Apple 15 Set
Um estudo feito pela firma de tráfego web, Device Atlas, revelou informações importantes sobre a utilização de tecnologias móveis no segundo trimestre comercial de 2017. Usando o acesso de vários sites ao redor do mundo como base, a pesquisa mostra as funções e marcas mais populares do Q2.
De acordo com o gráfico, a empresa mais recorrente no mercado de portáteis é a Qualcomm, sendo a mais popular em todos as regiões estudadas, exceto pela Nigéria. No Brasil, ela também é a mais forte, com a Samsung e a MediaTek quase empatadas. HiSilicon, da Huawei, tem uma margem próxima a zero.
Em solo verde e amarelo, o chipset mais encontrado é o Qualcomm Snapdragon 410, feito especialmente para telefones intermediários. Em seguida, há outro de médio porte, Snapdragon 400, sucedido dos componentes desenhados pela Apple, A8 e A9. Finalmente, Exynos 7 Octa, da Samsung, vem depois.
Brasileiros com smartphones de 1 GB ou menos de RAM ainda são a maioria; Brasil está em quarto lugar em utilização de 500 MB de RAM, superado apenas pela Colômbia, Nigéria e Rússia. Além disso, somos os terceiros no ranking de celulares Dual SIM, atrás somente da Índia e da Nigéria.
No Brasil, smartphones lançados em 2015 são os mais populares no mercado, estando quase empatados com os do ano anterior, 2014. Aparelhos que estrearam em 2013 ainda são comuns no setor, mas já foram superados por versões mais novas, que chegaram às lojas em 2016 em diante.
A dimensão diagonal de display mais comum em terras tupiniquins é 5 polegadas, seguida, respectivamente, de 4,7 polegadas (a mais comum em iPhones) e 4 polegadas. Fato curioso, já que os phablets, com 5,5 polegadas ou mais, estão em alta na categoria de telefonia móvel.
Apesar de os iPhones não serem os mais fortes em venda no Brasil, o iPhone 6 é o mais procurado entre eles, deixando para trás o iPhone 5s, um ano mais antigo, e o iPhone 6s, um ano mais novo. No estudo, o País é um dos que menos usa iPhone no mundo; motivo provável é o preço absurdamente elevado.
iPhone 7 e iPhone SE ganharam relevância, porém o Brasil ainda permanece nas últimas posições no tráfego de uso. Dentre as regiões estudadas, Brasil está atrás apenas da Nigéria, Índia e Egito. Mais uma vez, os altos valores praticados pela Apple tornam a compra impeditiva.
Embora o iOS tenha crescido e o Android diminuído no tráfego de uso no segundo trimestre de 2017, aqui no Brasil, o sistema operacional da Google ainda é o mais popular, ultrapassando o rival por mais da metade em fatia de mercado. Eis os países liderados pelo Android:
Brasil, Tanzânia, Bolívia, Índia, Panamá, Indonésia, Colômbia, Marrocos, Paquistão, Quênia, Israel, Argentina, Jamaica, Polônia, Peru, Equador, Espanha, Grécia, Filipinas, Croácia, Romênia, República Dominicana, Venezuela, Nigéria, Egito, México, Costa Rica, Barbados, África do Sul, Ucrânia, Chile, Portugal, Alemanha, Itália, França, Malásia, Iraque, Porto Rico, Arábia Saudita, Turquia, Coreia do Sul, Vietnam, Áustria, Rússia, Singapura, Irlanda e Taiwan.
E onde o iOS é mais popular:
Bélgica, Nova Zelândia, Noruega, Emirados Árabes Unidos, Tailândia, Suécia, Hong Kong, Canadá, Suécia, Estados Unidos, Reino Unido, Austrália, Dinamarca e Japão.
Lenovo e Motorola devem ficar orgulhosas em saber que o Moto G é o aparelho Android mais utilizado no Brasil, seguido pelo Samsung Galaxy J5 e o Moto G2. Por outro lado, no resto do mundo, em geral, o dispositivo Android mais utilizado é o Galaxy S7, também da Samsung.
E aí, quais são suas opiniões sobre os dados revelados pelo estudo? Conte para nós na área de comentários e continue de olho no TudoCelular para saber sobre tudo que acontece no mercado de telefonia!
Comentários