LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Os melhores aplicativos de trocas de mensagens

2Comentários

WhatsApp Messenger

Com média alta na Play store e disponível também para IOS, BlackBerry, Windows Phone e etc., o aplicativo possui a incrível marca de 2.820.021 downloads na loja android, sendo um dos mais utilizados do mundo, atingindo, em abril/13, 200 milhões de usuários. Com uma infinidade de recursos e sendo gratuito no primeiro ano e pago – com preço super acessível - nos seguintes, o aplicativo torna-se um atrativo para as pessoas que querem facilidade e rapidez na comunicação, porém, além da necessidade da conexão de dados, ele apresenta algumas falhas, especialmente após a última atualização feita em 11 de abril de 2013, fazendo com que o APK ocupasse muito espaço na memória dos dispositivos e o novo layout desagradasse diversos clientes. Neste review vamos tentar fazer um aparato de cada parte do aplicativo.

Abaixo você tem mais características.

Configurando seu dispositivo

O WhatsApp não se utiliza de senhas, o que é muito interessante visto que não é preciso colocar login e senha toda hora que quiser acessá-lo, isso é possível por ele ter um sistema próprio que aproveita o número de celular do usuário como forma de login; ao entrar pela primeira vez é preciso concordar com os termos e depois (figura 2) verificar o seu número, nesta etapa você deve inserir o número do seu telefone com DDD e clicar em “ok”, depois disso (figura 3), você terá a opção de alterar seu perfil com foto e nome, pronto, está feito, tudo muito intuitivo e de fácil entendimento.
1 – Termos e condições 2 – Verificar múmero 3 – Configurando perfil
O aplicativo não possui anúncios, o que cá pra nós, é ótimo, pois além de não afetar o consumo de bateria não incomoda o usuário com aqueles banners saltando de um lado para outro, porém essa vantagem tem um preço, mas um preço muito pequeno, após 01 ano de uso é cobrado um valor de US$0.99 (aproximadamente R$2,00) de anuidade, convenhamos, pelo período e pelos recursos, vale a pena. É preciso destacar que o aplicativo funciona apenas com os contatos que também tem instalados, em seu dispositivo, o WhatsApp, ou seja, aquele amigo que você deseja contatar também precisa ter o APK instalado, mas fique tranquilo, pois automaticamente o aplicativo reconhece quem da sua lista telefônica o utiliza e importa os contatos para dentro dele. A home do aplicativo (figura 3) é bem clean, no topo, existe a lupa para localizar contatos ou conversas, ao lado dela a lista de contatos, no meio, as conversas e ao pressionar o menu do celular surgem seis tópicos de funções e configurações que vamos conhecer a seguir, sendo que as três principais funções do aplicativo são: mensagens, conversas em grupo e transmissão.
1 – Lembrete sobre anuidade 2 – Lista de contatos 3 – Menu

Começando uma conversa

Existem várias formas de inciar uma conversa no WhatsApp, uma delas é através da função “Novo Chat”, após selecionar esta opção surge a lista de contatos, nela você decide com quem quer conversar e escolhe o usuário desejado, pronto, agora você pode digitar mensagens e anexar arquivos (figura 3).
1 – Menu do aplicativo 2 – Lista de contatos 3 – Conversa

Conversas em grupo

O aplicativo te proporciona conversar com várias pessoas ao mesmo tempo, é só selecionar “Novo Grupo”, escolher um nome e um ícone para o grupo e logo depois adicionar os contatos que você quer que participe da conversa, bem prático, não?!
1 – Criando grupo 2 – Adicionando pessoas 3 – Grupo criado

Transmissão

Esse é um tipo de mensagem broadcast, ou seja, uma única mensagem para vários destinatários que a receberão individualmente, porém apenas os contatos que tiverem o número do remetente gravado na lista telefônica vão receber essa mensagem. Esse recurso é bem interessante, completo e de fácil utilização, basta acessar no menu o tópico “transmissão” e adicionar os contatos que você quer que receba a mensagem, depois é só colocar o conteúdo que desejar e enviar; o mais legal é que a mensagem transmitida aparecerá no topo da lista de conversas, com um gráfico representando quantas pessoas receberam a sua mensagem.

1 – Adicionando destinatários 2 – Criando e enviando mensagens 3 – Gráfico de transmissão

Configurações do aplicativo

1 - Ajuda

Praticamente tudo no WhatsApp pode ser alterado e isso, pra quem é usuário android, é muito bom. O tópico “configurações” traz todas as ferramentas necessárias para te auxiliar na utilização do aplicativo, a guia “ajuda” traz, além de perguntas frequentes, uma parte chamada “status do sistema”, onde é possível verificar se o sistema está rodando corretamente (figura 3).

1 – Configurações 2 – Ajuda 3 – Verificação do sistema

2 – Sobre e contatos

A sessão “sobre” apresenta apenas dados relativos ao APK (figura 1), já a “contatos” traz funções bem interessantes, a primeira é a possibilidade de compartilhar com amigos, através de diversas mídias, o aplicativo e a segunda, permite o bloqueio de contatos com quem você não deseja mais ter ligações.

1 – Sobre o aplicativo 2 – Contatos 3 – Compartilhando com amigos

3 – Informações de conta

Se você gosta ou acha que vai gostar do aplicativo, caso ainda não o conheça, essa é a hora de economizar, o tópico “informações de conta” aborda formas de pagamento e permite que o cliente, caso queira adquirir o aplicativo por 3 ou 5 anos, economize, além disso, a parte “uso da rede” contém um relatório de tudo que aconteceu no aplicativo, seja mensagens enviadas ou recebidas, bytes e etc.

1 – Informações de conta 2 – Pagamento 3 – Relatório de dados

4 – Chat, notificações e status

Essas três sessões permitem que você deixe o aplicativo do jeito que quiser, aqui é possível alterar o tamanho da fonte, papel de parede, salvar e enviar conversas por e-mail e o mais interessante, a possibilidade de customização da notificação de cada função do WhatsApp, ou seja, você pode escolher um tipo de som, vibração ou cor da luz de alerta para as notificações de “transmissão”, outro tipo para “mensagens” e outro tipo para notificações das conversas em grupo, dessa forma é possível saber do que se trata apenas ouvindo o tom de notificação ou pela cor da luz de alerta ou pelo estilo de vibração. A parte “status”, quando não preenchida, sinaliza uma saudação em inglês, porém é muito fácil e recomendável a alteração do mesmo para que outros amigos saibam se é ou não possível falar com o usuário, o próprio APK traz diversos modelos de status e também a possibilidade da criação de uma mensagem pessoal.

1 – Configurações de chat 2 – Configurações de notificações 3 – Status

Pontos positivos

São muitos, a começar pela customização, o WhatsApp permite modificar praticamente tudo nele; além disso a forma de envio de mensagens é muito fácil e atende ao que o usuário deseja, seja pela mensagem comum ou mensagem broadcast ou pelas conversas em grupo; outro porém é o valor irrisório comparado às funções do aplicativo, ao fato de não ter anúncios e ao preço de outros messengers no mercado; questões como variedade de emotions e a possibilidade de enviar fotos, áudio, vídeos e etc. também incrementam o APK; o fato do sistema não precisar de senhas também é uma ótima inciativa, pode prejudicar talvez pela limitação da necessidade do chip, mas só o fato de não ser necessário inserir senha e login toda vez que for acessar, é uma boa sacada, além disso, sua interface, apesar das reclamações de inúmeros usuários, está bem clean, agradável e totalmente em português e o site do aplicativo é bem completo e presta assistência para cada plataforma que o dispõe.
1 – Customização 2 – Emoticons 3 – Mídias

Pontos negativos

Poucos, porém sérios, e começaram após a última atualização realizada pelo desenvolvedor no mês de abril de 2013, para se ter uma ideia, as primeiras dez páginas de comentários sobre o aplicativo na Play store, são reclamações e muitos usuários queixam-se da lentidão e do tamanho do APK. Bom, com relação à lentidão, não notamos diferença, tanto na 3G, quanto na Wi-Fi; já no tamanho, sim, pois o aplicativo informa que necessita de aproximadamente 10 MB de espaço, porém ele ocupa muito mais que isso, e o pior, não pode ser movido para o cartão de memória, isso fez com que os usuários simplesmente não pudessem mais utilizar o aplicativo por falta de espaço no dispositivo, além disso, foi difícil configurar o número do telefone, pois acusava erro em toda tentativa e foi necessário reinstalar o APK para que aí então ele reconhecesse o número e iniciasse; e por último, a exigência de que a outra pessoa também tenha instalado o aplicativo no smartphone, isso pode ser um obstáculo para alguns.

Conclusão

Não há duvidas, é um excelente aplicativo, só que não é perfeito e comete falhas que são passíveis de correções futuras; ele atende ao usuário que busca manter contato permanente com amigos, que deseja realizar conversas em grupos e enviar todos os tipos de arquivos de mídia, ou seja, cumpre o que promete e, mesmo sendo pago após um ano de uso, vale a pena. Mas se você deseja apenas uma conversa simples, existem outros aplicativos que lhe atendem e que não vão ocupar muito a memória do seu smartphone, mas com certeza não terá tantas funções quanto o WhatsApp.

Prós e contras

Site próprio completo;Sem senhas;Ausência de anúncios;Em português;Preço baixo;Infinidade de recursos;Customização disponível.
Ocupa muita memória;Limitação ao uso de chip;Necessário que o contato tenha o aplicativo; eNecessário 3g ou Wi-Fi;

Se curtiu, compartilhe!


2

Comentários

WhatsApp Messenger

Galaxy Z Fold 2: dobrando melhor do que você esperava | Hands-on em vídeo

Moto G9 Plus vs Moto G8 Plus: uma nova geração realmente evolui? | Comparativo

Galaxy A20s vs A21s: vale trocar ou ir direto no mais novo? | Comparativo

Galaxy M31 vs LG K61: qual o melhor celular intermediário barato? | Comparativo