LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Comparativo: Galaxy S8 Plus vs Xperia XZ Premium | Vídeo do TudoCelular

17 de outubro de 2017 17

E aqui estamos com mais um comparativo de flagships. De um lado temos o Galaxy S8 Plus e do outro o Xperia XZ Premium. Estes não chegam a ser os modelos topo de linha mais recentes da Samsung e Sony, já que estas empresas lançaram no mercado nacional o Galaxy Note 8 e o Xperia XZ1, recentemente.

No entanto, muitos podem estar em dúvida entre qual escolher, já que ambos apresentam hardware de ponta e contam com preços mais atrativos devido ao maior tempo de mercado. Mas qual dos dois tem mais a oferecer?

Enquanto o Xperia traz o que há de mais avançado da Qualcomm, o Snapdragon 835, o smartphone da Samsung aposta no chipset da própria sul-coreana, o Exynos 8895. Este duelo é interessante para vermos qual tem mais a oferecer em desempenho e eficiência energética.

Design e construção

O que temos em comum aqui? Ambos são de metal e contam com traseira em vidro. A diferença fica para o fato que a Sony usou bordas de plástico nas laterais do XZ Premium, o que compromete um pouco a qualidade superior que o aparelho tenta oferecer. No modelo da Samsung temos metal em toda a sua extensão.

Por contarem com traseira de vidro, ambos acabam acumulando marcas de dedo com absurda facilidade (especialmente nas cores escuras), além de riscarem e quebrarem com facilidade preocupante. Os aparelhos testados oferecem Gorilla Glass 5 como proteção especial, mas não espere que o vidro da Corning faça milagres.

Em termos de medidas temos 159,5 x 73,4 x 8,1 mm e 173g para o Galaxy S8 Plus e 156 x 77 x 7,9 mm e 195g para o Xperia XZ Premium. Ou seja, ambos são quase do mesmo tamanho, mas o modelo da Samsung é ligeiramente maior, enquanto o da Sony é mais largo e pesado. Porém, o Galaxy S8 Plus entrega uma melhor ergonomia diante de sua tela curva e bordas arredondadas.

73.4 x 159.5 x 8.1 mm
6.2 polegadas - 2960x1440 px
77 x 156 x 7.9 mm
5.5 polegadas - 3840x2160 px
Ir para página de comparação

Na lateral esquerda do Galaxy S8 Plus temos o botão de controle da Bixby e as teclas de controle de volume, enquanto no Xperia XZ Premium temos a gaveta para cartão SIM e microSD. Na lateral direita temos apenas o botão de liga/desliga no modelo da Samsung, enquanto no da Sony temos também as teclas de volume e botão dedicado para câmera.

Na parte superior encontramos a gaveta híbrida no Galaxy S8 Plus, que permite usar dois chips de operadora ou um chip e um cartão microSD ao mesmo tempo. No Xperia temos a entrada para fones de ouvido, além de um microfone que também pode ser encontrado no rival sul-coreano.

A borda inferior traz a entrada USB-C em ambos os modelos, além de microfone dedicado para chamadas. O diferencial para o Galaxy está em seu alto-falante mono, enquanto o Xperia oferece solução dupla na frontal do aparelho com áudio estéreo. Por fim, temos a entrada P2 para fones de ouvido na lateral inferior do Galaxy S8 Plus.

Enquanto o leitor biométrico do Galaxy S8 Plus fica localizado na traseira ao lado da câmera, o do Xperia pode ser acessado na lateral no botão de ligar/desligar. Desta forma, ele acaba sendo muito mais conveniente e funcional que o da Samsung, especialmente para quem não possui mãos grandes.

O Galaxy S8 Plus oferece leitor de íris e facial como soluções alternativas de biometria. A primeira não é muito eficiente já que é necessário deixar o aparelho rente com seus olhos e a uma distância média de 30 centímetros. A biometria facial é mais prática, mas não oferece o mesmo nível de segurança da digital e íris.

Tela e som

Aqui temos tecnologias diferentes. Do lado da Samsung temos o painel Super AMOLED da própria empresa, enquanto do lado da Sony temos a tecnologia IPS LCD. Outro diferencial está na resolução, sendo Quad HD+ (2960 x 1440 pixels) no Galaxy S8 Plus e Ultra HD 4K (3840 x 2160 pixels) no Xperia XZ Premium.

Samsung normalmente é conhecida por abusar da saturação de cores em suas telas, mas a Sony não fica muito atrás aqui. A boa notícia é que ambas as empresas oferecem perfis de calibração de cores e temperatura de branco, o que ajuda a deixar a exibição do conteúdo a gosto de cada usuário.

Em termos de brilho, vemos uma grande diferença a favor da Samsung. O painel do Galaxy S8 Plus consegue atingir uma média de 650 lux com o site do TudoCelular aberto, chegando a 1.000 lux com o brilho automático ligado em ambiente externo. Ao usar o recurso potencializador de vídeo, apps como YouTube, Netflix ou vídeo player nativo conseguirão chegar a 1.200 lux de brilho ao executarem vídeos – este é o maior resultado já visto no TudoCelular.

O Xperia XZ Premium, por outro lado, fica bem abaixo com média de 450 lux no Chrome e 500 lux no modo automático ou mesmo ao ver vídeos no YouTube. Fica claro que a tela da fabricante japonesa não é capaz de alcançar um brilho muito forte, talvez por causa da insana quantidade de pixels que demandam muita energia.

Em som temos resultados mistos. Enquanto o Galaxy S8 Plus peca por oferecer um único alto-falante mono, o Xperia XZ Premium traz solução dupla frontal. Desta forma, o modelo japonês entrega uma maior imersão em filmes e jogos, mas o volume fica muito abaixo do que temos no smartphone da Samsung. Para quem usa muito o celular em ambientes externos com forte barulho, será mais fácil ouvir o som que sai do Galaxy S8 Plus.

Hardware e desempenho
Galaxy S8 Plus Xperia XZ Premium
Chipset Exynos 8895 Snapdragon 835
CPU Quad 2,3 GHz + quad 1,7 GHz Quad 2,45 GHz + quad 1,9 GHz
GPU Mali-G71 MP20 Adreno 540
RAM 4 ou 6 GB 4 GB
Armazenamento 64 ou 128 GB + microSD 64 GB + microSD

O Galaxy S8 Plus nacional vem com chipset Exynos 8895 desenvolvido pela própria Samsung, enquanto a variante norte-americana conta com Snapdragon 835, modelo presente no Xperia XZ Premium. Desta forma, este comparativo não é interessante apenas para vermos qual smartphone é mais rápido como também serve para conferirmos a diferença entre os dois chips.

Resultados em benchmarks:

  • AnTuTu: 170 mil (S8+) e 160 mil (XZ Premium)
  • GeekBench: 2021/6726 (S8+) e 1869/6016 (XZ Premium)
  • Asphalt 8: 30 FPS (S8+) e 30 FPS (XZ Premium)
  • MC5: 60 FPS (S8+) e 59 FPS (XZ Premium)
  • Subway Surfers: 60 FPS (S8+) e 59 FPS (XZ Premium)

Temos que ressaltar que os valores em benchmarks sempre variam. Executamos o AnTuTu diversas vezes e registramos uma média de 170 mil pontos no Galaxy S8 Plus, enquanto o modelo da Sony ficou na média de 160 mil, mas chegando a cair para menos de 150 mil quando estava quente.

Em jogos, notamos que o aparelho da Sony apresentou quedas de quadros no jogo Subway Surfers, o que fica claro que estamos diante de problema de otimização com este jogo. De qualquer forma, assim como o Galaxy S8 Plus, o smartphone da Sony é capaz de rodar qualquer jogo atual para Android sem problemas.

Apesar dos dois contarem com 4 GB de RAM, o modelo da Sony fez melhor uso dessa memória. O smartphone da Samsung chegou a recarregar alguns apps que deveriam ficar abertos em segundo plano, mas segurou os jogos que são mais pesados. Para quem se irritar com esse problema, vale a pena dar uma conferida no modelo com 6 GB de RAM.

Câmeras

O Xperia XZ Premium apresenta as maiores resoluções dos dois modelos, sendo 19 megapixels na câmera traseira e 13 megapixels na frontal. O smartphone da Samsung oferece apenas 12 e 8 megapixels, respectivamente. No entanto, o seu diferencial está em entregar uma maior abertura – f2.0 contra f.1.7.

O resultado disso é que o Galaxy S8 Plus é capaz de capturar imagens mais claras em ambientes com pouca luz, mas quando há sol a diferença é pouca entre os modelos. Apesar de oferecer uma resolução mais baixa, a câmera da Samsung é capaz de registrar mais detalhes dos objetos, mas em troca satura mais as cores.

Galaxy S8 Plus

Xperia XZ Premium

Em vídeos, ambos gravam na resolução 4K a 30 quadros por segundo. Em câmera lenta temos 240 fps no Galaxy S8 Plus e 960 fps no Xperia XZ Premium (mas esta velocidade fica limitada a apenas 5 segundos). Em estabilização de imagem o smartphone da Sony manda melhor, mas o Galaxy S8 Plus não fica muito atrás.

A câmera frontal do Galaxy S8 Plus oferece gravação em Quad HD, enquanto o Xperia XZ Premium fica limitado a Full HD. Outro diferencial está no foco, sendo automático no smartphone da Samsung e fixo no da Sony.

Em termos de software, a câmera da Samsung oferece mais ajustes manuais, permitindo que o usuário tenha maior controle sobre o hardware. A da Sony prefere investir em realidade aumentada, que pode parecer um extra desnecessário para muitos, ainda mais quando o celular esquenta muito quando este recurso está em uso.

No geral, a câmera da Samsung oferece melhor qualidade em fotos e vídeos, especialmente para quem tiver paciência de explorar o modo Pro oferecido.

Bateria

O Galaxy S8 Plus oferece a maior bateria dos dois, sendo 3.500 mAh. O aparelho vem com carregador mais potente e com tecnologia de carregamento acelerado, o que faz com que sua bateria recarregue mais rápido que os 3.230 mAh do Xperia XZ Premium, sendo 1h38 para o primeiro e 3h08 para o segundo.

Não apenas isso, mas a bateria do smartphone da Samsung dura consideravelmente mais. Em nossos testes tivemos uma diferença de 7 horas no tempo de uso com 3 horas de tela ligada de vantagem para o S8 Plus. Desta forma, se você busca o melhor em autonomia, o flagship da Samsung é o mais indicado aqui.

Ambos oferecem modos de economia de energia. No Galaxy temos dois perfis que podem ser customizados. O mais agressivo deixa a interface toda escura para desligar os pixels da tela e fazer a bateria durar dias. No modelo da Sony temos o modo Stamina que oferece três perfis no modo padrão, além de um mais agressivo que limita bastante o uso do aparelho.

Sistema operacional

Ambos contam com sistema Android Nougat. O que muda é que no Galaxy S8 Plus temos a versão 7.0, a mesma de seu lançamento. No Xperia estamos com a 7.1.1, a penúltima lançada antes do Oreo. Em termos de pacotes de segurança, Samsung e Sony vêm mantendo um ritmo aceitável com atualizações mensais aqui no Brasil.

Cada empresa aposta em interface própria com apps e funcionalidades únicas. O Android modificado pela Sony é mais leve e apresenta animações mais ágeis, enquanto a Samsung Experience 8.1 ainda sofre com engasgos e quedas constantes na taxa de quadros de exibição da interface.

No geral, temos uma melhor experiência com o Xperia XZ Premium. Se desempenho é o ponto mais importante em um smartphone para você, o modelo da Sony acaba sendo a escolha certa.

Conclusão

O Galaxy S8 Plus traz um design mais atual com bordas finas, enquanto o Xperia XZ Premium continua com o mesmo design defasado da Sony. O flagship da Samsung oferece uma melhor tela, som mais potente, câmera mais completa e maior autonomia de bateria. Estes são realmente os pontos mais importantes para a maioria dos consumidores.

Porém, para quem busca o celular mais rápido, o Xperia seria o indicado em nosso comparativo. Ele foi um dos modelos mais rápidos que passaram pelas bancadas do TudoCelular e faz o Galaxy S8 Plus passar vergonha. Além disso, seu leitor biométrico na lateral é muito mais prático de ser usado, o que pode ser um diferencial para alguns.

Pesando prós e contras de cada um, o Galaxy S8 Plus vence por acertar em pontos importantes. Se desempenho é vital para você, então a escolhia cairia sobre o modelo da Sony.

  • O Samsung Galaxy S8 Plus ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O Sony Xperia XZ Premium ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.

17

Comentários

Comparativo: Galaxy S8 Plus vs Xperia XZ Premium | Vídeo do TudoCelular
  • Sempre falam do design da Sony. Acho que não tem mais nada para criticar nos aparelhos, então usam essa desculpa para desmerecer.

      • Dois ótimos celulares

          • Tenho o xz premium e não tenho nada a reclamar. Venho de um S7 Edge e o o xz o supera com muita folga. O smartphone mais rápido que já usei. Tela excelente e o leitor de digitais da um baile na Samsung . As vezes dava raiva no S7 pois falhava a leitura de primeira muiiitas vezes. Mesmo com design mais conservador quando vc segura o aparelho vc tem a certeza que está segurando um produto de qualidade superior. Fora a certificação ipx68 ou seja ele tem tudo que um top de linha possue. A câmera do Samsung émelhor mas isso é mérito da Samsung. A câmera do xz vai te atender muito bem também.É o melhor do mundo? Não mas é de longe um dos melhores sim.

              • Nunca ouvi pessoalmente o áudio dos dois, mas duvido MUITO a Samsung entregar um sistema de som melhor que os Xperias Tops. Nos prós, o tudocelular destacou essa característica ao Samsung frente a Sony. É muita imparcialidade...

                  • Eles estão certos, altos falantes da Sony não são nada potentes, porém em qualidade, eles impressionam, principalmente quando for assistir filmes ou Netflix, tem uma envolvência muito boa, e nas configurações tem a opção S-Surround Force, que é muito bem vinda pra jogos, séries e filmes com som envolvente. Além de serem assinados como Hi-res (suporte a áudio de alta resolução) nos modelos tops mais recentes. Qualidade são muito superior, mas altura perde e muito pro S8 ou iPhone 7

                    • XZP arregassou na abertura de apps isso mostra que Antutu não prova nada

                      • MOTO C PLUS???

                        • Por mais que o TC tente queimar o Xperia, a verdade Ta ai pra todo mundo ver. Outra surra do XZP no galaxy S8 Plus. E em relação a câmera fiquei impressionado com a Sony e essa abertura f2.0 que não faz feio de maneira alguma. Melhor um vídeo nítido e estável do que uma claridade maior mas com vídeo amarelado e borrado..

                            • Rápido o Sony, ano que vem com os novos design quero ver as desculpas que vão arrumar para o Xperias, sempre criticado.

                              • Fico impressionado com a otimização do sistema feita pela Sony, estão de parabéns, dar um couro no S8 e Note 8 que diga-se de passagem tem 6gb de RAM deixa bem claro a importância que uma boa otimização tem no desempenho do aparelho...

                                Não adianta botar 100gb de RAM se o sistema não é otimizado para poder usufruir de todos os recursos disponíveis

                                  • XZ Premium destruidor em velocidade. Meu Deus.

                                      • Mas ninguém dá o devido valor, pelo contrário na cabeça deles só existem 2 marcas "boas"...

                                          • Eu até gosto da sony, mas o problema dela é que está parada no tempo em relação ao design, essas bordas gigantes não me chama atenção, acho que ela parou no tempo, e a câmera tinha que ter uma abertura de no mínimo 1.8, ia ser á melhor câmera do mercado, mas ela insisti no 2.0

                                          Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

                                          Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

                                          Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

                                          Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas