LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Como gerenciar arquivos no Android

0Comentários

Ghost Commander

Portabilidade já faz parte da nossa vida, levamos arquivos em pen-drives, notebooks e smartphones. Celulares podem armazenar muitos dados atualmente, mas como gerenciá-los? Ghost Commander faz o trabalho muito bem feito! Seu design é simples e totalmente ajustável.

Nos computadores e notebooks a experiência com arquivos já está em seu auge, mas nos Androids ainda não temos um controle e eficaz. Ghost Commander permite você editar completamente sua interface, deixando-a do seu jeito. Esse é o único aplicativo que nos permite trabalhar com dois painéis, facilitando a vida de quem trabalha com muitos itens.

Está disponível para o Android versão 1.6 ou superior.

Ele é de graça e não tem nenhum anúncio, mas podemos doar pelo próprio Google Play se quisermos. Com ele podemos mover arquivos de um painel para outro. Esse modo de gerenciamento é muito mais conveniente do que é oferecido por outros gerenciadores de arquivo, eliminando a necessidade de navegar até o local que queremos alocar o ficheiro.

Também conseguimos abrir imagens, músicas e documentos, além de selecionar vários itens ao mesmo tempo. Conseguimos nos conectar com outros locais via FTP e SFTP. Acha um arquivo muito grande? Sem problemas! Podemos compacta-lo, visualizar os itens que estão compactados antes de extraí-los e por fim, a descompactação.

Quem tem acesso ao root do aparelho também é atendido por essa ferramenta incrível, que pode exibir dados do sistema, mudar permissão de ficheiros e até executar seus próprios comandos.

Conseguimos também adicionar pastas e locais aos favoritos, verificar o tamanho de cada item, organizar por nome, tamanho, extensão ou data, utilizar a ferramenta de busca, editar textos integradamente ou não, visualizar imagens, escolher como irá abrir arquivos, compartilhar via e-mail, Bluetooth e redes sociais, muitas personalizações diferentes como cores, tamanhos e barras de ferramentas, ferramentas básicas como copiar, colar, mover, excluir e renomear, streaming de música e vídeos de outro lugar e etc.

O aplicativo se encontra de graça na Google Play. Para começar a exploração vamos baixa-lo e inicia-lo. A primeira coisa que vemos é a aba information e logo em seguida o título Basics, que ensina a usar as funções básicas, tudo em inglês, é claro. Movendo para baixo, temos o título Hotkeys, que nos mostra como utilizar atalhos:

“Volume para cima” - seleciona arquivos e pastas
“Volume para baixo” - alterna entre abas.
“+” - Marca ou desmarca itens.
“,” - Entra manualmente o local que quer explorar.
“*” - adiciona o local atual aos favoritos.
“ - mostra informação detalhada para os itens selecionados.
“=” - exibe o mesmo lugar nos dois painéis.
1 – Ajuda.
2 – Renomeia o item selecionado.
4 – Edita o arquivo marcado.
5 – Copia o item selecionado.
6 – Move o arquivo marcado.
7 – Cria uma nova pasta.
8 – Deleta o item selecionado.
9 – Abre preferências ou configuração.
0 – Fecha o aplicativo.
A até Z – Busca rápida.

Descendo um pouco mais até Advanced, conseguimos ver informações mais complicadas e específicas. No final da janela vamos apertar o botão OK para continuarmos.

Funções básicas / Atalhos / Informações avançadas

Início do aplicativo

Na tela principal podemos ver duas abas superiores, uma barra inferior e sete botões: favorites, Local Storage, FTP site, SFTP site, Windows Share, Applications e Exit.

Em favorites podemos ver e editar nossos favoritos. A pasta com a seta, que está abaixo da barra superior, nos fornece a opção de voltar.

Como padrão, o “/storage/sdcard0” e home estão adicionados. Ao tocar e segurar em cima de algum item, temos cinco opções: Go, Rename, Edit, Delete e Create a desktop shortcut. Em Go, somos direcionados para o local favorito, por exemplo, home nos leva para a página inicial.

