LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Hands-on do Android 7.0 Nougat no Galaxy A5 2017 | Vídeo do TudoCelular

28 de setembro de 2017 50

O Galaxy A5 2017 foi lançado no começo do ano com o Android 6.0 Marshmallow e apenas no final de agosto o aparelho começou a receber a atualização para o Android 7.0 Nougat no Brasil. Agora, o TudoCelular preparou um vídeo especial que mostra as novidades que essa versão do sistema leva para o smartphone intermediário premium da Samsung.

Aplicativo de configurações

Com a chegada do Android 7.0 Nougat o Galaxy A5 2017 ficou ainda mais com a cara do Galaxy S8. Agora ele está com a interface Samsung Experience 8.1, que por sua vez muda apenas alguns detalhes do sistema – para melhor, vale destacar. O aplicativo de configurações continua com o fundo branco e ícones simples, com pequenas descrições do que cada seção faz.


Barra de notificações

Já na barra de notificações, tiveram algumas mudanças mais expressivas. No caso agora é possível organizar a quantidade de ícones por linha, podendo escolher entre apenas três, quatro ou cinco. Nas colunas sempre haverão três ícones. Por falar neles, também é válido destacar que os ícones estão mais “sérios”, com linhas precisas.

Além disso, algo que não havia no Android 6.0 Marshmallow é a possibilidade de adicionar outras páginas com ícones para acesso rápido, além de poder organizá-los para facilitar o seu uso.


Botão de aplicativos

Na página inicial vemos que o Galaxy A5 2017 com Android 7.0 Nougat está com ainda mais cara de Galaxy S8. Ele abandona o botão para abrir a lista com todos os aplicativos instalados – porém é válido ressaltar que é possível trazê-lo de volta através das configurações.

Os ícones dos aplicativos do sistema também estão parecidos com o que temos no top de linha da marca, o que deve agradar os usuários. É bastante interessante ver que a Samsung está trabalhando para oferecer uma experiência premium em seus smartphones intermediários.


Semelhanças com o iOS

Também devemos comentar que o sistema parece ter alguns pontos inspirados no iOS. A área de configurações, por exemplo, com o fundo branco, ou até mesmo a barra de pesquisa ao abrir a lista com todos os aplicativos baixados no aparelho.

Na galeria também vemos semelhança, com os botões aparecendo na parte inferior em um fundo branco e – ao deixar apenas a imagem na tela – o fundo ficando preto para garantir uma melhor imersão. São aspectos característicos do iOS, mas que são muito bem-vindos para deixar a Samsung Experience 8.1 ainda mais bonita.


Novidades no player nativo

O Android 7.0 Nougat também trouxe uma grande função para os usuários que costumam utilizar muito o player de vídeo nativo do Galaxy A5 2017. Acontece que ao assistir algum vídeo através da galeria, você conseguirá ajustar o brilho e o volume sem precisar abaixar a barra de ações ou apertar algum botão. Basta deslizar o dedo pelo lado esquerdo da tela para cima ou para baixo para ajustar o brilho. Para aumentar ou diminuir a música, é preciso deslizar o dedo no lado direito da tela.


Alternar rapidamente entre apps

Um recurso bastante interessante que está presente agora no Galaxy A5 2017 é a possibilidade de alternar rapidamente entre aplicativos na multitarefa. Para isso, basta clicar duas vezes no botão de aplicativos recentes e o app que você estava usando antes será exibido na tela. Isso pode parecer simples, mas é uma função que acaba viciando com o tempo.

Tela dividida

Além disso, também devemos destacar a tela dividida. Apesar dela já estar disponível em smartphones Galaxy há anos, ela finalmente foi implementada de forma nativa pela Google, o que acabou gerando melhorias para o recurso nos aparelhos Galaxy.

No Android 7.0 Nougat a tela dividida está ainda mais rápida e uma maior gama de aplicativos possui suporte ao recurso. Para utilizá-lo, basta pressionar o botão de aplicativos recentes por alguns segundos em algum aplicativo que o sistema irá oferecer uma lista com os apps compatíveis.



Manutenção do aparelho

Através das configurações do Galaxy A5 2017 os usuários encontram o recurso “manutenção do aparelho”. Ele já existia na versão 6.0 Marshmallow do sistema, porém a novidade é que agora é possível selecionar diversos aplicativos para evitar que eles consumam bateria em segundo plano.

Além disso, a Samsung agora também permite que você selecione alguns aplicativos para ficar sempre suspenso, evitando que assim ele consuma muita bateria. Um exemplo é o aplicativo do Bradesco, que é um dos principais culpados pela baixa autonomia do smartphone. Ao suspendê-lo permanentemente, ele só será ativado quando o usuário abrir o app, evitando que consuma bateria quando estiver fechado.


Always on Display com nova interface

Por fim, temos o always on display. Ele também já estava disponível no Galaxy A5 2017 com Android 6.0 Marshmallow, porém na nova versão do sistema a Samsung incluiu um novo design inspirado no que encontramos no Galaxy S8. Agora a hora é apresentada na vertical e abaixo dela os usuários encontram os ícones das notificações. Caso queira, é possível utilizar o formato padrão da hora na horizontal, mas os usuários que gostam de novidade com certeza manterão o novo visual.

Além disso, a Samsung também oferece diversos estilos de relógio diferentes. Além do padrão, que mostra apenas a hora digital, o dia da semana, a data e a porcentagem da bateria, também é possível optar pelo relógio analógico, pelo mundial – que oferece dois horários de dois fusos diferentes – e o calendário. Também é possível escolher algum fundo para deixar o always on display ainda mais bonito.

Conclusão

As novidades que chegam para o Galaxy A5 2017 com a atualização para o Android 7.0 Nougat não são muitas, porém elas fazem a diferença. No caso, o smartphone já possuía a Samsung Experience, que é a mesma interface encontrada no Galaxy S7, por exemplo.

De qualquer forma, com o Android 7.0 Nougat o Galaxy A5 2018 fica ainda mais moderno e deve agradar os usuários. Apesar de ser uma nova versão do sistema, a experiência ainda está bastante fluída e não apresenta sinais de lags, além de também ser bastante interessante para os usuários preocupados com segurança.

O Samsung Galaxy A5 2017 ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.

50

Comentários

Hands-on do Android 7.0 Nougat no Galaxy A5 2017 | Vídeo do TudoCelular

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas