LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Resultados: Moto Z2 Force, Xperia XZ1, Galaxy S8+ e G6 | Comparativo de câmeras TudoCelular

12 de outubro de 2017 70

Depois de uma semana inteira de árdua votação, chegou a hora de descobrirmos qual foi o grande vencedor de nosso comparativo de câmeras entre Samsung Galaxy S8 Plus, LG G6, Motorola Moto Z2 Force e Sony Xperia XZ1, sendo estes os principais flagships do mercado nacional até o momento.

Antes de seguirmos, vale dar uma rápida repassada nas especificações técnicas de cada dispositivo no que diz respeito às câmeras, lembrando que G6 e Moto Z2 Force possuem conjunto com duas câmeras na parte traseira, sendo o modelo da Motorola o único a contar com flash LED frontal.

Especificações técnicas

Todas as fotos foram tiradas com os aparelhos em modo automático e resolução máxima permitida na proporção 4:3, que é geralmente onde alcançamos todo o potencial do sensor. Com isso, a escolha por usar HDR ou qualquer outro recurso ficou inteiramente por parte do software da câmera de cada modelo, assim como acontecerá caso você vá utilizá-lo.

Agora descubra a ordem dos smartphones usados no teste:

73.4 x 159.5 x 8.1 mm
6.2 polegadas - 2960x1440 px
71.9 x 148.9 x 7.9 mm
5.7 polegadas - 2880x1440 px
76 x 155.8 x 6.1 mm
5.5 polegadas - 2560x1440 px
73.4 x 148 x 7.4 mm
5.2 polegadas - 1920x1080 px
Ir para página de comparação

Para chegarmos aos resultados que estão listados mais abaixo, utilizamos a seguinte metodologia com criação do ranking individual e final. Cada smartphone recebeu uma pontuação em cada comparativo individual, onde a soma de todos os pontos revelou o vencedor. Foram usados os seguintes pesos:

  • Primeiro colocado: 4 pontos
  • Segundo colocado: 3 pontos
  • Terceiro colocado: 2 pontos
  • Quarto colocado: 1 ponto

Explicações básicas dadas, vamos aos resultados!

Foto 1

No primeiro cenário já vemos que teremos uma boa disputa neste comparativo, com o G6 liderando por poucos pontos de vantagem para os colocados seguintes. O modelo da LG somou 33 pontos, vindo o Moto Z2 Force na sequência com 29 e o Galaxy S8+ em terceiro com 27. Em último ficou o Xperia XZ1 com 11 pontos.

Foto 2

A situação se repete no segundo cenário, com o G6 liderando com 28 pontos e seguido de perto por Galaxy S8+ e Xperia XZ1, que somaram 27 e 26 pontos, respectivamente. Desta vez a lanterna ficou para o Moto Z2 Force, que marcou 19 pontos.

Foto 3

Nem esta imagem com áreas de sombra e outras muito iluminadas foi capaz de deixar a disputa menos equilibrada, com o G6 levando a melhor pela terceira vez consecutiva mas novamente seguido de perto por seus rivais, marcando 29 pontos contra 28 do Moto Z2 Force e 26 do Galaxy S8+. O Xperia XZ1 ficou na última posição com 17 pontos.

Foto 4

Sim, mais uma vitória do G6. O dispositivo da LG somou 32 pontos contra 30 do Moto Z2 Force e 27 do Galaxy S8+, deixando bem para trás do Xperia XZ1 com seus 11 pontos e demonstrando que continua como uma ótima opção para entusiastas da fotografia.

Foto 5

Eis que finalmente temos um vencedor que não é o G6, sendo o seu "irmão" sul-coreano responsável por chegar ao topo do pódio por aqui. O Galaxy S8+ somou 32 pontos contra 26 do Xperia XZ1, 23 do Moto Z2 Force e 19 do G6. Como diz o ditado: últimos serão os primeiros, ou quase isso.

Foto 6

Voltamos à nossa programação normal, com o G6 liderando a disputa por 29 pontos contra 28 do Moto Z2 Force. Xperia XZ1 e Galaxy S8+ ficam um pouco mais para trás, com 22 e 21 pontos, respectivamente.

Foto 7

Passando novamente de uma sul-coreana para a outra, a liderança aqui foi da Samsung com 36 pontos contra 28 do Xperia XZ1, que figura na segunda colocação. G6 e Moto Z2 Force empataram na terceira posição com 18 pontos, demonstrando que os leitores e a staff do TudoCelular.com ficaram bem divididos.

Foto 8

Na segunda cena de macro temos nova vitória do Galaxy S8+, com o dispositivo marcando agora 31 pontos contra 29 do G6, segundo colocado. Em terceiro tivemos novo empate, mas dessa vez com Moto Z2 Force e Xperia XZ1 marcando 20 pontos cada.

Foto 9

Em ambiente interno o Galaxy S8+ manteve a preferência geral, com 35 pontos contra 29 do G6, novamente na segunda posição. O terceiro lugar aqui ficou para o Xperia XZ1 com 20 pontos, com o Moto Z2 Force amargando a lanterna com apenas 16.

Foto 10

No mesmo ambiente mas com luzes apagadas e flash ativo, O G6 tomou a liderança de seu conterrâneo por poucos pontos, somando 31 pontos contra 29 do Galaxy S8+. Em terceiro veio o Moto Z2 Force com 24 pontos, enquanto o Xperia XZ1 ficou em último com 16.

Foto 11

Passando para ambiente noturno, tivemos uma vitória maiúscula do G6 contra seus rivais, com o dispositivo somando 36 pontos contra 25 do Xperia XZ1, segundo colocado. Em terceiro veio o Moto Z2 Force com 24 pontos, enquanto o Galaxy S8+ foi o que menos agradou, marcando apenas 15.

Foto 12

Em uma cena noturna com iluminação mais abundante a coisa mudou um pouco de figura, com o Xperia XZ1 tomando a liderança com 32 pontos enquanto Galaxy S8+ e G6 empataram na segunda colocação, ambos com 25. O Moto Z2 Force ficou na lanterna, com 18 pontos.

Foto 13

Na última cena noturna temos nova vitória do Xperia XZ1, mas desta vez com o G6 vindo logo em seguida, sendo somados 32 pontos para o primeiro e 29 para o segundo. As demais posições também foram disputadas, com o Galaxy S8+ marcando 20 pontos contra 19 do Moto Z2 Force.

Foto 14

Com a câmera frontal vemos que a preferência ficou para o bom foco do Galaxy S8+, apesar do Xperia XZ1 ter sido o único a tornar o plano de fundo visível. O dispositivo da Samsung marcou 33 pontos contra 28 de seu rival da Sony, ficando G6 com 24 pontos e Moto Z2 Force com 15.

Foto 15

Por fim, nova surpresa. Apesar de contar com flash dual LED frontal o Moto Z2 Force não foi páreo para o flash na tela do Galaxy S8+, conseguindo apenas 25 pontos contra 38 do modelo sul-coreano, maior pontuação de todo o teste. O Xperia XZ1 veio em terceiro com 22 pontos, enquanto o G6 amargou a lanterna com 15.

Pontuação final

Somando todos os cenários acima, temos a seguinte pontuação final:

  • Galaxy S8+: 422 pontos
  • G6: 406 pontos
  • Moto Z2 Force: 336 pontos
  • Xperia XZ1: 336 pontos
Potência do flash

Em nosso comparativo de câmeras também medimos a potência da iluminação do flash de cada smartphone, recurso que pode influenciar na qualidade de capturas noturnas. Utilizando um luxímetro chegamos aos números apresentados mais abaixo, em unidades de medição de luz por metro quadrado (100x lux), indicando que quanto mais alto for o número, mais potente é o flash para iluminar ambientes escuros.

  • Galaxy S8+: 1.570 lux
  • G6: 1.154 lux
  • Moto Z2 Force: 1.314/161 lux
  • Xperia XZ1: 223 lux
Conclusão em fotos

Depois de todos estes testes, podemos dizer que a distância entre os modelos topo de linha atualmente não é tão grande em termos de captura de imagens como tínhamos há poucos anos, sendo inegável que qualquer um dos quatro será capaz de prover belas imagens nos mais variados ambientes, porém com certos pontos onde cada um se destaca.

Em cenas diurnas vimos que apenas o Xperia XZ1 não se saiu tão bem assim, apresentando imagens ligeiramente mais "lavadas" e escuras que os demais, o que acabou desagradando a maioria. Por outro lado, o aparelho da Sony se sobressaiu em ambiente noturno, conseguindo arrematar dois dos três cenários e ficar em segundo no restante.

O Galaxy S8+, tido por muitos como um dos melhores modelos para registro de fotos no mundo, demonstrou ser o mais "estável" dos quatro. Isto fez com que ele conseguisse a primeira colocação geral no somatório de pontos mesmo que não fosse o modelo a ocupar mais vezes a primeira posição individualmente, com seis tentos contra sete do G6.

Por fim, o Moto Z2 Force mostra que a Motorola evoluiu consideravelmente no que diz respeito a câmeras se comparado ao que tínhamos em gerações passadas, pois mesmo que não tenha ocupado a primeira colocação em muitos cenários ele assegurou em muitos casos a segunda ou terceira posição, o que deve ser levado em conta se compararmos seu preço ao que temos nos representantes de Samsung e Sony.

Quando falamos da câmera frontal, porém, o Galaxy S8+ parece ter a preferência da maioria, sendo nítida a diferença na pontuação entre ele e seus rivais neste quesito.

Conclusão em vídeos

Falando sobre os vídeos, vimos que o Moto Z2 Force possui a pior estabilização dentre os quatro, pois mesmo que também não conte com estabilização óptica o Xperia XZ1 consegue amenizar bastante isso com a tecnologia SteadyShot da Sony.

A qualidade geral dos aparelhos em gravação com a câmera traseira é bem similar, ficando um adendo apenas para a estranha queda na taxa de quadros por segundo do Galaxy S8+ em alguns momentos, e para o microfone do Xperia XZ1 que apresentou um bug bem bizarro em um dos testes.

Com a câmera frontal, durante o dia não há muito o que se comentar, exceto que G6 e Galaxy S8+ parecem não lidar tão bem com luz solar direta quanto Moto Z2 Force e Xperia XZ1. Em gravação noturna, o modelo da Motorola é o único a entregar algo minimamente usual, já que ostenta sozinho um par de LEDs para flash.

E você, qual dos quatro aparelhos mais te agradou? Viu uma diferença muito grande na qualidade deles para fotos e vídeos? Deixe-nos seu comentário abaixo!

Roteiro, gravação e produção por Wallace Moté.

  • O Sony Xperia XZ1 ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O Motorola Moto Z2 Force ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O Samsung Galaxy S8 Plus ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O LG G6 ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.

70

Comentários

Resultados: Moto Z2 Force, Xperia XZ1, Galaxy S8+ e G6 | Comparativo de câmeras TudoCelular

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas