LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Como gerenciar arquivos no Android

0Comentários

AndroZip

Estamos diante de um mundo onde a memória de um aparelho é muito importante, portanto devemos adotar medidas que nos ajudem a economizar o máximo possível.

E isso podemos fazer com um gerenciador que suporta vários tipos de arquivos compactados. Estamos falando do AndroZip.

Já nos acostumamos a usar o computador, então quando temos a sensação de não precisarmos usa-lo para fazer coisas simples como organizar nossos arquivos e compactá-los, ficamos seguros para utilizarmos o smartphone no lugar do PC com maior frequência.

AndroZip é o aplicativo mais completo para gerenciar arquivos para Android. Ele pode mover, copiar, renomear, apagar, enviar, partilhar, executar, compactar e descompactar arquivos. Suporta muitas extensões como: ZIP, ZIP criptografado, RAR, TAR, GZIP e BZIP2.

Ele pode ser executado em aparelhos com Android acima de 2.1.

Vamos testá-lo e explicar todos as suas funções bem como o seu design e configurações. No Google Play ele se encontra em duas versões, uma free com propagandas e outra que custa R$2,05, sem nenhum tipo de anúncio.


Ao abrir o aplicativo ele nos mostra a página principal, onde podemos ver seis opções e todos os arquivos da pasta primária de nosso aparelho. Na parte superior da tela, podemos ver uma barra cinza com uma seta azul no canto superior direito, logo embaixo existem vários ícones:

Uma pasta com uma casa (Home), uma pasta com uma seta apontada para cima (Upp), uma pasta com um símbolo de adição (Novo), uma lista (Multi), uma lupa (Busca) e um chip com um gráfico (CPU).

A barra cinza nos fornece o local que estamos explorando e o caminho que fizemos para chegar. Ao tocar na seta azul localizada no final da linha, podemos remover a exibição da barra de ferramentas, tornando a visão mais limpa e ampla. Para mostrar novamente é só dar mais um toque na mesma seta.

Apertando a pasta com uma seta apontada para cima, podemos ir para o ficheiro anterior até chegar à pasta principal, onde ficam os arquivos de instalação do sistema operacional, que é representada apenas por um símbolo “/” na barra superior cinza.

Selecionando o ícone com uma casa na parte de cima, somos direcionados ao ficheiro onde são alocados os arquivos que mais usamos (no celular utilizado para teste a representação na barra cinza foi “/storage/sdcard0”), como músicas, aplicações, imagens, downloads e complementações.

O botão com um sinal de adição na barra de ferramentas nos fornece uma pasta nova no diretório atual. Tocando no ícone, uma aba é exibida pedindo o nome da pasta que será criada. Selecionando “OK”, o arquivo é criado e já organizado em ordem alfabética.

A lista escrito “multi” nos possibilita várias tarefas. Ao tocar o ícone, uma janela com seis opções: Zip múltiplo, Zip múltiplo criptografado, exclusão múltipla, mover múltiplos, copiar múltiplos e renomear múltiplos.


Ao selecionar Zip múltiplos, três botões adicionais aparecem embaixo da barra de ferramentas. O botão superior esquerdo cancela a seleção, o central marca todos e o superior direito cria um arquivo compactado com todos os arquivos que estão selecionados.
Para selecionar devemos clicar nos objetos que gostaríamos de zipar, assim o nome ficará verde. Apertando “criar”, uma aba aparece nos dizendo para digitar o nome do arquivo. Ao fazer isso o aplicativo demora segundos, de acordo com o tamanho das pastas escolhidas, para criar o arquivo compactado.

Ao fazer isso o tamanho do arquivo realmente diminui numa quantidade significativa, que em larga escala pode fazer a diferença no uso da memória interna e externa do Android.

Selecionado a lupa, uma janela se abre contendo um botão de busca, outro de avançado e uma caixa de texto escrita “Nome do arquivo contém”. Essa é a procura padrão, onde podemos digitar “Luiz”, por exemplo, e selecionar “buscar” que o aplicativo irá mostrar todos os arquivos que contém a palavra digitada, exemplo: Luiz Carlos, Luiz Augusto ou só Luiz.

Ao clicar em “avançado”, opções adicionais são exibidas logo abaixo. Nessas opções podemos pedir para procurar somente na memória externa, somente na interna ou somente em uma pasta específica. Também podemos filtrar o tamanho do arquivo que estamos procurando e a data em que foi criado.

Depois de buscar qualquer item, uma lista é exibida e com um simples toque podemos executar o arquivo ou abrir a pasta onde o mesmo está localizado. Essa ferramenta realmente ajuda quando baixamos algum documento e não sabemos em qual lugar ele foi colocado.

Voltando à página inicial, vamos agora selecionar o último ícone da barra de ferramentas, o CPU.

Ao tocarmos no ícone, uma janela é mostrada com uma lista de aplicativos que estão funcionando e dois botões. No canto superior esquerdo se encontra o botão “Select apps and services”, que marca todos os aplicativos que não irão interferir no funcionamento do Android.

Se você quiser também pode selecionar um app específico, clicando no quadrado ao lado do seu nome. Ao tocar em um ícone qualquer, podemos selecionar todos, fechar, ignorar, exibir detalhes, iniciar e desinstalar uma função. Tudo isso em apenas um aplicativo!

Quando todos já estiverem selecionados, clicando em “kill selected”, eles são imediatamente forçados a fechar, liberando memória RAM e tornando o celular mais rápido.


