LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Moto G5S Plus, Zenfone 3, Redmi Note 4 e Moto G5 Plus | Comparativo de telas do TudoCelular

18 de setembro de 2017 2

Enquanto esperamos pelo resultado de nosso comparativo de câmeras envolvendo Moto G5S Plus, Zenfone 3, Redmi Note 4 e Moto G5 Plus, preparamos um comparativo de telas envolvendo os dispositivos, onde você poderá ter uma boa ideia sobre como eles se saem na exibição de conteúdo.

O objetivo do nosso comparativo é identificar qual tela oferece o melhor equilíbrio com relação ao nível de brilho alcançado, índice de reflexos no vidro que cobre a tela, saturação, contraste e fadiga visual (brilho excessivo em ambientes escuros).

O teste consiste em exibir o mesmo grupo de cinco imagens usadas em outros comparativos de tela feitos pelo TudoCelular, sendo divido em três etapas:

  • Ambiente externo ensolarado
  • Ambiente interno com luz artificial
  • Ambiente interno noturno

No caso do ambiente externo ensolarado, utilizamos os aparelhos com o brilho máximo de tela permitido pela sua configuração manual, além de outros modos ainda mais intensos caso disponíveis, possibilitando assim uma ideia de como os dispositivos se saem ao terem que enfrentar iluminação excessiva.

O teste em ambiente interno com luz artificial foi realizado com as telas de todos os aparelhos niveladas manualmente para 200 lux, algo possível graças ao uso de um luxímetro digital. Desta forma, neste teste comparamos basicamente a fidelidade de cores e o contraste de cada uma delas.

Por fim, o teste no escuro mostra qual atinge o maior brilho, assim como qual aparelho oferece o brilho mais baixo, o que ajuda a reduzir fadiga visual. Aproveitamos ainda para mostrar todos com o mesmo nível de brilho neste cenário, o que ajuda a dar uma ideia ainda melhor da diferença de reprodução de cores entre eles.

76.15 x 153.5 x 8.04 mm
5.5 polegadas - 1920x1080 px
73.98 x 146.87 x 7.69 mm
5.2 polegadas - 1920x1080 px
76 x 151 x 8.4 mm
5.5 polegadas - 1920x1080 px
74 x 150.2 x 7.7 mm
5.2 polegadas - 1920x1080 px
Ir para página de comparação

Todos os modelos presentes no comparativo possuem painel IPS LCD com resolução Full HD (1080 x 1920 pixels), dando a entender que teremos um embate bastante equilibrado, ao menos em teoria. Moto G5 Plus e Zenfone 3 possuem tela de 5,2 polegadas, enquanto Redmi Note 4 e Moto G5S Plus contam com diagonal de 5,5 polegadas, possuindo assim uma menor densidade de pixels por polegada.

Um ponto importante a ser destacado é que Redmi Note 4 e Zenfone 3 permitem uma configuração profunda das cores exibidas pelo display, algo que não pode ser dito dos representantes da Motorola, já que eles contam apenas com dois modos predefinidos para que você escolha entre algo mais vibrante ou mais natural.

Ambiente externo ensolarado

Olhando diretamente para o display dos aparelhos, o Moto G5 Plus foi o que apresentou maior reflexo do ambiente ao redor, algo que fica nítido ao olhar para a tela por um ângulo mais oblíquo. Enquanto isso, o Moto G5S Plus até apresenta uma visibilidade melhor, porém acaba perdendo um pouco as cores devido ao brilho alto, deixando tudo meio "lavado".

O Redmi Note 4 apresentou a melhor visibilidade dentre os quatro, algo conseguido principalmente por seu vidro que quase não reflete o ambiente, como pode ser visto também na gravação com um ângulo indireto. O Zenfone 3, por outro lado, foi o que apresentou maior contraste, entregando pretos profundos mesmo com seu brilho no máximo.

Ambiente interno (200 lux)

Passando para ambiente interno, começamos com um local iluminado com todos os aparelhos configurados manualmente para 200 lux, onde é possível percebermos que o Redmi Note 4 apresenta imagens consideravelmente mais saturadas que os demais, enquanto o Moto G5 Plus puxa as cores para tons um pouco mais quentes que o normal.

Zenfone 3 e Moto G5S Plus apresentam resultados bem similares, com cores bem equilibradas e bons níveis de contraste e saturação.

Ambiente interno noturno (200 lux)

Buscando tirar toda a interferência externa (já que a própria luz do escritório pode influenciar no resultado), mantivemos a tela dos aparelhos em 200 lux e apagamos todas as luzes, onde foi possível ver de maneira mais clara o resultado já comentado acima, com Redmi Note 4 saturando bastante as cores, Moto G5 Plus tendendo para tons mais quentes e Zenfone 3 apresentando algo similar ao Moto G5S Plus.

Ambiente interno noturno (brilho mínimo)

Mantendo as luzes apagadas, reduzimos o brilho da tela dos aparelhos ao máximo, buscando demonstrar qual deles entrega algo mais confortável para visualização em locais escuros. Por aqui, tivemos o Redmi Note 4 como modelo com menor brilho, demonstrando que você não terá qualquer tipo de incômodo para usar o aparelho.

Logo em seguida vem o Zenfone 3, com o Moto G5S Plus em sua cola e o Moto G5 Plus apresentando o maior brilho dentre os modelos comparados, podendo incomodar quem possui olhos mais sensíveis.

Ambiente interno noturno (brilho máximo)

Por último, temos também o mesmo ambiente mas com o brilho dos aparelhos configurado para o máximo possível, o que não é nada usual mas busca demonstrar qual irá incomodar mais caso você não costume manter o brilho automático e acabe esquecendo-o no máximo por algum motivo.

Como esperado, todos os modelos estouraram quase que completamente as cores, sendo o Moto G5S Plus o único a manter os tons em um nível minimamente aceitável, mas que também irá incomodar após alguns segundos.

Imagens do teste

Para tornar tudo o mais justo possível, foram disponibilizadas acima as imagens utilizadas no teste, permitindo assim que você as visualize em seu próprio display e compare ao resultado demonstrado pelos smartphones.

Vale lembrar ainda que algumas variações correspondem também à própria câmera utilizada para registrar as cenas, já que ela tende a balancear o máximo possível a diferença de brilho entre as telas, dependendo então do ponto que pegou como referência.

Medição de brilho

Utilizamos um luxímetro digital para tirar alguns parâmetros concretos de comparação, sendo escolhida uma imagem completamente preta e outra completamente branca para ver o nível máximo e mínimo de brilho dos aparelhos ao reproduzir ambas.

Os dados abaixo são medições feitas na unidade lux, que mede a intensidade de luz que é emitida da tela de cada aparelho:

Brilho máximo com imagem preta

  • Moto G5S Plus: 3
  • Zenfone 3: 4
  • Redmi Note 4: 4
  • Moto G5 Plus: 4

Brilho mínimo com imagem preta

  • Moto G5S Plus: 0
  • Zenfone 3: 0
  • Redmi Note 4: 0
  • Moto G5 Plus: 0

Brilho máximo com imagem branca

  • Moto G5S Plus: 496 (665 com brilho automático)
  • Zenfone 3: 645 (645 com brilho automático)
  • Redmi Note 4: 480 (490 com brilho automático)
  • Moto G5 Plus: 520 (665 com brilho automático)

Brilho mínimo com imagem branca

  • Moto G5S Plus: 5
  • Zenfone 3: 4
  • Redmi Note 4: 1
  • Moto G5 Plus: 6
Conclusão

Após todos estes testes, foi possível percebermos que Zenfone 3 e Moto G5S Plus são os modelos que apresentam um melhor equilíbrio de cores, além de se saírem relativamente bem na maioria dos cenários. O Redmi Note 4 é o melhor modelo para ambientes internos e se saiu muito bem também em locais externos, ficando o grande porém apenas na saturação exagerada das cores por padrão.

Com isso, a grande decepção fica para o Moto G5 Plus, que não se destacou em nenhum cenário e ainda apresentou um brilho mínimo bem acima dos rivais, podendo incomodar um pouco em locais escuros.

E você, qual tela gostou mais? Concorda com nosso veredito? Deixa seu comentário aí embaixo e fique ligado que no decorrer da semana teremos também o resultado de nosso comparativo de câmeras entre estes mesmos modelos!

Roteiro, gravação e produção por Wallace Moté.

  • O Motorola Moto G5S Plus ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O Motorola Moto G5 Plus ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O Xiaomi Redmi Note 4 64GB ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O Asus ZenFone 3 ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.

2

Comentários

Moto G5S Plus, Zenfone 3, Redmi Note 4 e Moto G5 Plus | Comparativo de telas do TudoCelular
  • Tenho o note 4 que vem com snap 625, comprei no mercado livre preguiça de importar. Mas que celular bom. Bate de frente com qualquer opção mais cara que tem no mercado nacional.
    O único receio que tinha era em relação a Miui, mas ela me surpreendeu e é boa de usar

      • Concordo com o Brian em número, gênero e grau.
        Comprei o RN4X.
        Principalmente em termos de durabilidade de bateria, nunca vi igual.
        Miui muito bem otimizada.
        Mas, como eu prefiro Android puro, uso LineageOS oficial.
        Recomendo.

        Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

        Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

        Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

        Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas