LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Os melhores apps para escutar rádio pela internet

0Comentários

TuneIn Radio

Um ótimo aplicativo para quem quer escutar aquela rádio que tanto gosta, ouvir um jogo do seu time do coração ou então escutar as notícias do dia, ideal para quem possui um smartphone que não tem rádio AM/FM ou até mesmo para aqueles que querem escutar rádios internacionais, ou que não estejam disponíveis na região.

Introdução

O aplicativo é compatível com todas as versões do Android, mesmo que você tenha um smartphone com a versão 1.6 do sistema, poderá usá-lo tranquilamente. Ele é bem leve, possui 5,33 MB na Play Store e depois de instalado não ocupa muito mais do que isso, apenas 8,26 MB.

Utilizando o aplicativo

Por ser o serviço mais popular de rádio online, espera-se que o aplicativo seja bem completo e ele realmente é, a navegação inicial é bem fácil, logo ao abri-lo será apresentado uma tela onde poderá escolher entre as seções de rádios disponíveis. Essas seções ficam na aba "Ver" do aplicativo e poderá selecionar entre as opções: Rádios Perto, Recentes, Bombando, Recomendo, Música, Esportes, Notícias, Debates, Por lugar, Por língua e Podcasts.

Apesar da interface do aplicativo ser bonita e parecer simples, ele vai se tornando um labirinto enquanto usamos, ao ir navegando uma hora simplesmente nos perdemos entre tantas opções de rádios e recursos, é praticamente impossível seguir uma mesma ordem sempre.

1. Tela inicial e aba "Ver" 2. Aba "Favoritos" 3. Menu de opções
A primeira parte do aplicativo ser traduzida para o português e algumas poucas partes estão na língua inglesa, como por exemplo na aba "Favoritos". Nessa aba podemos salvar as rádios e músicas que mais gostamos.

Player

Ao selecionar uma dessas opções serão exibidas as emissoras correspondentes, no caso utilizamos a seção "Rádios Perto" e logo apareceram várias rádios, uma lista enorme onde apareceram algumas que não são tão conhecidas, o app demonstra também estações que transmitem através da Internet.

Ao selecionar uma rádio ela irá carregar e começará a tocar imediatamente, normalmente o carregamento não demora muito tempo. Em rádios de música será exibida a capa do álbum da faixa que está tocando naquele momento, nem todas irão exibir desta maneira e nas rádios de notícias será exibido apenas a logotipo da emissora que escolheu.

1. Player 2. Menu deslizante com rádios relacionadas 3. Menu deslizante com rádios recentes
Deslizando para o lado direito no player do aplicativo você será levado a um menu que mostra as rádios relacionadas aquela que está escutando no momento, continue deslizando e aparecerá também o menu com as estações favoritas, as opções onde é possível ver qual rádio está tocando naquele momento e as suas características, escolher a qualidade da transmissão, ver a playlist e até mesmo colocar um alarme que irá tocar a rádio que está a ouvir, as definições dele são bem completas podemos combiná-lo com a função de "temporizador" (a rádio para de tocar dentro do tempo determinado, como uma função "sleep"), no próximo menu são exibidas as rádios que foram visitadas recentemente.

Opções e qualidade de transmissão

Na opção de escolha de transmissão são exibidas algumas opções que variam de rádio para rádio, normalmente aparecerão três opções, uma em MP3 em qualidade 64 kbps, outra em AAC (Advanced Audio Coding) também em 64 kbps e outra em AAC em qualidade 128 kbps, ao lado das opções é mostrado a porcentagem de confiança, permitindo escolher uma opção que não trave durante a transmissão, porém a opção que escolher não será salva, ao sair do aplicativo e entrar novamente, mesmo que seleciona a rádio que estava escutando, precisará mudar a opção de qualidade de transmissão novamente.
1. Opções da rádio 2. Escolha da qualidade de transmissão 3. Playlist do que já foi tocado
Ao ver a playlist da rádio é possível conferir a programação que já foi passada na rádio, incluindo as últimas músicas que tocaram, com esse recurso dá para recuperar o nome de alguma música que tenha gostado mas que não tenha visto o nome na hora.

Compartilhamento e pesquisa

Na barra superior do aplicativo é exibido cinco ícones, o primeiro simbolizado por um coração serve para marcar a rádio ou a música como favorita e ter acesso fácil à elas. No ícone ao lado podemos compartilhar através do Google+, Facebook, Twitter ou via E-mail.

O terceiro ícone nos leva até a loja da Amazon para comprarmos a música que está tocando no momento, infelizmente para os usuários brasileiros o recurso não está disponível, já que precisa-se do app Amazon MP3 e este não é liberado em nosso país. No quarto ícone podemos pesquisar rapidamente. E no último ícone temos as opções, onde podemos selecionar o menu de opções avançadas, modo carro, contas, definições gerais, ajuda e sair do app.

1. Compartilhamento 2. Pesquisa 3. Adicionando música ou rádio aos favoritos
A pesquisa do aplicativo é muito eficiente, por ela podemos além de localizar rádios específicas, encontrar artistas, apenas colocando o nome deles e então ele irá retornar exibindo as rádios que estão tocando aquilo naquele momento e são exibidas estações de todo o mundo.

Estações de Rádios

Entrando na seção de músicas é apresentado mais um menu enorme, onde é apresentado vários gêneros musicais permitindo explorar por muitas rádios, indo mais abaixo você encontrará as TOP rádios musicais que é exibida de acordo com sua localização, todas as outras seções são exibidas de forma semelhante, na área de esportes, por exemplo, é mostrado categorias de futebol, NFL, NHL e por aí vai.
1. Rádios Perto 2. Rádios de música separadas por gêneros 3. Rádios de esportes
A maioria das rádios carregam bem rápido, independe da localização dela, a maioria das rádios europeias possuem qualidade de transmissão até mesmo superior, claro que isso dependerá de sua conexão, pode não ser uma boa ideia escutar a rádio online enquanto estiver conectado ao 3G, além de ser um pouco lento poderá consumir todo o seu plano de dados.

Mais opções e funções

O modo carro é interessante para quem quiser utilizar o aplicativo enquanto dirige, ele mostra em quadrados grandes as principais funções do aplicativo, no topo temos a rádio que está tocando, logo abaixo podemos acessar os favoritos, pesquisar, recentes, recomendado e sair do modo carro.
1. Modo Carro 2. Definições e TuneIn Pro 3. Contas

Na opção de "Contas" podemos nos cadastrar ou conectar à nossa conta do TuneIn, com uma conta no serviço é possível sincronizar nossos favoritos entre vários dispositivos, já que podemos acessar também pelo computador e pelo iPhone, além de tablets. Na mesma tela de configuração podemos nos conectar ao Google+, Facebook e Twitter permitindo fazer o compartilhamento mais rápido.

Existe uma versão Pro do TuneIn para Android, ela custa cerca de R$ 10,00 e adiciona apenas uma função, mas que pode ser bem útil para alguns usuários. Nessa versão é possível gravar toda a programação que estiver ouvindo. Vale lembrar que a versão Pro só funciona em dispositivos com o Android 2.1 ou superiores.

Conclusão

O aplicativo de maneira geral é muito fácil de se usar, tem uma interface muito agradável, porém ao ir navegando é bem capaz de se perder em meio a tantas opções, poderiam ser feitas algumas melhorias nesse aspecto, mas com um certo tempo de uso acaba-se acostumando com a maneira de utilização.

Uma das principais vantagens dele é a possibilidade de ouvir rádios de qualquer parte do mundo, mas pequenos pontos acabam por fazer diferença em relação aos concorrentes, como por exemplo, a pesquisa que funciona de maneira fantástica e também a eficiência no carregamento das estações.


Prós e contras

Muitas rádiosCobre praticamente todos os gênerosPesquisa eficienteCarregamento rápido das rádios
Navegação confusa

Se curtiu, compartilhe!


0

Comentários

TuneIn Radio

OnePlus 6 e Redmi Note 5 entram na lista dos 15 aparelhos mais radioativos

Huawei no Brasil fará diferença? Positivo fecha trimestre no vermelho

Samsung Galaxy J7 Pro ou Motorola Moto G5S Plus? Comparativo TudoCelular ajuda a escolher

Ranking TudoCelular: gráficos com todos os testes de desempenho e autonomia até junho