LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Duolingo

2Comentários

Introdução

O Duolingo atualmente oferece opções para o aprendizado de seis idiomas diferentes, incluindo o inglês, português, alemão, francês, espanhol e italiano. Ao contrário de outros aplicativos e serviços, ele é completamente gratuito e oferece acesso a todos os níveis de ensino da língua.

Dados técnicos

O aplicativo requer um dispositivo Android 2.2 ou superior e possui 14 MB na Google Play Store, após instalado em seu aparelho ele irá ocupar cerca de 22 MB, o espaço utilizado pode ir aumentando conforme o uso.

Abrindo o aplicativo

1 - Abrindo o aplicativo | 2 - Apresentação | 3 - Criar a conta/Fazer login

Logo ao abrir o aplicativo podemos perceber que ele tem uma interface bem agradável e fácil de usar. Ele exibe os primeiros passos, mostrando como funciona o Duolingo. Para iniciar o aprendizado de alguma língua é necessário fazer um cadastro rápido, podemos selecionar o registro através do Google ou do Facebook, ou então através de um e-mail diferente, depois selecionamos o idioma que queremos aprender e então somos levados à tela inicial.

Iniciando o aprendizado

1 - Início do aprendizado | 2 - Lições | 3 - Aprendizado

Para iniciar selecionamos o "Básico 1", se você já teve um contato com a língua e prefere avançar para algo mais difícil, basta selecionar o ícone "Pegar um atalho". O aprendizado através do Duolingo é bem divertido, ao selecionar o ponto de aprendizado, passamos por várias lições, entre elas de tradução do inglês para o português, do português para o inglês, escrever aquilo que ouvimos da locutora, falar uma frase, entre outros. Para desbloquearmos o próximo nível precisamos completar o atual, não tem problema se você perder todos os "corações" mas eles servem como uma meta para você continuar sem errar.

1 - Exercício | 2 - Pronúncia | 3 - Completando a lição

Durante as lições nós ouvimos a locutora pronunciando a frase ou palavra em inglês e então devemos selecionar as palavras correspondentes, em inglês ou ou português, isso vai depender do que o exercício pede. Em um dos exercícios são exibidas imagens com a palavra em inglês correspondente, precisamos selecionar a palavra correta que ele pede. Outros exercícios irão exigir que você escreva a frase em inglês ou em português, a dica aqui é desativar o dicionário em inglês do teclado do seu smartphone, dessa maneira você irá aprender a escrever corretamente com mais facilidade. Nos exercícios onde devemos escrever em inglês aquilo que ouvimos é possível pedir para que a frase seja repetida mais devagar, basta clicar no ícone da tartaruga, se você quiser ouvir novamente na velocidade normal, clique sobre o ícone do auto falante.

O aplicativo vai passando por várias categorias e sem mesmo perceber você está aprendendo pronomes, conjulgação de verbos, tudo aquilo que parece ser chato, de maneira bem divertida. Aprendemos as saudações, alimentos, animais, plurais, verbos, entre vários outros. Outra coisa bacana é que os exercícios são aplicados durante o aprendizado.

Web

Assim como outros serviços de aprendizagem de outras línguas, o Duolingo possui uma versão web. O conteúdo disponível em nosso smartphone também pode ser acessado pelo computador e tudo é sincronizado. Como já era de se esperar, a versão web tem algumas vantagens em relação ao aplicativo. Durante os exercícios são exibidas dicas e traduções de algumas palavras e ao final de cada exercício é possível discuti-lo, depois de clicar em "verificar" você verá um botão "Discuta a frase", a partir dali é possível conversar com outros usuário, tirar dúvidas e visualizar o que já disseram sobre aquilo.

Através da versão web podemos acessar o recurso "Imersão" que permite fazer traduções de textos de diversos sites. É possível traduzir histórias, artigos, letras de músicas, entre vários outros. Ajuda bastante a praticar. Você pode também revisar textos de outros usuários.

Social e gamificação

1 - Seleção de idioma | 2 - Estatísticas | 3 - Completando nível

O Duolingo tem vários elementos de gamificação, isto é, ele transforma o aprendizado em um jogo. Você pode adicionar amigos na sua conta do Duolingo e então competir com eles ganhando pontos nas lições. A função social funciona tanto na versão web quanto na versão do aplicativo para Android. Conforme você passa de nível e completa as lições, vai ganhando moedas e pode comprar alguns itens na loja do serviço, vale lembrar que tudo é de graça e você ganha conforme vai passando os níveis.

Conclusão

O Duolingo é de longe o melhor serviço que usamos para o aprendizado de novos idiomas. Ele oferece todo o conteúdo de graça e permite entrar em contato com outros usuários para tirar dúvidas e discutir lições. Os conteúdos são bem completos e boa parte do que você aprenderia em um curso, poderá aprender online. É certamente a melhor maneira de iniciar o aprendizado de uma nova língua.


Prós e contras

Aplicativo bonito e organizadoConteúdo completoTotalmente gratuitoVários idiomas disponíveis
Microfone não funcionou corretamente


2

Comentários

Duolingo

OnePlus 6 e Redmi Note 5 entram na lista dos 15 aparelhos mais radioativos

Huawei no Brasil fará diferença? Positivo fecha trimestre no vermelho

Samsung Galaxy J7 Pro ou Motorola Moto G5S Plus? Comparativo TudoCelular ajuda a escolher

Ranking TudoCelular: gráficos com todos os testes de desempenho e autonomia até junho