LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

E a luta continua: 'Fake News' são um problema crítico, diz chefe de segurança do Facebook

09 de outubro de 2017 5

Após o massacre ocorrido em Las Vegas onde um atirador deixou mais de 50 pessoas mortas e centenas de feridos, as 'Fake News' ou notícias falsas, começaram a pipocar no Facebook e no Google. Com isso, ficou mais do que claro que ambas as plataformas necessitam urgentemente melhorar o combate a esse tipo de problema.

Pouco tempo depois, o Facebook anunciou outra ferramenta para evitar que as notícias falsas na rede social ganhem tamanha repercussão. A partir de agora, as publicações com notícias serão acompanhadas de um botão que ao ser tocado/clicado abrirá uma pequena janela/aba com detalhes sobre o artigo e seu publicante.

Mesmo assim, essa é ainda uma solução paliativa e o chefe de segurança da rede social, Alex Stamos, afirmou que o problema é ainda muito maior do que imaginamos. Ele defendeu que o Facebook precisa melhorar a Machine Learning, aprendizagem de máquina, para que ela controle melhor o que os usuários podem ver.

Ele acrescentou que o aprendizado da máquina é essencial para combater notícias falsas, pois é responsável por filtrar conteúdos violentos do feed de notícias. Cabe lembrar que o Facebook vem enfrentando desde o ano passado a acusação de ser omisso no combate as notícias falsas que acabaram ajudando na eleição de Donald Trump a presidência dos Estados Unidos, com isso a empresa até anunciou a contratação de 1.000 revisores para o ano que vem.

Stamos acrescentou que sua equipe havia identificado ano passado cerca de 500 "contas falsas" que eram usadas para fazer anúncios que tratavam questões sociais altamente politizadas, como imigração, armas e direitos LGBT. Ele ainda afirma

Estou vendo uma grande cobertura de nossos problemas recentes, impulsionados por estereótipos de nossos funcionários e ataques contra empresas de tecnologia. Ninguém das grandes empresas pensa que os algoritmos são neutros. Vamos melhorar isso

Com isso, todos estão buscando medidas para solucionar os problemas de notícias falsas na web, mas mesmo assim ainda é necessário trabalhar muito para se ter uma solução definitiva. Vale lembrar que em novembro funcionários do Twitter, Google e do Facebook estarão testemunhando no congresso norte americano sobre o caso da interferência russa nas eleições americanas.


5

Comentários

E a luta continua: 'Fake News' são um problema crítico, diz chefe de segurança do Facebook
  • Fakebook?!

      • Problema que facilmente poderia ser contornado criando uma "whitelist" com os principais portais de notícia, como UOL, G1, Yahoo e tantos outros.Esses portais iriam garantir a qualidade das notícias principais e ganhariam um "selo" de verificado e a notícia seria compartilhada normalmente. Artigos opinativos de portais verificados ganhariam uma observação de que se trata de artigo opinativo e seriam compartilhados.Mas sites e blogs que nitidamente publicam notícias falsas seriam restritos apenas a timeline de quem postou o link, seguido de aviso que a notícia pode ser falsa.Sites de humor como o Joselito Muller e o Sensacionalista ganhariam um "selo" destacando que a notícia na verdade se trata de uma publicação com humor.Para uma empresa do porte do Facebook, a solução é simples.

          • Esses animais poderiam acrescentar a opção de denunciar notícia falsa, mas vão apenas ficar aí fingindo que fazem alguma coisa.

              • Enquanto a CNN, NBC, New York Times, O Globo, Folha, Catraca Livre... estiverem na rede, sempre haverá Fake News!!!

                Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

                Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

                Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

                Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas