LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Galaxy J7 Neo, Moto G5S, Muv Up, K10 Novo | Comparativo de telas TudoCelular

25 de setembro de 2017 3

Depois do nosso comparativo de câmeras, é hora de pegarmos novamente o Galaxy J7 Neo, o Moto G5S, o Quantum Muv Up e o K10 Novo para ver qual tem a tela com melhor brilho e cores mais agradáveis em nosso comparativo de telas.

Antes, vamos ver as especificações técnicas de cada display, começando com um breve comparativo em tamanho real dos quatro dispositivos. Abaixo de cada foto, você pode ver, também, o tamanho da tela e a resolução que cada aparelho utiliza.

78.6 x 152.4 x 7.6 mm
5.5 polegadas - 1280x720 px
73.5 x 149.95 x 8.24 mm
5.2 polegadas - 1920x1080 px
76.9 x 153.3 x 8.9 mm
5.5 polegadas - 1280x720 px
75.3 x 148.7 x 7.9 mm
5.3 polegadas - 1280x720 px
Ir para página de comparação

Nosso comparativo de telas é bem simples: utilizamos as mesmas imagens em quatro cenários distintos, de modo a verificar a qualidade do brilho - se é confortável para uso em ambiente com muita luz e também em ambiente escuro - e das cores, avaliando as tonalidades e saturação. Para isso, faremos os testes em três etapas:

  • Ambiente externo ensolarado
  • Ambiente interno com luz artificial
  • Ambiente interno noturno

No ambiente ensolarado, todos os aparelhos são configurados para o brilho máximo. No ambiente interno, ajustamos o brilho para 200 lux em imagem branca, com o auxílio de um luxímetro. E no ambiente noturno, fazemos o teste em duas fases: com brilho máximo e com brilho mínimo.

Eis os resultados, todos ilustrados com fotos. Também fazemos a medição da quantidade de luz emitida por cada aparelho em brilho máximo e mínimo em imagem preta e branca, que você confere no final da matéria.

Ambiente externo ensolarado

Começamos com o ambiente externo, embaixo do sol. Esse teste serve para a gente ver qual aparelho tem o brilho máximo mais alto, para melhor visualização nesse cenário com luz extrema.

E o que pudemos observar é que todos possuem brilho próximo, sendo o J7 Neo o que tem a imagem mais visível, seguido pelo Muv Up, depois o K10 Novo e o Moto G5S o menos visível.

Fizemos o teste também com o brilho automático ativado e, apesar de todos terem aumentado um pouco a visibilidade, não mudou muito na comparação de um com o outro.

Ambiente interno com luz artificial

Agora em ambiente interno com luminosidade controlada, as telas foram ajustadas para emitir cerca de 200 lux em imagem branca. Para isso, utilizamos um luxímetro.

E nesse cenário, podemos observar que as cores do J7 Neo alcança uma variedade maior de tonalidades. O Moto G5S não fica muito atrás, enquanto o Muv Up e o K10 Novo saturam bastante as imagens comparado aos outros dois, mais contrastada. É possível reparar que o branco invade outras tonalidades em alguns pontos das imagens.

Na última imagem, no entanto, o K10 Novo parece apresentar maior variedade de tonalidades, e o G5S consegue definição melhor que os outros, por conta da resolução Full HD.

Ambiente noturno (brilho máximo)

Apagando as luzes e aumentando o brilho para o máximo de novo, podemos observar melhor como as telas alcançam níveis próximos de claridade com 100% do brilho. Também dá para ver um pouco melhor as diferenças no contraste e saturação das telas.

Lembrando que o uso de telas com brilho muito alto em ambientes com pouca luz podem fazer mal à saúde dos olhos e não é recomendado. Essa etapa do teste serve apenas para ilustrar melhor as diferenças nesses visores.

Ambiente noturno (brilho mínimo)

Agora sim, partindo para o melhor cenário à noite, reduzimos todas as telas para o brilho mínimo. Esta etapa serve para a gente ver qual tem a visibilidade mais confortável para uso no escuro.

E o Muv Up é o que alcança o menor brilho mínimo, enquanto o K10 Novo também é bastante confortável. O Moto G5S vem em terceiro, bem perto do J7 Neo, o que fica com o brilho mais claro entre os quatro. No entanto, todos eles têm brilho mínimo baixo o bastante para uso no escuro, desde que não seja muito prolongado.

Imagens do teste

Para tornar tudo o mais justo possível, foram disponibilizadas acima as imagens utilizadas no teste, permitindo assim que você as visualize em seu próprio display e compare ao resultado demonstrado pelos smartphones.

Vale lembrar ainda que algumas variações correspondem também à própria câmera utilizada para registrar as cenas, já que ela tende a balancear o máximo possível a diferença de brilho entre as telas, dependendo então do ponto que pegou como referência.

Medição de brilho

Utilizamos um luxímetro digital para tirar alguns parâmetros concretos de comparação, sendo escolhida uma imagem completamente preta e outra completamente branca para ver o nível máximo e mínimo de brilho dos aparelhos ao reproduzir ambas.

Os dados abaixo são medições feitas na unidade lux, que mede a intensidade de luz que é emitida da tela de cada aparelho:

Brilho máximo com imagem preta

  • Galaxy J7 Neo: 0
  • Moto G5S: 4
  • Quantum Muv Up: 6
  • K10 Novo: 2

Brilho mínimo com imagem preta

  • Galaxy J7 Neo: 0
  • Moto G5S: 0
  • Quantum Muv Up: 0
  • K10 Novo: 0

Brilho máximo com imagem branca

  • Galaxy J7 Neo: 691
  • Moto G5S: 617
  • Quantum Muv Up: 538
  • K10 Novo: 316

Brilho mínimo com imagem branca

  • Galaxy J7 Neo: 9
  • Moto G5S: 8
  • Quantum Muv Up: 2
  • K10 Novo: 3
Conclusão

Temos quatro aparelhos com exibição bem parecida, sendo que o J7 Neo é o mais confortável para uso embaixo da luz do sol, e o Muv Up o melhor para uso em ambientes escuros, apesar de ser o único que não oferece o filtro de luz azul. No entanto, você não deve ter grandes problemas em nenhum dos dois cenários caso opte por qualquer um dos quatro.

Os níveis de cores, contraste e saturação são bastante parecidos entre os quatro, e só o K10 Novo não permite nenhum tipo de ajuste do usuário. Porém, é o que traz maior equilíbrio, com bons níveis de tonalidade de cores e imagens mais realistas. Já o J7 Neo tem um pouco mais de contraste que os outros por conta da tela Super AMOLED.

Enfim, qualquer um dos quatro que você escolher, vai ter um dispositivo com boa exibição de conteúdo, e não muito diferente das outras opções na mesma faixa de preço.

  • O Samsung Galaxy J7 Neo ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O Motorola Moto G5S ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O Quantum MUV Up ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O LG K10 Novo ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.

3

Comentários

Galaxy J7 Neo, Moto G5S, Muv Up, K10 Novo | Comparativo de telas TudoCelular

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas