LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Transforme seu celular em uma lanterna

3Comentários

Tiny Flashlight

Grande variedade

Assim que você abre o aplicativo, logo de cara já vê um grande botão central “Power” responsável por ativar a lanterna. Logo acima, uma pequena barrinha verde com o nível de bateria do seu telefone: o próprio app alerta que o uso contínuo do Tiny Flashlight compromete a autonomia. Esse recurso ajuda você a monitorar o quanto você ainda pode usar as luzes.

O Tiny Flashlight ativa a lanterna simples ao pressionar o botão Power. Enquanto a luz está ativa, o botão muda de cor, ganhando uma espécie de “aura” iluminada em verde.

1 – Interface do aplicativo, com o botão desligado 2 - O botão ganha uma luz verde ao ativar a lanterna

O visual do aplicativo é bem bonito, apesar de simples. A quantidade mínima de botões faz com que seja muito fácil encontrar o que você quer: além do “Power”, mais óbvio impossível, há uma esfera cinza claro na parte superior direita que leva você aos outros tipos de iluminação disponíveis. Esse círculo também ganha uma aura de iluminação quando é ativado.

Na tela que surge ao ativar essa esfera, você verá dez botões representados apenas por imagens. Mesmo dispensando o texto, as figuras são nítidas e bem feitas, o que ajuda muito na identificação. Cada um desses botões ativa um tipo de iluminação distinto.

1 – Menu com diversas opções de iluminação
A primeira opção é o padrão do Tiny Flashlihgt: a lanterna comum. O segundo ativa a luz Do display. Ao tocar no botão central, toda a interface do app some para dar lugar a uma tela totalmente branca, com o brilho máximo do aparelho.
1 – Botão que ativa a iluminação da tela 2 - Display totalmente iluminado
O terceiro ícone traz um recurso interessante, que torna o Tiny Flashlight bem diferente dos outros: a possibilidade de enviar código morse através das piscadas do LED da câmera. O campo em branco no centro permite inserir qualquer texto para ser convertido em morse. A barrinha azul serve para definir a velocidade da transmissão.
1 – Tela para configurar o envio de mensagens em código morse através das piscadas do flash
Se quiser uma luz piscante frenética, é só selecionar o quarto botão, que aciona a “strobe light”. Assim, o LED da câmera vai ficar piscando rapidamente sem parar, até que você desative o recurso. As duas barras verticais ajudam você a personalizar o padrão das piscadas. Nessa tela, não há um botão para desligar a luz, o que obriga você a sair do aplicativo.
1 – Tela de “strobe light”, com dois ajustes
A próxima opção no menu, em um ícone que se parece com um semáforo, são as “luzes de alerta”. Nesse caso, o Tiny Flashlight exibe em tela cheia uma luz amarela que se acende na parte de cima e na de baixo, em intervalos alternados.
1 – As luzes de alerta nada mais são que uma luz amarela que acende ora na parte de cima, ora na de baixo
O próximo recurso, o da lâmpada, não é muito diferente do ícone que ativa a iluminação da tela por completo. A diferença é que, na lâmpada, você pode controlar o nivel de luminosidade, desde o mais baixo até o mais alto, bastando deslizar o dedo para cima ou para baixo.
1 – Lâmpada “apagada” 2 - Lãmpada com brilho máximo
O próximo ícone é o de luz colorida, que também acende apenas a luz do display, mas, ao invés de deixar a tela toda branca, exibe uma única cor, que você escolhe ao deslizar o dedo pela tela em várias direções. Faltou uma paleta de cores para ajudar na seleção, já que acertar a tonalidade desejada vai acabar exigindo uma série de tentativas.
1 – Display iluminado com uma única cor, à sua escolha

O Tiny Flashlight ainda oferece a opção “luzes de polícia”, que também usa só o display do smartphone. Nessa opção, o app pisca rapidamente as cores azul, vermelho e branco, características de carros policiais.

Os dois últimos botões do menu principal leva você às configurações e a uma tela com outras sugestões de apps para baixar. São poucos os ajustes: ativar ou desativar os sons, ou solicitar que o app peça uma confirmação antes de ser efetivamente fechado. Como vantagens, é possível alterar a luz padrão que é ativada ao tocar o botão “Power” da interface principal. Assim, você pode facilitar o controle liga/desliga da luz de sua preferência, que pode ser qualquer uma das oito opções disponibilizadas.

1 – Área de configurações do Tiny Flashlight
Você também pode remover da interface do aplicativo algumas luzes que você não pretende usar. É só acessar a área “fontes de luz visíveis” e deixar marcadas apenas as que você quer que apareçam no menu.
1 – Tela para ativar ou desativar algumas opções do app 2 - Menu do Tiny Flashlight com algumas opções desativadas

No menu de configurações você também pode compartilhar o Tiny Flashlight por e-mail ou nas redes sociais e acessar um link que leva a uma página no seu navegador com a política de privacidade do aplicativo.

O Tiny Flashlight também oferece algumas opções de widgets. O que muda é apenas o desenho e as cores, já que a funcionalidade é sempre a mesma: ativar a lanterna comum, que utiliza o flash LED da câmera. Um toque no widget liga a luz e outro toque desliga. Curiosamente, o app exibe um alerta na barra de notificações avisando que a luz está ligada e você pode tocar na mensagem para desativá-la.

1 – Diferentes ícones para o mesmo widget 2 - Widgets desligados na tela do Android / Os widgets ficam acesos ao atiçar a iluminação

Considerações finais

Se você busca um aplicativo muito completo de lanterna e iluminações variadas, o Tiny Flashlight é a escolha certa. Apesar da interface trabalhada e da variedade de opções, ele é muito fácil de usar e requer poucos toques e ajustes, o que faz dele um dos apps mais intuitivos da categoria.

O widget ajuda a acionar e desativar a lanterna simples rapidamente. E as outras opções de luzes, como a luz colorida e o código morse, fazem a diferença.


Prós e contras

Interface bonitaFácil de usarOito opções de luzes, inclusive código morseWidget simples, mas funcional
Não permite ativar mais de uma fonte de luz ao mesmo tempoSem paleta de cores no modo “luz colorida”

Se curtiu, compartilhe!


3

Comentários

Tiny Flashlight

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas