LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Moto X4 vs Z2 Play, Galaxy A7 2017 e Zenfone 4 | Comparativo prévio de câmeras TudoCelular

19 de outubro de 2017 45

A linha Moto X está de volta ao Brasil! Após um intervalo que deixou muita gente apreensiva, a Motorola resolveu reformular uma de suas linhas de maior sucesso dos últimos anos, trazendo o Moto X4 com inúmeros diferenciais bacanas, mas voltado ao nicho intermediário premium, ao contrário dos primeiros representantes da família que eram fixados na categoria dos topo de linha.

Como fazemos sempre que possível, além do rápido hands-on no evento de lançamento em São Paulo resolvemos aproveitar o espaço também para um comparativo prévio de câmeras entre o novo dispositivo e alguns de seus principais rivais no mercado brasileiro, sendo escolhidos para este embate o Moto Z2 Play da própria Motorola, o Galaxy A7 2017 da Samsung e o Zenfone 4 da Asus.

Especificações técnicas
73.4 x 148.35 x 7.99 mm
5.2 polegadas - 1920x1080 px
76.2 x 156.2 x 5.99 mm
5.5 polegadas - 1920x1080 px
77.6 x 156.8 x 7.9 mm
5.7 polegadas - 1920x1080 px
75.2 x 155.4 x 7.5 mm
5.5 polegadas - 1920x1080 px
Ir para página de comparação
Moto X4 Moto Z2 Play Galaxy A7 2017 Zenfone 4
Resolução máxima 12 MP + 8 MP 12 MP 16 MP 12 MP + 8 MP
Abertura f/2.0 e f/2.2 f/1.7 f/1.9 f/1.8 e f/2.6
Tamanho do sensor - 1.4 µm - 1/2.55"
Tamanho do pixel 1.4 µm e 1.2 µm - - 1.4 µm
Câmera frontal 16 MP
f/2.0
Flash LED
5 MP
f/2.2
Flash Dual LED
16 MP
f/1.9
8 MP
f/2.0

Falando rapidamente sobre os diferenciais de cada aparelho, temos Zenfone 4 e Moto X4 com duas câmeras traseira, sendo um sensor tradicional e outro com lentes grande-angulares de 120°, garantindo assim fotos com um campo de visão muito maior. Vale notar ainda que o modelo da Asus é o único com estabilização óptica de imagens, o que pode fazer a diferença em cenas mais movimentadas.

Na câmera frontal, temos ambos os modelos da Motorola com flash LED, sendo uma única fonte de luz no Moto X4 e duas no Moto Z2 Play, que contam com tons distintos para tentar balancear as cores. Para ajudar nas selfies noturnas, Zenfone 4 e Galaxy A7 2017 entregam um "flash" na própria tela, o que se mostrou bastante útil em alguns casos.

Então vamos ao teste!

Foto 1

Logo na primeira cena já temos vitória do Moto X4, que conseguiu balancear não apenas as áreas claras e escuras da imagem como também suas cores de maneira mais eficaz que os demais, além de manter um nível maior de detalhes.

Os outros três aparelhos apresentaram problemas específicos, com o Moto Z2 Play puxando tudo para tons de amarelo, o Galaxy A7 2017 apresentando a sua já conhecida dificuldade em manter-se estável em locais com iluminação mais baixa, e o Zenfone 4 entregando a imagem mais escura das quatro, fazendo com que muita informação acabasse se perdendo.

Foto 2

Na segunda cena temos nova vitória do Moto X4, que conseguiu mais uma vez equilibrar de maneira mais eficiente as áreas claras e escuras da imagem, bem como suas cores.

Isto fica nítido quando comparamos a área onde as pequenas lâmpadas coloridas estão penduradas com o letreiro do foco seletivo ao seu lado, onde Moto Z2 Play e Galaxy A7 2017 não conseguiram entregar letras tão nítidas quanto Moto X4 e Zenfone 4, enquanto o aparelho da Asus mais uma vez falhou em balancear a exposição, deixando esta parte bem mais escura.

Foto 3

Na terceira cena temos uma disputa boa entre Moto X4 e Moto Z2 Play, com ambos conseguindo equilibrar as cores melhor do que Galaxy A7 2017 e Zenfone 4, já que o primeiro estourou completamente algumas áreas da imagem enquanto o segundo novamente puxou tudo para uma exposição mais baixa ao notar o foco de luz.

Ao aproximarmos bastante a foto tirada por cada aparelho, vemos que o Moto X4 conseguiu manter tudo mais estável do que o Moto Z2 Play, então mais uma vez ele sai ganhador por aqui.

Foto 4

Eis que chegamos à última cena com a câmera traseira, onde o Zenfone 4 foi o ganhador por ser o único que não puxou a imagem para tons de amarelo, mantendo o piso azul devidamente azul e as barras pretas devidamente pretas, além de entregar uma nitidez mais acentuada que os demais.

Moto X4 e Moto Z2 Play tiveram resultados semelhantes, com uma ligeira vantagem para o modelo mais recente em termos de estabilização. Por fim, temos o Galaxy A7 2017, que entregou a imagem mais escura das quatro e com isso puxou o amarelo para um tom mais alaranjado.

Foto 5

Na última cena, sendo ela a única que fizemos com a câmera frontal, temos uma incontestável do Moto X4, que não apenas entregou um nível de detalhes muito maior como um foco mais preciso e um melhor balanceamento de cores. Em segundo temos o Zenfone 4, que também entregou um bom balanceamento de cores mas com um foco não tão legal e um nível de detalhes mais baixo.

Moto Z2 Play e Galaxy A7 2017 pecam bastante, mas por motivos distintos. O modelo da Motorola entregou cores bastante desbalanceadas, puxando tudo para amarelo, enquanto o da Samsung demonstrou que seu foco não lida muito bem com iluminação contrária.

Bônus de grande-angulares

Como temos dois modelos com câmeras grande-angulares no comparativo, resolvemos colocá-los lado a lado para ver como se saíam também. Por aqui tivemos algo similar ao que foi visto na cena 3, com o Moto X4 conseguindo balancear melhor as cores e a exposição, enquanto o Zenfone 4 entregou uma imagem mais escura e com menos detalhes.

Um ponto curioso a destacar aqui é que mesmo com ambos possuindo lentes grande-angulares o Moto X4 conseguiu enquadrar um número maior de molduras na mesma cena, ainda que nos dois casos tenham sido utilizadas como referência as fotografias ao lado esquerdo.

Vídeos

Em vídeos, tivemos um bom embate na qualidade geral das cenas, sendo possível analisarmos alguns pontos que chamaram a atenção. Em termos de controle da exposição, Moto X4 e Galaxy A7 2017 foram os mais eficazes, conseguindo migrar entre o ambiente interno e a janela próxima de maneira suave e natural, enquanto Moto Z2 Play e Zenfone 4 fizeram isso de maneira bem mais brusca.

Já no foco a disputa fica entre Moto X4 e Zenfone 4, com ambos conseguindo alternar mais rapidamente entre o plano de fundo mais próximo e algo mais distante, ou vice-versa. Por fim, na gravação de áudio, o Zenfone 4 foi capaz de filtrar melhor todo o ruído no ambiente, com o Moto Z2 Play sendo o que entregou um som mais alto no geral.

Com a câmera frontal, mais uma vez o Moto X4 teve uma vitória inquestionável, conseguindo manter o balanço de branco onde deveria mesmo ao alternar entre a iluminação mais fria e a mais quente, algo que alguns de seus rivais sofreram bastante para fazer, principalmente no caso do Galaxy A7 2017.

Em segundo lugar podemos colocar o Zenfone 4, que também se saiu muito bem ao registrar vídeos com a câmera frontal, conseguindo lidar bem com as mudanças de exposição ao manter o foco fixo no rosto e entregando um balanceamento de cor satisfatório.

Conclusão

Como este é apenas um teste prévio entre os aparelhos, não é possível definirmos já qual é o melhor para tirar fotos e gravar vídeos, porém ficou claro que a disputa provavelmente será entre Moto X4 e Zenfone 4, com o primeiro se saindo muito bem na grande maioria das cenas e contando com uma câmera frontal realmente acima da média, enquanto o segundo possui a melhor estabilização da categoria e foco rápido, pecando apenas em escolher automaticamente a exposição na hora da captura.

O Moto X4 já está a caminho das bancadas do TudoCelular, então não deve demorar muito até que um teste de câmera mais aprofundado entre estes modelos seja publicado por aqui. Enquanto isso, não acontece, não esqueça de comentar qual deles mais te agradou neste comparativo prévio!

Roteiro, gravação e produção por Wallace Moté.

  • O Motorola Moto X4 ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O Asus ZenFone 4 ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O Motorola Moto Z2 Play ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O Samsung Galaxy A7 2017 ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.

45

Comentários

Moto X4 vs Z2 Play, Galaxy A7 2017 e Zenfone 4 | Comparativo prévio de câmeras TudoCelular

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas