LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

10 Aplicativos que ficam ótimos no iOS 7

0Comentários

Any DO TO-DO-LIST

O Any.DO foca em seu design e ações por gestos. A desenvolvedora deu ênfase na facilidade de uso e intuitividade, ou seja, o usuário final é que é recompensado. Parece que deu certo, pois o aplicativo ganhou vários prêmios, como um dos melhores apps de 2012, TOP 10 que devemos ter pela New York Times, melhor de 2011 pela TechCrunch, o numéro um pela PC MAGAZINE e vários outras críticas positivas de diversos sites e revistas.

O que chama a atenção é sua beleza, pois conta com um visual limpo, só exibindo as informações necessárias na tela. Nossos registros podem ser feitos a partir de textos ou até mesmo voz. Mesmo sendo criado por uma desenvolvedora que trabalha com o idioma Inglês, o reconhecimento da língua portuguesa é algo estupendo. Essa é uma função ótima para quem está com pressa ou simplesmente preguiça. Quanto mais utilizamos o Any.DO, mais ele fica com nosso jeito. Ele tem o recurso de autocompletar nossa frase com base no banco de dados gerado por notas escritas anteriormente.

Any.DO também é muito organizado. Conforme vamos adicionando itens, ele automaticamente os separa por data, como compromissos para hoje, amanhã, breve ou em algum dia. Extremamente funcional, não precisamos criar pastas para recursos mais básicos como esse. Além disso, conseguimos criar eventos com a função de repetição, por exemplo, podemos criar uma nota como “Ir para a escola buscar a Maria” e selecionar a opção de repeti-la durante a semana ou mês.

Mesmo com arquivos pessoais, temos a opção de compartilhar itens criados por nós. Listas, eventos e atividades podem ser enviados para parentes a amigos, coisa que nos ajuda a controlar melhor ações em grupo. Suponha que você irá ao mercado depois de amanhã e cria uma lista de compra própria, mas sua mãe quer adicionar produtos. Em pleno século XXI você não ficará toda hora editando a mesma coisa, certo?! Então, basta compartilhar a lista de compras com qualquer um para os mesmos efetuarem as edições necessárias. Mas para isso você precisa criar uma conta da Any.DO ou até mesmo utilizar o Facebook.

Aqui estão algumas funções interessantes do aplicativo: escolha de temas, comandos para marcar uma atividade como feita, balançar o dispositivo para remover todas as tarefas concluídas, planejar itens no calendário ao deixar o aparelho no modo paisagem, pastas personalizáveis, só informações importantes são exibidas na tela, subpastas padrões como hoje, amanhã e algum dia e etc.

O Any.DO está disponível para dispositivos com a versão 5.0 ou posterior do iOs e pesa 13.6 megabytes.

Iniciando o aplicativo

Quando entramos a primeira no app, vemos opções de conta e um vídeo sendo reproduzido no plano de fundo, onde o aplicativo informa as suas funções, como planejamento diário, produtividade no trabalho, lista de compras organizada e mais. Quando o vídeo chega ao fim, podemos ver o ícone do Any.DO e a opção de reproduzir novamente no canto superior direito.

Funções exibidas em vídeo

Na parte de baixo temos as opções de entrar com o Facebook, entrar com a conta Any.DO, registrar e pular a etapa. Para separar as funções, vamos criar uma nova conta tocando em Registrar. O modo de desenvolvimento do app mostra a velocidade que teremos em mãos, pois as transições de maneira geral são bem velozes. Nessa janela, devemos inserir nosso nome, e-mail e senha.

Se quiser entrar com o Facebook toque em “Sign-in with Facebook” ou se quiser pular a etapa pressione o botão inferior esquerdo.

Ícone / Registrar / Efetuando o registro

Por dentro do aplicativo

Quando concluímos a nossa conta, já podemos visualizar a área de trabalho, local que irá armazenar e exibir os itens criados. Já temos acesso às coisas padrões, como as pastas Hoje, Amanhã, Em breve e Algum dia. Também somos capazes de visualizar notas já criadas nos ensinando como utilizar os comandos.

A primeira nos diz para puxar para baixo para criar uma nova tarefa e é isso que iremos fazer. Quando executamos esse comando, devemos inserir um texto ou tocar no microfone para inserir algum dado. E quando utilizamos o recurso de voz, ele realmente funciona. Ao inserir qualquer tipo de informação, mais três opções são exibidas: data, local e concluído. Quando pressionamos o ícone de relógio, conseguimos configurar uma data em que o evento será realizado. Para definir é só tocar no botão central direito.

Interface inicial / Adicionando um item / Definindo uma data

O ícone de local é uma função experimental do aplicativo, que basicamente irá nos avisar de algo quando sairmos ou chegarmos a tal local. É uma coisa realmente impressionante juntar o poder do GPS em um aplicativo de lembretes. Ao apertar o último ícone “+”, concluímos a primeira etapa que era adicionar um item novo.

Item adicionado / Função de local / Adicionando descrição

A nota é mostrada na pasta Hoje, pois definimos a data para o dia atual. Para marcar uma tarefa como feita, temos que deslizá-la para a direita. Para remover da tela todos os itens já concluídos, basta sacudir o dispositivo que a remoção é feita automaticamente. Errou a data e quer muda-la de pasta? Então você deve tocar e segurar em cima do respectivo item e movê-lo para onde quiser. Rápido e prático. Para adicionar registros diretamente na pasta Algum dia, por exemplo, devemos tocar no símbolo de adição localizado na parte direita do título.

Sacodindo o dispositivo para eliminar itens já feitos / Movendo uma nota / De hoje foi para Em breve

Ao tocar em qualquer nota, temos mais opções que são exibidas em uma barra de ferramentas logo abaixo da mesma. Vamos explicar cada uma da esquerda para a direita. A primeira marca o item em questão como importante. A segunda nos dá a opção de escolher em qual pasta a mesma deverá ficar armazenada. A terceira nos possibilita a criação de um alarme para nos lembrar da nota e um plano de repetição, que pode ser uma vez por dia, semanalmente, mensalmente e até anualmente.

Opções adicionais / Pastas / Lembretes

Na quarta, podemos criar notas para complementar a tarefa inicial, como “Ir ao mercado” e notas complementares com os produtos a serem adquiridos. Fazendo isso, uma notificação da quantidade de notas é exibida na barra de ferramentas. A última opção nos dá a possibilidade de compartilhar o item por e-mail ou mensagem. Ao lado direito do título da tarefa, conseguimos achar o ícone de um pequeno lápis, onde podemos fazer edições no texto da nota ali mesmo.

Cada item pode ter uma ou mais notas / Número de notas criadas / Compartilhamento por mensagem ou e-mail

Mais opções

Na parte inferior, podemos ver um ícone cinza no canto direito. Ao tocá-lo, conseguimos visualizar mais quatro opções: Data, Pasta, Sincronizar e Definições. Ao tocar em data, continuamos na mesma página onde estávamos, pois ali conseguimos gerenciar itens por data.

Em pasta, somos capazes de ver as duas pastas que foram criadas como padrão, PESSOAL e TRABALHO. Para editar o texto da pasta é só tocar e segurar em cima da mesma. Nessa parte de edição, além do texto, conseguimos manter ou suprimir as tarefas tocando no ícone de ‘x’ na parte direita. Para criar uma nova, basta pressionar NOVA PASTA.

Mais opções / Editando nome de uma pasta / Opções de pasta

Em sincronizar, ele nos dá a opção de utilizar a extensão do Google Chrome para visualizar nossas notas até nos desktops e laptops. Ao tocar em Experimente agora, um e-mail é enviado para nossa conta com os procedimentos.

Por fim, em definições conseguimos personalizar as pastas, temas, sons, idioma, notas e etc. Em pastas, somos capazes de visualizar todas as já criadas ou fazer uma nova. Em Any.DO moment podemos configurar a função que irá nos pedir para planejar nosso dia. Em tema, somos capazes de alternar entre dois tipos de cores: o fundo branco com texto preto ou fundo preto com o texto branco.

Definições / Momento Any.DO / Tema noturno

Em sons só temos a opção de liga-lo ou desliga-lo. Ao tocar em enviar comentário, temos duas opções. A primeira nos pede para pontuá-lo na AppStore, compartilhá-lo no Facebook e Twitter. A segunda é a parte de FEEDBACK, onde podemos relatar um bug, requisitar uma funcionalidade ou ir para as perguntas frequentes. Em discursos, conseguimos mudar o idioma que iremos utilizar para usufruir da função de voz. Em idioma, somos capazes de alterar o idioma do aplicativo inteiro.

Enviando comentário / Compartilhamento / Idioma

Em insígnia, conseguimos selecionar o que a mesma irá representar, como tarefas de hoje, todas as tarefas, tarefas pessoais e remover a insígnia. Em tarefas realizadas, podemos visualizar todas as tarefas que já foram criadas e feitas. Também temos a opção de apagar definitivamente todas. Em terminar a sessão, conseguimos fazer o log-off de nossa conta.

Insígnia / Todas as atividades já concluídas / Fazendo o Log-off

Utilizando o aplicativo em modo paisagem

Quando viramos o aplicativo e o deixamos em modo horizontal, temos mais opções. Agora, o calendário é exibido na parte direita e as opções adicionais são todas exibidas fixamente na parte inferior. Um recurso bem interessante é que conseguimos criar uma tarefa para hoje e movê-la para uma data no calendário, não só trocando de lugar como de dia. O calendário do iPhone é totalmente sincronizado com o Any.DO, pois tudo o que é criado lá é exibido aqui. Outro ponto forte é a utilização de duas colunas distintas para a exibição de dados. Abaixo de cada coluna, podemos selecionar o que cada uma exibirá.

No modo paisagem temos duas colunas exibindo dados distintos

Conclusão

O aplicativo é o mais fácil e simples da categoria. A desenvolvedora se esforçou para nos trazer a maior simplicidade e organização possível, utilizando ao máximo de ações realizadas por meio de gestos. O design também é descomplicado, só exibindo as informações que realmente importam, sem nenhum botão ou opção que só usamos um último caso. Pessoalmente, acho a escolha entre temas mais claros ou escuros, muito importante, pois às vezes queremos utilizar o dispositivo na parte da manhã e aquela luz de fundo branca nos deixa cegos pelo resto do dia. O modo paisagem nos fornece opções que superam qualquer outro modo de visualização dos aplicativos concorrentes, pois conseguimos gerenciar itens em duas colunas, sendo que cada uma exibe um tipo de dado diferente. Se você quer salvar suas atividades de modo simples e direto, Any.DO é a aplicativo perfeito para você.


Prós e contras

Visualização dupla em modo paisagemInterface simplesComandos que facilitam nossa vidaTema diário e noturnoOrganização impecávelReconhecimento de voz para a escrita (o idioma português foi bem nos testes)Compartilhamento de dados
Se você não estiver acostumado com certos gestos, com certeza ficará perdido

Se curtiu, compartilhe!


0

Comentários

Any DO TO-DO-LIST

OnePlus 6 e Redmi Note 5 entram na lista dos 15 aparelhos mais radioativos

Huawei no Brasil fará diferença? Positivo fecha trimestre no vermelho

Samsung Galaxy J7 Pro ou Motorola Moto G5S Plus? Comparativo TudoCelular ajuda a escolher

Ranking TudoCelular: gráficos com todos os testes de desempenho e autonomia até junho