LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Resultados: J7 Neo, Moto G5S, Muv Up, K10 Novo | Comparativo de câmeras TudoCelular

22 de setembro de 2017 15

Uma semana se passou, e quem votou, votou, quem não votou, fica para a próxima. Está na hora de vermos os resultados de nossa votação do comparativo de câmeras que colocou frente a frente os dispositivos intermediários Galaxy J7 Neo, Moto G5S, Quantum Muv Up e K10 Novo.

Antes de seguirmos com os resultados, vamos relembrar as características de cada dispositivo e suas câmeras. Lembrando que as fotos foram todas tiradas no modo automático, pelo método 'apontar e clicar', de modo a trazer os resultados mais crus possíveis, como a maior parte dos usuários faz.

Especificações técnicas

Além de utilizar o modo automático, todos os aparelhos foram configurados para a resolução máxima, no formato 4:3, e a opção do HDR (que só foi utilizado em um cenário, e por uma das câmeras) foi mantida no padrão - desligado na maior parte dos dispositivos. Isso garante resultados mais próximos daqueles que seriam obtidos pelo usuário médio.

Com estas explicações, vamos à ordem das fotos disponibilizadas na votação. Os smartphones foram divididos da seguinte maneira:

76.9 x 153.3 x 8.9 mm
5.5 polegadas - 1280x720 px
75.3 x 148.7 x 7.9 mm
5.3 polegadas - 1280x720 px
73.5 x 149.95 x 8.24 mm
5.2 polegadas - 1920x1080 px
78.6 x 152.4 x 7.6 mm
5.5 polegadas - 1280x720 px
Ir para página de comparação

Para chegarmos aos resultados que estão listados mais abaixo, utilizamos a seguinte metodologia com criação do ranking individual e final. Cada smartphone recebeu uma pontuação em cada comparativo individual, onde a soma de todos os pontos revelou o vencedor. Foram usados os seguintes pesos:

  • Primeiro colocado: 4 pontos
  • Segundo colocado: 3 pontos
  • Terceiro colocado: 2 pontos
  • Quarto colocado: 1 ponto

Explicações básicas dadas, vamos aos resultados!

Foto 1

No primeiro cenário, o Moto G5S levou a melhor na opinião de nossos leitores e redatores. A imagem mais clara e com maior nível de detalhes superou o K10 Novo, que teve alguns pontos estourados, o J7 Neo, que pecou um pouco nos detalhes, e o Muv Up, que conseguiu um bom resultado, mas com nível de detalhes muito baixo.

Foto 2

Em nosso segundo cenário, que é uma foto tirada praticamente de trás da foto 1, mas em outro dia e horário, temos um equilíbrio maior de forças. O G5S ainda venceu, com o K10 Novo em segundo, o J7 Neo em terceiro e o Muv Up em quarto, mas as pontuações ficaram mais próximas.

Foto 3

E temos um empate na primeira posição neste terceiro cenário. As opiniões ficaram divididas entre o maior equilíbrio de cores do Moto G5S e o contraste mais acentuado do Muv Up. O K10 Novo ficou com a terceira colocação, enquanto o J7 Neo não agradou a muitos votantes.

Foto 4

Mais um empate na primeira colocação, mas desta vez foi o J7 Neo que conseguiu agradar tanto quanto o Moto G5S. O K10 Novo ficou em terceiro, e o Muv Up ficou com a menor pontuação.

Foto 5

Mais uma vitória para o Moto G5S, mas com bom equilíbrio de forças, ao menos com o K10 Novo e o J7 Neo. Essa foto com poucas cores, na sombra, não teve muito apoio ao Muv Up, que entregou um resultado um pouco escuro. O Moto G5S conseguiu agradar mais com seu contraste acentuado.

Foto 6

O Moto G5S ficou, pela sexta vez seguida, à frente dos concorrentes nessa foto em macro - de fato, o melhor exemplar aqui, com bom nível de detalhamento, foco certo, cores agradáveis. O Muv Up conseguiu ficar com a segunda colocação, talvez por acentuar mais o verde das folhas. O J7 Neo, que teve foco um pouco melhor, ficou em terceiro, e o K10 Novo foi o pior resultado.

Foto 7

A imagem com zoom em 4x (o maior em, pelo menos, dois desses quatro aparelhos) é mais uma vitória para o G5S, que apresentou bastante ruído, mas um bom nível de detalhamento. O K10 Novo ficou com a segunda posição, e o J7 Neo em terceiro, com pouco pontos que o Muv Up.

Foto 8

Este é o único cenário em que temos um exemplar com HDR. Se eu pudesse voltar no tempo para pegar essa mesma imagem novamente, ativaria o HDR em todos os dispositivos para uma disputa mais justa. Mas, como a ideia é trazer resultados que a maioria dos usuários conseguiria, a justiça está feita, e a Motorola mostra a vantagem de um HDR automático.

Foto 9

Desta vez o Moto G5S não conseguiu agradar tanto, apesar da cor do céu mais fiel ao momento, se bem me recordo. Mas, de fato, o J7 Neo fica à frente pela maior riqueza de detalhes - o G5S ficou cheio de ruídos. O K10 Novo, apesar de ter resultado uma imagem um pouco borrada, conseguiu a segunda posição. E o Muv Up não agradou muito.

Foto 10

Alguns minutos depois, com mais luzes acesas e um céu ainda mais escuro, o J7 Neo manteve o nível de satisfação com uma imagem bem interessante, e o K10 Novo ficou em segundo, de novo, mas com o Muv Up em sua cola. O Moto G5S mostrou uma dificuldade em lidar com ambientes com pouca luz espalhada.

Foto 11

E o Moto G5S volta a ocupar a dianteira. Agora temos quase nada de luz, mas um ponto bem no centro da imagem, tornando-se o objeto de interesse, ajuda bastante. O Muv Up também conseguiu um bom resultado, ficando em segundo, apesar do alto nível de ruídos. Os outros dois, com muito ruído, também trouxeram imagens muito escuras, o que não agrada nossos votantes.

Foto 12

A primeira vitória isolada do Muv Up é no nosso exemplar em ambiente interno. O smartphone brasileiro conseguiu um resultado bem legal, com foco correto, cores agradáveis, bom nível de detalhe. O Moto G5S não ficou muito atrás, mas deve ter desagradado um pouco ao puxar para um tom mais avermelhado. O K10 Novo ficou em terceiro, com o J7 Neo em último.

Foto 13

Fazendo uso do flash, o K10 Novo conseguiu agradar mais ao iluminar o objeto de interesse sem estourar para tentar obter mais do restante da imagem. O Muv Up também teve boa pontuação, mas o Moto G5S e o J7 Neo amargaram pontuações quase mínimas.

Foto 14

Chegando à reta final para observar as selfies, temos o G5S voltando a liderar, e o J7 Neo com a segunda posição. O Muv Up conseguiu agradar um pouco mais que o K10 Novo, que entregou um resultado borrado, cheio de ruídos e com cores esquisitas. Selfie não é o forte do dispositivo da LG.

Foto 15

Com a iluminação mais favorável para o sensor, o Moto G5S ainda é o que mais agrada. A meu ver, ele pecou ao deixar o rosto, objeto de interesse da foto, um pouco escuro, com o fundo bem mais claro. Mas é uma boa imagem, sem dúvida. O Muv Up conseguiu ficar com o segundo posto, e o J7 Neo, com a terceira posição. E confirmamos que selfie não é o forte do K10 Novo.

Pontuação final

Somando todos os cenários acima, temos a seguinte pontuação final, em ordem decrescente:

  • Moto G5S: 467 pontos
  • K10 Novo: 355 pontos
  • Galaxy J7 Neo: 341 pontos
  • Muv Up: 337 pontos
Potência do flash

Testamos, ainda, a potência do flash de cada dispositivo, utilizando um luxímetro. Essa etapa é apenas para quem tem interesse em saber qual aparelho consegue o melhor auxílio na câmera principal ao tirar fotos em ambientes escuros, uma vez que, quanto maior o número abaixo, mais iluminação o aparelho consegue.

  • Quantum Muv Up: 1.467
  • K10 Novo: 1.559
  • Moto G5S: 1.097
  • Galaxy J7 Neo: 1.444
Conclusão

A Motorola conseguiu virar o jogo, ao menos entre os dispositivos intermediários. Até pouco tempo atrás, a companhia era criticada pela má qualidade de suas fotos, mas hoje esses aparelhos vencem praticamente todos os comparativos que fazemos aqui no TudoCelular. E não foi diferente com o Moto G5S.

O Galaxy J7 Neo, outro que está em fase de testes em nossa bancada, conseguiu pontuação final pouco abaixo do K10 Novo, mas também pouco acima do Muv Up. A boa notícia é para quem gosta de selfies: esse é um dos melhores dispositivos no sensor frontal entre os avaliados aqui, e ainda conta com flash frontal.

O K10 Novo ficou com a segunda posição, mas só conseguiu vencer em um cenário, na imagem com flash. De resto, fica sempre com resultado apenas satisfatório, mas nunca suficiente para se destacar. E as selfies são uma decepção.

Já o Muv Up alterna bons e péssimos resultados. O dispositivo brasileiro pode entregar fotos aceitáveis, e quem tiver paciência para explorar o potencial desta câmera deve conseguir fotos incríveis (afinal, na arte, tudo é possível). O problema é que não é nada simples acertar esses ajustes.

  • O Samsung Galaxy J7 Neo ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O Motorola Moto G5S ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O Quantum MUV Up ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O LG K10 Novo ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.

15

Comentários

Resultados: J7 Neo, Moto G5S, Muv Up, K10 Novo | Comparativo de câmeras TudoCelular

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas