LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Os melhores aplicativos de trocas de mensagens

0Comentários

WECHAT

O QUE É?

Sucesso absoluto na China, onde tem 230 milhões dos seus 300 milhões de usuários, o WeChat foi lançado em julho deste ano no Brasil e já chega como uma boa alternativa aos mais populares aplicativos de troca de mensagens, como o Whatsapp, e de ligações, como o Viber. Gratuito e sem anúncios, tem versões para todos os principais sistemas operacionais móveis do mercado: iOS, Android, Windows Phone, Blackberry e Symbian. Sua principal vantagem é a versatilidade já que ele oferece mais opções do que só enviar mensagens ou só fazer chamadas. Na verdade, junta num só programa tudo isso e ainda traz funções inéditas nos concorrentes.

REGISTRO

O processo é rápido. Logo após abrir o aplicativo, ele pede para o usuário inserir seu número de celular. Em seguida, pede para o nome com que se deseja aparecer no programa. Na terceira etapa, o usuário decide se quer conectar o app à sua conta no Facebook. Por fim, ele envia um código de quatro dígitos que deve ser inserido no próprio programa para ativar sua conta.

INTERFACE

A interface do aplicativo é simples. A tela inicial traz em destaque todos os seus contatos do telefone que também usam o aplicativo. Se forem muitos, a barra de busca no topo da tela ajuda a encontrá-los mais rapidamente. Ao lado dela, há um ícone de “varinha mágica” que, ao ser acionado, permite criar uma nova conversa, usar o app para fazer ligações, acessar a função que permite trocar mensagens pelo navegador e fazer leituras de códigos QR, um tipo de código de barra para celulares e tablets. A parte inferior da tela inicial tem os quatro botões que serão usados para acessar as principais funcionalidades do programa: Chat, Contatos, Social e Configurações.
Figura 1: Tela inicial do WeChat

Mensagens de texto

Para iniciar uma conversa, basta clicar no nome do contato listado na tela inicial. Há dois tipos de mensagem. É possível enviar uma mensagem de texto tradicional ao clicar no símbolo de teclado na parte de baixo da tela. Ao lado da caixa de texto, há um botão com símbolo de mais. Ao clicar nele, surgem diversas opções para incluir na mensagem enviada. Dá para enviar emoticons, imagens, vídeos curtos, a localização do usuário, um cartão de visitas, fazer um chat ao vivo (algo semelhante a uma conversa por walk-talkie) ou iniciar uma chamada de vídeo. Mas falta aqui um símbolo que indique quando a mensagem foi enviada e se ela foi recebida, como em outros aplicativos do gênero. Se você quiser converter uma conversa em dupla para uma conversa em grupo, basta pressionar o botão com símbolo de boneco no canto superior direito e selecionar quem deseja adicionar à troca de mensagens.

Mensagens de voz

O programa ainda oferece uma opção de enviar mensagens de voz com até um minuto de duração. Basta acionar essa função representada por um botão semelhante ao símbolo de redes sem fio ao lado da caixa de texto. Ao fazer isso, a caixa de texto é substituída por um botão que diz “Aperte para falar”. Mantenha-o pressionado até terminar o recado. Ao soltá-lo, a gravação é interrompida e a mensagem de voz é automaticamente enviada. A mensagem chega em instantes e com uma boa qualidade do áudio

Chamada em vídeo

Testamos essa função tanto por conexão wi-fi quanto por rede 3G. Em ambos os casos, funcionou bem. O vídeo de quem está do outro lado da chamada aparece em tela cheia acompanhada por um vídeo menor no canto superior de quem está chamando, que é capturado pela câmera frontal do aparelho. A qualidade do vídeo em alta definição não deixou a desejar nem travou em momento algum. Durante a chamada, é possível desativar o vídeo e ficar apenas com o áudio, como numa ligação tradicional.
Figura 2: Troca de mensagens de texto Figura 3: Troca de mensagens de voz Figura 4: Chamada em vídeo

Web WeChat

A função Web WeChat é um diferencial desse aplicativo. Ela permite usar o app alternando entre um computador tradicional e o telefone ou tablet. Para isso, é necessário antes visitar um site do programa pelo PC e escanear com o telefone o código QR que aparece na tela. Essa função ainda permite até mesmo enviar arquivos entre o PC e o seu telefone. O arquivo recebido também pode ser compartilhado pelo aplicativo com os contatos listados nele.
Figura 5: função Web WeChat

Social

Nesta seção, além de ser possível adicionar mais contatos, o aplicativo reúne funções interessantes que não existem em outros programas do gênero. A aba “Moments” é similar a um perfil de rede social e reúne as fotos e vídeos transmitidos pelo aplicativo. Ainda existem duas abas que ajudam a descobrir pessoas além de sua lista de contatos. A aba “Look Around” localiza outros usuários do serviço que estão próximos. A aba “Shake” é a função mais diferente: ao balançar o telefone, ele encontra outros usuários que estão fazendo o mesmo com seus celulares em qualquer parte do mundo.
Figura 6: função Agitar

CONCLUSÃO


Prós e contras

É gratuito e não tem anúnciosEstá disponível para os principais sistemas operacionais de tablets e celularesPermite enviar mensagens de voz, fazer chamadas em vídeo e realizar conversas ao vivoAjuda a descobrir usuários do serviço que não estão na sua lista de contatosÉ possível alternar entre o PC e o celular ou tablet sem interromper a troca de mensagens
As mensagens não trazem marcadores de quando foi enviada e se foi recebidaAinda tem poucos usuários no Brasil

Se curtiu, compartilhe!


0

Comentários

WECHAT

Galaxy Z Fold 2: dobrando melhor do que você esperava | Hands-on em vídeo

Moto G9 Plus vs Moto G8 Plus: uma nova geração realmente evolui? | Comparativo

Galaxy A20s vs A21s: vale trocar ou ir direto no mais novo? | Comparativo

Galaxy M31 vs LG K61: qual o melhor celular intermediário barato? | Comparativo