e que isso pode ter gerado um prejuízo de até US$ 1,5 milhão em cobranças falsas.

No entanto, a empresa de segurança afirma que não possui uma visão global para saber se o problema afetou a aparelhos de todo o mundo. De toda forma, esse aplicativo, que estava disponível na Play Store e foi baixado por 10 milhões de usuários, já foi removido da loja do Android.

Até o momento, a Alcatel e a TCL ainda não se manifestaram sobre o assunto. Além disso, não se sabe ao certo como esse malware entrou no aplicativo de previsão do tempo. De toda forma, a empresa já enfrentou um problema semelhante no passado e isso acende o sinal de alerta.

(atualizado em 18 de janeiro de 2019, às 12:20)

9

Comentários

Smartphones da Alcatel traziam malware em aplicativo pré-instalado, diz pesquisa
Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

Android

TOP 10 smartphones de elite com melhor desempenho | Guia do TudoCelular

Android

TOP 10 smartphones de elite com melhor autonomia | Guia do TudoCelular

Android

TOP 10 smartphones intermediários com melhor desempenho | Guia do TudoCelular