A disposição de arquivos é feita de maneira que o texto utilizado é cinza (fica verde quando o objeto está selecionado), nome da pasta fica em tamanho maior e as informações ficam logo abaixo, em tamanho menor. Na linha pequena são exibidas as datas da última atualização ou edição que ocorreram nos ficheiros.

Na parte inferior esquerda, propriedades da localização atual são exibidas, como o número de pastas e arquivos que a mesma contém. Na parte inferior direita podemos ver o quanto de memória temos e o quanto ainda está livre.

Ao clicarmos no botão “menu” do Android (geralmente o botão inferior esquerdo), podemos selecionar múltiplos arquivos, criar uma nova pasta, buscar, gerenciar apps e tarefas, comprar o aplicativo para remover propagandas, abrir informações, sair e configurar.

Gerenciador de apps

Selecionando a aba “Gerenciador de apps”, uma janela contendo dois botões, todos os aplicativos instalados e logo abaixo as informações deles, como versão atual e tamanho.

No canto superior esquerdo está localizado o botão de selecionar todos e no superior direito o botão de “backup”. Ao clicarmos em um app, podemos fazer o backup, desinstalá-lo e inicia-lo. Para selecionar mais de um basta tocar no quadrado ao lado do nome e apertar em “backup”.

Fazendo isso, uma pasta é criada no diretório principal, chamada “app_backup”, que contém os arquivos .apk que são os instaladores do aplicativos Android.


Configurações

Ainda na aba de ferramentas que é exibida com o toque do botão inferior esquerdo, podemos achar as configurações. Nesta janela somos capazes de mudar o tema, modo de visualização, tamanho da letra, ordenação dos arquivos, ordem alfabética e o tipo de compressão.

Os temas são:

  • theme> fundo preto e letras brancas.
  • light> fundo branco e letras pretas.
  • holo light> fundo branco e letras pretas e com a barra de ferramentas e rolagem personalizadas. holo dark> parte superior preta que fica azul escura na parte inferior e com a barra de ferramentas e rolagem personalizadas.

Para os temas fazerem efeito é preciso reiniciar o aplicativo. Nos modos de visualização podemos escolher entre lista simples, lista detalhada ou ícones. No tamanho podemos optar entre pequeno médio e grande. Nesta mesma aba podemos ordenar arquivos por nome, tipo, tamanho e data.

Na última opção podemos definir o nível de compressão em: melhor compressão (demora um pouco mais, porém diminui o tamanho em maior proporção), melhor velocidade ou apenas Huffman (um tipo de codificação para encriptar um documento).


Tarefas de uso diário

Explicamos até agora as funcionalidades mais específicas do aplicativo, agora iremos mostrar como utilizar as funções básicas como: ver o tamanho, copiar, recortar, colar, mover, renomear, apagar, criar atalhos e descompactar. Para isso vamos à uma pasta qualquer e selecionar um arquivo de imagem.

Para copiar: tocar e segurar no arquivo e apertar “copiar”. Ir à pasta em que gostaria de colocar e apertar “copiar para cá” que está localizado no canto superior direito.

Para apagar: tocar e segurar no arquivo e apertar “deletar”. Fazendo isso o aplicativo irá pedir confirmação e ao selecionar “OK” o arquivo é excluído. CUIDADO! Ao apagar um arquivo não é possível recuperá-lo.

Para mudar o nome: tocar e segurar no arquivo e apertar “renomear”. Uma aba irá aparecer com o nome antigo selecionado, podemos apagar e colocar o novo.

Para alterar o local: pressionar o arquivo e apertar “mover”. Assim é só ir até a pasta onde gostaria que o arquivo ficasse e apertar o “mover para cá” no canto superior direito.

Para criar um atalho devemos fazer o mesmo procedimento e logo em seguida tocar em “create shortcut”. Isso faz com que esse arquivo apareça na tela inicial do Android (se houver espaço).


Arquivos compactados


Para compactar um único arquivo podemos fazer esse mesmo procedimento e clicar em “criar Zip”, que está localizado em primeiro lugar da aba e um ficheiro com o mesmo nome será criado, só irão mudar os ícones e a extensão.

Para descompactar um arquivo devemos tocá-lo e selecionar a opção “extrair arquivo aqui” ou “extrair para”, se quiser colocar os arquivos em outra pasta. Para ver os arquivos que o Zip contém é só fazer o mesmo procedimento e clicar em “ver arquivo”, onde podemos visualizar todos os arquivos que estão dentro e extraí-los também.

O AndroZip nos traz coisas que não usamos no dia a dia mas também são úteis em casos específicos, como de compactar arquivos em diversas extensões, para aumentar a segurança ou a qualidade. Para fazermos isso devemos clicar uma vez no arquivo que queremos e uma aba aparecerá contendo: Criar ZIP criptografado, criar GZIP e criar TAR.


Conclusão

AndroZip é perfeito e se encaixa muito bem para quem necessita de espaço ou tem contado com arquivos compactados. Também não deixa de fora as ferramentas básicas de gerenciamento e o faz com simplicidade e velocidade.

Um dos maiores pontos fortes do aplicativo são os detalhes, bem como diversas extensões, suporte para a criação de atalhos, desinstalar aplicativos e até iniciá-los. Tudo isso junto em uma única ferramenta!


Prós e contras

Suporte à vários tipos de compactaçãoCompactação em três extensõesVisualização e descompactação de arquivosCriação de atalhosDesinstalação de aplicaçõesControle de memóriaEncerra tarefasSimples, leve e eficaz
Erros quando acessamos pastas do sistemaÀs vezes mistura muitas informações confundindo o usuárioDesign relativamente feioNão é intuitivo

Se curtiu, compartilhe!


0

Comentários

AndroZip

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas