LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Moto Z2 Force, Xperia XZ1, Galaxy S8+ e G6 | Comparativo de telas do TudoCelular

10 de outubro de 2017 10

Publicamos na última semana nosso comparativo de câmeras envolvendo LG G6, Samsung Galaxy S8+, Sony Xperia XZ1 e Motorola Moto Z2 Force, e enquanto esperamos o resultado da votação trazemos também nosso comparativo de telas, onde vemos como os painéis adotados pelas companhias se comportam nos mais variados ambientes.

O objetivo do nosso comparativo é identificar qual tela oferece o melhor equilíbrio com relação ao nível de brilho alcançado, índice de reflexos no vidro que cobre a tela, saturação, contraste e fadiga visual (brilho excessivo em ambientes escuros).

O teste consiste em exibir o mesmo grupo de cinco imagens usadas em outros comparativos de tela feitos pelo TudoCelular, sendo divido em três etapas:

  • Ambiente externo ensolarado
  • Ambiente interno com luz artificial
  • Ambiente interno noturno

No caso do ambiente externo ensolarado, utilizamos os aparelhos com o brilho máximo de tela permitido pela sua configuração manual, além de outros modos ainda mais intensos caso disponíveis, possibilitando assim uma ideia de como os dispositivos se saem ao terem que enfrentar iluminação excessiva.

O teste em ambiente interno com luz artificial foi realizado com as telas de todos os aparelhos niveladas manualmente para 200 lux, algo possível graças ao uso de um luxímetro digital. Desta forma, neste teste comparamos basicamente a fidelidade de cores e o contraste de cada uma delas.

Por fim, o teste no escuro mostra qual atinge o maior brilho, assim como qual aparelho oferece o brilho mais baixo, o que ajuda a reduzir fadiga visual. Aproveitamos ainda para mostrar todos com o mesmo nível de brilho neste cenário, o que ajuda a dar uma ideia ainda melhor da diferença de reprodução de cores entre eles.

71.9 x 148.9 x 7.9 mm
5.7 polegadas - 2880x1440 px
73.4 x 159.5 x 8.1 mm
6.2 polegadas - 2960x1440 px
73.4 x 148 x 7.4 mm
5.2 polegadas - 1920x1080 px
76 x 155.8 x 6.1 mm
5.5 polegadas - 2560x1440 px
Ir para página de comparação

LG e Sony adotaram painéis IPS LCD em seus dispositivos, enquanto Samsung e Motorola partiram para o Super AMOLED. A menor tela das quatro é a presente no Xperia XZ1, com diagonal de 5,2 polegadas, seguida pela do Moto Z2 Force com 5,5 polegadas. Pouco acima fica o G6 com 5,7 polegadas, e fechando a lista temos o Galaxy S8+ com 6,2 polegadas, sendo os dois últimos com proporção diferenciada, 18:9 no G6 e 18,5:9 no Galaxy S8+.

Sobre as configurações de tela, Samsung e Sony incluem modos de controle mais completo sobre as cores exibidas no display, enquanto a Motorola permite escolher entre um tema mais "natural" e outro mais "intenso".

Ambiente externo ensolarado (brilho máximo)

Nosso primeiro cenário mostra como os dispositivos se saem em ambiente externo com forte iluminação solar, onde é possível percebermos que as telas Super AMOLED usadas por Samsung e Motorola de fato fazem a diferença, entregando uma visibilidade bem maior neste tipo de ambiente. Em terceiro vem o Xperia XZ1 que ainda permite algum tipo de visualização, e em último o G6 que não permite ver praticamente nada.

Ambiente interno (brilho 200 lux)

O segundo ambiente simula um uso em ambiente interno com luz artificial, algo como usar seu dispositivo dentro de casa durante o dia ou a noite. Todos foram configurados manualmente para 200 lux de brilho, e pelo que pode ser percebido o Xperia XZ1 consegue entregar cores tão saturadas e vívidas quanto as telas Super AMOLED, deixando o G6 com algo mais natural e "lavado" que os demais.

Ambiente interno noturno (brilho 200 lux)

Ao apagarmos as luzes mantendo o mesmo brilho nas telas a situação fica ainda mais visível, com o G6 sendo o único dos três a entregar tons mais balanceados e próximos da realidade, enquanto os representantes de Samsung, Motorola e Sony apostam na saturação exagerada para agradar aos usuários.

Ambiente interno noturno (brilho mínimo)

Com o brilho mínimo em ambiente escuro temos o Moto Z2 Force como grande vilão, apresentando algo de longe mais forte que os demais. Em seguida vem o Xperia XZ1 que também é um pouco acima do desejado para este tipo de ambiente, ficando G6 e Galaxy S8+ como os vencedores por aqui.

Ambiente interno noturno (brilho máximo)

Por fim, temos aquele ambiente onde você esqueceu de deixar o brilho no automático e entrou para um local escuro com o brilho máximo. Obviamente, todos os aparelhos estouram quase que completamente as cores, ficando o G6 como único que provê algo minimamente usual, mas que certamente irá incomodar após poucos segundos.

Imagens do teste

Para tornar tudo o mais justo possível, foram disponibilizadas acima as imagens utilizadas no teste, permitindo assim que você as visualize em seu próprio display e compare ao resultado demonstrado pelos smartphones.

Vale lembrar ainda que algumas variações correspondem também à própria câmera utilizada para registrar as cenas, já que ela tende a balancear o máximo possível a diferença de brilho entre as telas, dependendo então do ponto que pegou como referência.

Medição de brilho

Utilizamos um luxímetro digital para tirar alguns parâmetros concretos de comparação, sendo escolhida uma imagem completamente preta e outra completamente branca para ver o nível máximo e mínimo de brilho dos aparelhos ao reproduzir ambas.

Os dados abaixo são medições feitas na unidade lux, que mede a intensidade de luz que é emitida da tela de cada aparelho:

Brilho máximo com imagem preta

  • G6: 0
  • Galaxy S8+: 0*
  • Xperia XZ1: 1
  • Moto Z2 Force: 0*

Brilho mínimo com imagem preta

  • G6: 0
  • Galaxy S8+: 0*
  • Xperia XZ1: 0
  • Moto Z2 Force: 0*

*Moto Z2 Force e Galaxy S8+ contam com tela Super AMOLED, então desligam completamente os pixels ao exibir imagens pretas, algo que não acontece nos modelos com tela IPS LCD.

Brilho máximo com imagem branca

  • G6: 415
  • Galaxy S8+: 773
  • Xperia XZ1: 669
  • Moto Z2 Force: 700

Brilho mínimo com imagem branca

  • G6: 3
  • Galaxy S8+: 3
  • Xperia XZ1: 7
  • Moto Z2 Force: 19
Conclusão

É inegável que a Samsung se mantém como dona das melhores telas do mundo, sendo o Galaxy S8+ o melhor modelo em absolutamente todos os ambientes, seja em termos de brilho ou de reprodução de cores, já que ele permite configurar os tons para algo mais natural caso desejado.

Em seguida temos o Xperia XZ1, que não entrega uma visibilidade em ambiente externo tão boa mas se saiu relativamente bem de uma maneira geral, seguido de perto pelo Moto Z2 Force que se saiu bem embaixo de Sol mas pecou em locais escuros. Por fim, temos o G6, que em locais internos entrega algo bastante confortável, mas conta com cores mais "lavadas" e um brilho máximo bem abaixo dos demais.

E você, qual tela gostou mais? Concorda com nosso veredito? Deixa seu comentário aí embaixo e fique ligado que no decorrer da semana teremos também o resultado de nosso comparativo de câmeras entre estes mesmos modelos!

Roteiro, gravação e produção por Wallace Moté.

  • O Sony Xperia XZ1 ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O Motorola Moto Z2 Force ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O Samsung Galaxy S8 Plus ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O LG G6 ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.

10

Comentários

Moto Z2 Force, Xperia XZ1, Galaxy S8+ e G6 | Comparativo de telas do TudoCelular

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas