LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Os melhores apps para escutar rádio pela internet

0Comentários

Audials

Introdução

O aplicativo é compatível com todas as versões do Android a partir da 2.2. Ele é bem leve, possui apenas 2,7 MB na Play Store e depois de instalado não ocupa muito mais do que isso, cerca de 6,3 MB. Ele é bem útil para quem quer escutar rádios de todo e mundo e principalmente para aqueles que não contam com a função de rádio AM/FM no smartphone.

E mesmo que seu aparelho possua esse recurso, é um outro mundo a ser explorado, com o Audials é possível escutar estações de todo o mundo a qualquer momento, é claro que é necessário uma conexão com a internet para isso, mas não deixa de ser interessante.

1. Abrindo o aplicativo 2. Tela inicial 3. Logando/efetuando o registro

E como havia dito, o aplicativo conta com um serviço de streaming um pouco diferente, é possível instalar o software gratuito Audial Light no computador e sincronizar uma pasta com as músicas que você tem no PC e assim poderá acessar todas as músicas a partir do seu celular, isto é, sem ocupar nenhum espaço na memória de armazenamento, é uma mão na roda para quem tem muitas músicas e não possui espaço suficiente para colocá-las todas no celular.

É importante lembrar que para utilizar deste recurso o seu computador com as músicas o seu smartphone devem estar conectados à mesma rede de internet.

Utilizando o aplicativo

O aplicativo não tem a mais belas das interfaces, alguns concorrentes apresentam um visual muito mais polido que que o Audials. Apesar disso ele é bem organizado, todo o design é escuro e bem simples, sem muitos efeitos. Assim que entrar no aplicativo a tela inicial exibirá três ícones, o primeiro é o "Radio" onde é possível navegar pelas estações, o segundo é "Anywhere" e nesta opção é onde configuramos em qual computador iremos sincronizar a biblioteca, o terceiro ícone é o "Recordings" ficarão as gravações que fizer das rádios.

Logo mais abaixo haverá o botão "Register", se você quer utilizar o recurso Anywhere precisará se registrar, o cadastro leva poucos minutos e é bem simples. Abrindo a opção Radio é mostrado em destaque quais foram as últimas rádios que colocamos para tocar, depois temos uma lista de opções:

Favorites, onde podemos acessar as rádios que marcamos como favorito, Local Radios que exibe todas as estações que são da mesma cidade do usuário, Genres onde podemos separar as estações por gêneros de músicas, Countries onde é feita a separação por países e por último Zapping, uma espécie de modo aleatório que toma como base o gênero e a rádio que está ouvindo, ou que ouviu recentemente, porém por ele você define através de uma barrinha qual é o nível de importância de cada critério configurado.

Navegação e busca

Na opção "Genres" há uma separação bem organizada de cada estilo musical, a lista é bem grande e inclui de tudo, são mais de 80 diferentes gêneros musicais, do pop ao clássico, raegetton, rap, rock, jazz, latina, salsa... Qualquer tipo de música que você gostar, irá encontrar. Ao lado de cada gênero é exibido o número de estações disponíveis para cada um.

Ao escolher algum somos levados a uma outra página onde são exibidas três rádios em destaque e a opção de visualizar as rádios de todos os países, logo mais abaixo podemos decidir se queremos ver estações apenas de determinados países.

1. Tela de rádios 2. Estações exibidas de acordo com localização 3. Gêneros
A busca por rádios específicas costuma funcionar bem na maioria das vezes, encontrando as rádios rapidamente. Existe a opção de procurar por um artista específico, mas nenhuma das vezes que coloquei algum nome ele indicou alguma rádio que realmente estivesse tocando o artista procurado, na verdade ele exibe estações que tocam aquele artista frequentemente, porém alguns apps concorrentes já mandar para alguma rádio que esteja tocando.

Estações e streaming

Outro problema é que várias das rádios que eu coloquei para tocar deram erro no buffering, e não existia alguma opção de servidor alternativo para tentar escutar a rádio.
1. Estação tocando e player 2. Menu de opções 3. Opções de qualidade de trasmissão

Entrando em uma estação e apertando o botão de opções do Android somos levados a um menu e por ele podemos escolher a qualidade de transmissão da rádio, ajustando a melhor opção para quando a conexão não estiver tão veloz ou para quando quisermos uma qualidade melhor no som, algumas rádios oferecem apenas uma opção de transmissão e outras oferecem várias. Nas configurações geria podemos colocar a taxa mínima de bitrate das rádios e também a taxa máxima, evitando entrar em rádios com péssima qualidade.

Nesse mesmo menu é possível ativar a gravação sem cortes, tudo que for gravado vai para aquele menu que citamos no início, as gravações também podem ser copiadas através de um arquivo para o computador. É possível também configurar um alarme para tocar a rádio selecionada no horário marcado e um sleep timer, que desativa a rádio após tempo determinado.

A função do streaming entre o computador e o celular funciona incrivelmente bem, de longe o ponto mais positivo do aplicativo. Ele separa todos os arquivos por artistas e depois por álbuns, ao selecionar uma música ele rapidamente faz o buffering e a música é tocada em boa qualidade. É possível copiar o arquivo diretamente do app para o celular e guadá-lo em sua memória.

Player

O player fica disponível o tempo todo e em todas as telas do aplicativo na parte inferior, por este pequeno menu é possível passar para a próxima música ou rádio, para a anterior ou então pausar. Apertando sobre ele somos levados ao player inteiro, onde é exibida uma tela com a rádio que está tocando, a opção de favoritar, gravar ou pausar.

Ele exibe também qual é o artista e a música que estão tocando naquele momento. Num ícone lateral à esquerda chamado "Related" podemos visualizar quais são as rádios parecidas com a que estamos escutando, na lateral direita somos levados à opção "Zapping".

Ao contrário de outros aplicativos de rádios, não existe nenhuma opção de fazer o compartilhamento de qual rádio ou música você está escutando naquele momento, apesar de aplicativo possuir integração com o Facebook na hora de fazer o cadastro.

Conclusão

O Audials é um aplicativo bem interessante, apesar de sua interface não ser das mais bonitas ele é bastante organizado e intuitivo. No começo da utilização ele travou algumas vezes e algumas estações chegaram a dar erro na hora de carregar. Outro ponto negativo é que o aplicativo é todo em inglês, o que pode dificultar ou pouco para quem não conhece da língua inglesa. Apesar disso ele tem a ótima função de streaming entre a mídia do computador diretamente no celular, desde que você esteja conectado com os dois na mesma rede, esse recurso funciona extremamente bem e é um grande atrativo. Ele também tem alguns recursos gratuitos que os concorrentes só oferecem na versão paga, como por exemplo a gravação das rádios, o que deve atrair muita gente.

Prós e contras

Muitas estações de rádiosCompartilhamento de arquivos entre PC e celularOrganização
Interface não é bonitaTotalmente em inglês

Se curtiu, compartilhe!


0

Comentários

Audials

OnePlus 6 e Redmi Note 5 entram na lista dos 15 aparelhos mais radioativos

Huawei no Brasil fará diferença? Positivo fecha trimestre no vermelho

Samsung Galaxy J7 Pro ou Motorola Moto G5S Plus? Comparativo TudoCelular ajuda a escolher

Ranking TudoCelular: gráficos com todos os testes de desempenho e autonomia até junho