Em rename podemos renomear o destino, porém isso é só para o favorito, o nome da pasta não será modificado. O ícone Edit nos permite modificar o caminho e adicionar um comentário. A penúltima opção apaga o favorito, sem excluir a pasta de destino. A última alternativa nos possibilita criar um ícone de acesso rápido no desktop.

Tela principal / Favoritos / Opções dos favoritos

Voltando à página inicial, vamos explorar agora a opção Local Storage. Nessa opção conseguimos procurar, organizar e modificar os itens que então contidos no cartão SD ou na memória interna. Podemos navegar através de pastas e executar arquivos.

Ao tocar em uma imagem, por exemplo, temos a opção de ver na nossa galeria ou em Picture Viewer, que é uma ferramenta própria do aplicativo, totalmente integrada. O ponto fraco desse visualizador é a escassez, ou inexistência, de opções. Só podemos ver a imagem em si, não conseguimos compartilhar ou muito menos editar.

Clicando e pressionando em cima de um arquivo, obtemos dez opções: info, rename, “send to...”, copy, move, delete, create a new ZIP file, copy name to clipboard, create a desktop shortcut e add to favorites. Quando tocamos em info, informações como nome, quantidade de arquivos no caso de pasta, tamanho, última modificação e memória total e usada.

Em rename podemos trocar o nome do item em uma nova aba que irá aparecer. Em “send to...” conseguimos enviar por e-mail, mensagem e até por redes sociais. Em copy podemos criar uma cópia para outro diretório. A barra superior nos dá o direito de transitar em dois locais diferentes, simplificando a cópia, pois o local é automaticamente posicionado na opção copy. Move funciona exatamente igual, mas cuidado aos usuários mais curiosos: mover itens do sistema operacional é completamente prejudicial.

Em delete somos apenas questionados se queremos ou não apagar o arquivo marcado. Na opção Create a new ZIP file, uma aba é exibida perguntando o nome do ZIP. Ao colocarmos um nome qualquer, um arquivo compactado é criado, diminuindo consideravelmente seu espaço. Vamos criar um chamado exemplo.zip para fazermos um teste. O arquivo aparece com um ícone de zíper na última posição da pasta.

Em copy name to clipboard, conseguimos copiar o nome do arquivo para a área de transferência do Android, podendo colar em qualquer lugar de texto posteriormente. O create a desktop shortcut nos possibilita criar um ícone de acesso rápido no desktop. A última opção add to favorites, que só funciona para pastas, nos permite adicionar a pasta aos meus favoritos, criando um acesso rápido pelo ícone favorites na página inicial.

Memória interna / Mudando o nome / Deletando

Conexão e aplicativos

Voltando à tela principal, vamos à opção FTP site. Nessa janela, conseguimos configurar uma conexão ao servidor. Temos que colocar o server, caminho (path), nome de usuário, senha e tipo. Em SFTP podemos fazer o mesmo, só não podemos escolher o tipo e nem se está ativo ou não.

Em Windows share, conseguimos nos conectar em PCs com mais facilidade. Temos que inserir o Server, caminho, domínio, nome de usuário e senha. Podemos utilizar o adaptador Samba, mas pra isso temos que baixar o Ghost Commander SMB plugin.
Em application conseguimos ver todos os aplicativos instalados ou que vieram de fábrica. São exibidas informações como tamanho, data e hora que foi instalado ou modificado. Ao tocar e segurar em cima de algum aplicativo, temos: Launch “nome do aplicativo”, manage, send to, info, copy, delete e copy name to clipboard.

Em Launch podemos executá-lo diretamente e em manage a janela de informações do aplicativo, que vem com o Android nativo, é aberta. Nela podemos forçar a parada, desinstalar, limpar dados, excluir cache e ver as permissões.
Em send to, como já vimos, podemos compartilhá-lo por mensagens ou redes sociais. Em info temos o nome do pacote, a versão, o código da versão, local, data, tamanho, nome do processo, permissões e muito mais.

Em copy, fazemos uma cópia do APK do aplicativo, que usamos para instalá-lo em outros Androids mais tarde, serve como uma cópia de segurança. Em delete podemos desinstalar o aplicativo e em copy name to clipboard, copiamos somente o texto do nome do app.

Voltando à página inicial, temos o ícone de Exit que encerra o Ghost Commander.

A barra inferior exibe todos os atalhos já citados acima. Cada ícone da tela principal conta com sua barra de atalhos personalizada, de modo que não precisamos toda hora tocar e segurar em ícones para ações.

Conexão FTP / Adaptador Samba / Operações dos aplicativos

Opções adicionais

Para opções adicionais e personalizações, vamos apertar o botão inferior direito do Android (menu). Fazendo isso, temos cinco opções: Location, List, New, Aplication e Help. Em location, temos as opções do local como: home, favorites, change location, add to favorites, synchroniza panels e search.

Em home somos direcionados para a página principal. Favorites é um atalho para o ícone favorites que é encontrado na tela inicial. A opção Change location nos permite digitar o endereço do local onde queremos ir.

Add to favorites adiciona a localização atual para a aba favorites. A alternativa synchronize panels iguala as duas abas superiores, deixando-as com o mesmo local.

A ferramenta mais importante do location é a ferramenta de busca, que é o search. Essa ferramenta só funciona no cartão SD ou na memória interna. Podemos pesquisar pelo nome, tamanho e data.

Também podemos filtrar por tipo: pastas, arquivos e subdiretórios. Esse mecanismo é bastante satisfatório pela velocidade e simplicidade de exibição.

Voltando ao menu, vamos explorar as possibilidades de List. Nela podemos escolher organizar os ícones por nome, extensão, tamanho e data, Também conseguimos atualizar a página, além de marcar e desmarcar tudo.

A parte mais versátil do menu é certamente o application. Nele temos change panels mode, keyboard, rescan media, settings, please donate e exit. Em change panels mode conseguimos mudar o modo de funcionamento dos painéis. Ao tocar, os estilos já vão mudando, aí é só achar o mais produtivo.

Em keyboard, o teclado do Android aparece e podemos acessar os atalhos por ele, facilitando muito nossa vida. Em rescan media, todos os locais serão atualizados em busca de mudanças.

Settings são as configurações, que iremos ver no próximo tópico. Please donate abre o site do pay pal para doarmos para os desenvolvedores do aplicativo, sendo que somos nós que escolhemos a quantia.

Menu de opções / Opções de local / Lista

Configuração

No setor Settings, podemos configurar cada painel distintamente, como detalhes e tipos.

Conseguimos editar opções de aparência como linhas, ícones, tamanhos, cores e linguagem. Podemos também editar as áreas de seleção, barra de ferramentas e compatibilidade.

Em avançado, podemos definir opções para o root. Ao apertar o botão menu do Android, podemos fazer uma cópia das opções ou restaurá-las posteriormente.

Opções e backup

Conclusão

Quem realmente precisa de organização irá achar tudo o que necessita nesse aplicativo. Sua interface simples e inteligente nos permite ter controle de dois painéis ao mesmo tempo, facilitando muito a vida de quem movimenta muitos arquivos ou até mesmo que o faz raramente.

Podemos conectar com o computador por meio do FTP E SFTP, porém não conseguimos gerenciar nenhum servidor na nuvem, como outros do gênero fazem.

As funções mais básicas são realizadas sem problemas, além de fornecer um serviço de busca completo e rápido. Um dos pontos mais fortes é a possibilidade de personalização do design e de funções. Temos vários modos de ver os painéis e vários atalhos também. Por fim, é uma ótima ferramenta para quem fica confuso com outros gerenciadores mas não abre mão da organização


Prós e contras

Dois painéis para visualização rápidaPersonalização do aplicativoFunções básicas realizadas com perfeiçãoÉ rápidoTem suporte a usuários com root
Não tem acesso aos servidores na nuvemPoderia ter uma interface mais bonita

Se curtiu, compartilhe!


0

Comentários

Ghost Commander

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas