LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Autonomia do Quantum SKY | Teste de bateria oficial do TudoCelular

18 de setembro de 2017 22

O Quantum SKY chegou oficialmente às lojas há algumas semanas com tela de 5.5 polegadas, processador Helio P10 e bateria de 4.010mAh. Pelas configurações, o dispositivo promete em autonomia. Então, vamos checar como ele se sai em nosso teste oficial de bateria.

São sete etapas realizadas, sendo seis delas em vídeo e uma última realizada aqui em nosso site. As seis primeiras você pode conferir ao tocar o botão de reprodução aí em cima. O sétimo vamos fazer aqui mesmo, nesta página.

Trata-se de um teste de simulação de uso real, realizado em ciclos com tempos de uso de diversos aplicativos, que incluem reprodução de vídeos, navegação na internet, redes sociais e jogos. Eis os apps utilizados e os tempos de cada um:

  • 6 minutos (cada) de navegação no site do TudoCelular usando o Chrome, vídeos no YouTube, vídeo no MX Player, streaming no Spotify, músicas no PowerAMP, WhatsApp;
  • Jogos (6 jogos - 1 minuto cada): Asphalt 8, Candy Crush Saga, Injustice, Modern Combat 5, Pokémon GO, Subway Surfers;
  • 4 minutos de chamadas via 3G;
  • 2 (cada) minutos de Facebook, Gmail e Google Maps.

Para saber como o SKY vai se sair, acesse esta página nesta segunda-feira, 18, para acompanhar ao vivo o teste. O início de cada ciclo é anunciado, com a quantidade de carga restante indicada no começo e ao final. Após meia hora, é iniciado um novo ciclo, até que a bateria atinja um nível crítico.

Resultados

  • Utilizamos o Quantum SKY durante um dia no teste de bateria. Os resultados foram os seguintes:
  • Levou 1 hora e 52 minutos para o carregador padrão carregar a bateria de 0 a 100%. Com 1 hora na tomada, você consegue 83% da carga interna.
  • Após 14 horas e 37 minutos, o aparelho completou o 10º ciclo, incluída a meia hora de stand by, com apenas 3% de carga, insuficiente para mais um ciclo..
  • Durante o teste, o SKY manteve a tela ligada por aproximadamente 7h 05 minutos.
  • Realizamos 10 ciclos completos de testes que incluíram:
  • 60 minutos de navegação no Chrome;
  • 300 minutos de WhatsApp, Spotify, Music Player, Video Player e YouTube (60 minutos cada);
  • 60minutos de jogos (Pokémon Go, Subway Surfers, Injustice, Asphalt 8, Modern Combat 5 e Candy Crush Saga);
  • 60 minutos de Facebook, Gmail e Google Maps (20 minutos cada);
  • 40 minutos de chamadas de voz via 3G;
  • O app que mais devorou bateria foi o Pokémon GO;
  • O app que consumiu menos bateria foi o MX Player;
  • A temperatura ficou aproximadamente entre os 25° e os 39°C.
Conclusão

O Quantum SKY tem uma parruda bateria de 4.010mAh, o que promete uma autonomia impressionante. Porém, a escolha do chipset pouco econômico Helio P10, da MediaTek, atrapalha o que poderia ser uma autonomia de mais de um dia tranquilo de uso intenso do dispositivo.

Apesar de ter cerca de 1.000mAh a mais, e mesmo considerando que a tela é 0,3 polegada maior, o SKY conseguiu completar apenas um ciclo de uso a mais que o Moto G5S. Ou seja, poderia haver uma otimização um pouco melhor e até mesmo uma pequena redução da carga, digamos, para 3.600mAh, o que garantiria a mesma (boa) autonomia, em um aparelho menor.

Enfim, a Quantum preferiu dar o que os brasileiros querem (pelo menos nos números, segundo uma pesquisa da empresa) e conseguiu entregar um dispositivo que aguenta um dia inteiro de uso intenso, chegando à noite com carga suficiente para que a conexão em um carregador seja feita sem preocupação.

Transmissão encerrada!

18/9/2017 - 21.54

Já vou atualizar a pauta com todos os dados consolidados e a conclusão. Obrigado a todos que me acompanharam em mais esta jornada. Logo mais eu volto com o teste de desempenho, e depois ainda temos comparativos de câmera e telas. Abraço e até lá!

18/9/2017 - 21.54

E é isso, pessoal. Após 14 horas e 37 minutos usando o Quantum SKY, o teste oficial de bateria do TudoCelular é encerrado. Apenas 3% de bateria restante, 10 ciclos realizados do começo ao fim.

18/9/2017 - 21.52
18/9/2017 - 21.52

A meia hora de stand by acabou com ainda 4% de carga, mas logo que tirei a primeira captura de tela, caiu para 3%.

18/9/2017 - 21.19
18/9/2017 - 21.18

E chegamos ao fim de nosso último ciclo, restando apenas a meia hora de stand by para dar por encerrado o teste de bateria do Quantum SKY. O dispositivo aguentou bem, apesar de ter parecido que poderia mais com os testes específicos. Com 4% de carga, não dá para forçar um 11º ciclo.

18/9/2017 - 20.23

Hora do décimo e último ciclo. Bateria em 13%.

18/9/2017 - 19.52

Volto em meia hora para o ciclo derradeiro de nosso teste.

18/9/2017 - 19.52

Com quase 13 horas de teste até agora, passamos de 6h20 de tela. Abaixo, também a captura do momento em que chegamos a 15%.

18/9/2017 - 19.50

E teremos um décimo ciclo. O nono encerrou agora com 14% de carga restante, e não vejo como não conseguiríamos completar mais um.

18/9/2017 - 19.40

O aviso de 15% de carga restante já apareceu aqui, mas estamos na reta final deste ciclo.

18/9/2017 - 18.56

Acabou a meia hora de stand by, então vamos para o nono ciclo, possivelmente o penúltimo. A bateria continuae m 22%, como no final do oitavo ciclo.

18/9/2017 - 18.26

Não é muito diferente do que vimos no Moto G5S (a questão dos picos de temperatura).

18/9/2017 - 18.24

Dá para ver que a temperatura é basicamente a mesma a cada ciclo. O pico fica geralmente entre 35°C e 40°C.

18/9/2017 - 18.23

Mais um ciclo que se encerra, e a bateira do SKY está em 22% depois de oito rodadas. A menos que aconteça algo fora da curva daqui para a frente, teremos mais dois ciclos e o teste se encerra.

18/9/2017 - 17.28

E vamos para o oitavo ciclo de uso. Bateria em 31% e #partiu!

18/9/2017 - 16.48

Pokémon GO mantém a liderança dos apps que mais consomem bateria, desde, se não me engano, a quarta rodada.

18/9/2017 - 16.46

Acabou o sétimo ciclo e o SKY se segura com 33% de bateria no momento. Ao que parece, ainda teremos mais três rodadas de uso.

18/9/2017 - 15.50

Vamos para o sétimo ciclo. A bateria do Quantum SKY está com 42% de carga.

18/9/2017 - 15.19
18/9/2017 - 15.19

Mais um ciclo que se encerra. Após seis rodadas, temos 42% de bateria restante no Quantum SKY.

18/9/2017 - 14.25

Bateria com 51% da carga e pronta para o sexto ciclo #partiu!

18/9/2017 - 13.55

Já ultrapassamos as 6h50 de teste, e temos quase 3h40 de tela. E, pela porcentagem de carga restante, estamos basicamente no metade da jornada.

18/9/2017 - 13.53

Encerrado o quinto ciclo e temos 52% de bateria restante. Parece que o SKY faz o contrário e desce a "barrinha" mais devagar conforme se aproxima do final de sua carga.

18/9/2017 - 12.58

E lá vamos nós para o quinto ciclo. A bateria do Quantum SKY está em 60%.

18/9/2017 - 12.26

Neste ciclo, a temperatura não aumentou tanto. E Pokémon GO agora é o líder em consumo de carga entre os apps.

18/9/2017 - 12.25

Chegamos ao final do quarto ciclo e a bateria ficou com 61% da carga.

18/9/2017 - 11.30

É hora de mais um ciclo, o quarto. A bateria está em 70%.

18/9/2017 - 10.55

Desta vez, a temperatura se aproximou dos 40°C. Eu já havia sentido isso no teste com jogos, mas vai se confirmando que esse aparelho não tem um bom sistema para evitar superaquecimento.

18/9/2017 - 10.53

E o terceiro ciclo se encerra com a bateria em 71% do total da carga. Apesar dos 4.010mAh, o Quantum SKY está com autonomia próxima do Moto G5S até agora.

18/9/2017 - 09.59

Chegou a hora do ciclo três. A bateria do Quantum SKY está com 80% de carga.

18/9/2017 - 09.27

Subway Surfers segue no topo da lista de apps que mais consomem a carga.

18/9/2017 - 09.26

E o segundo ciclo encerra com 81% de bateria restante.

18/9/2017 - 08.31

E vamos para o segundo ciclo. A bateria do SKY está com 90% de carga depois de meia hora em stand by.

18/9/2017 - 08.00

O SKY esquentou bastante, principalmente no momento de uso dos jogos. Ele passou dos 35°C já nessa primeira rodada, coisa que eu não via há um bom tempo. Mas temos que considerar que está calor esses dias, o que influencia, também.

18/9/2017 - 07.57

Encerrado o primeiro ciclo e acho que a bateria do SKY decepcionou um pouco: 91%de carga. Os testes específicos apontavam uma boa autonomia, mas parece que a simulação de uso real vai ficar na média dos falgships atuais, entre 9 e 11 ciclos, no máximo.

18/9/2017 - 07.04

Aí está a captura tirada do GSam mostrando 100% de carga antes de reiniciarmos o aparelho. Ele foi retirado da tomada pontualmente às 7h.

18/9/2017 - 07.01

Já iniciamos o primeiro ciclo.

18/9/2017 - 06.52

Bom dia, pessoal. Em breve daremos início ao teste de bateria do Quantum SKY. O dispositivo está na tomada para garantir os 100% de carga.

O Quantum Sky está disponível na Casas Bahia por R$ 1.750. Para ver as outras 3 ofertas clique aqui.
(atualizado em 21 de março de 2019, às 03:20)

22