LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Marcel Campos: Asus sonha em superar LG, Motorola e Samsung | TudoCelular Entrevista

22 de outubro de 2017 119

O TudoCelular foi convidado para conhecer a loja da Asus no Shopping Center 3, em São Paulo, e para conversar rapidinho com Marcel Campos, novo diretor de marketing global da empresa. Fomos preparados para fazer algumas perguntas, e tivemos uma conversa bem proveitosa.

Em nosso bate-papo, Marcel Campos falou sobre o sonho da Asus em competir no topo com rivais como LG, Motorola e Samsung, o porquê de não trazer o Zenfone 4 Pro pro Brasil, a mudança de estratégia da primeira para as demais gerações do Zenfone e mais.

O espaço da Asus no Shopping Center 3, que fica na Avenida Paulista, é temporário e pode ser visitado até o começo de novembro. Lá, você pode ver toda a linha Zenfone 4 de perto.

Veja abaixo alguns destaques de nossa conversa. No vídeo, você pode ver as respostas completas.

Consolidação no mercado brasileiro

Outras fabricantes menos conhecidas pelo brasileiro tentaram entrar aqui no mercado e desistiram. A Asus, não, conseguiu uma boa fatia e se mantém. Como a empresa conseguiu isso?

O mercado brasileiro é muito difícil porque ele é muito particular. É um dos poucos países do mundo que exige a fabricação local de smarthpones. O sistema tributário é muito complexo, diferente do resto do mundo, onde é mais simples. Mas, mais do que isso, o entendimento de como o brasileiro pensa, reage...

Não acho que existe um preconceito do brasileiro com marcas. Pelo contrário, acho que somos um povo que abraça marcas novas. Mas acho que elas têm que corresponder. O brasileiro abraça, mas quer ser bem tratado.

Acho que o erro maior das outras empresas foi subestimar que o brasileiro não fosse abraçar eles assim tão fácil, que eles poderiam começar pequeno. Ou, achar que só trazer o produto e colocar pra vender, resolveria o problema.

Crédito do marketing

Quanto crédito merece o marketing da Asus pelo crescimento rápido no Brasil?

O marketing é um dos pilares de uma empresa. Se você tem uma campanha de comunicação agressiva, mas não tem produto disponível, não vai dar certo. Se você não tem profissionais que prezam pela qualidade do produto e vende muito produto muito rápido, isso vai tudo retornar e vai sujar a marca.

E aí, não adianta o marketing fazer um baita de um trabalho. Porque o produto em si não vai corresponder com a expectativa criada pelo marketing.

Disputa pelo topo do mercado

Você acredita que a Asus vai conseguir brigar com Samsung, Motorola e LG pelo topo do mercado brasileiro em um futuro breve?

É nosso sonho. Nós somos sonhadores, a gente quer chegar lá. Mas a gente também tem que ter o pé no chão. Porque o mercado é cruel. Você não pode errar, não pode ter o preço errado, não pode ter o produto errado.

Para a gente, não é fácil. Imagina, a gente está no mercado há pouco mais de três anos. Imagina uma criança crescendo, em desenvolvimento. Os ossos doem. Para a gente, também. Esse crescimento é doloroso, não é fácil. Mas a gente não quer desistir, não.

O primeiro lugar é e sempre vai ser uma posição alugada. Ela não é definitiva nunca. O que a gente quer é se estabelecer para os brasileiros como uma marca de qualidade, e a proposta do Zenfone 4 e dos próximos produtos que virão depois é que a gente vai focar muito em câmeras e qualidade de câmeras e fotografia.

A gente quer uma fatia do mercado que realmente se importa com isso.

E o Zenfone 4 Pro?

Mesmo que chegasse por um valor alto no mercado Brasileiro, a Asus não viu como interessante ter um modelo com processador high-end, o Snapdragon 835, para ter um carro chefe que deixasse a marca em ainda mais destaque?

A gente pensou muito, a gente discutiu muito sobre trazer o Zenfone 4 para o Brasil. Não foi fácil a gente falar que não ia trazer. O problema é que, quando a gente traz um produto e o preço dele não corresponde com a realidade do brasileiro, o preço dele não faz sentido para o brasileiro. As pessoas não vão comprar porque ele vai ficar com um preço absurdo

Ele estava beirando quase R$ 6 mil. Porque a gente não teria como fabricar ele local.

Fabricação no Brasil

Outras marcas conseguem fabricar seus flagships em suas fábricas brasileiras. O que impede que a Asus faça o mesmo?

O volume total. [O número baixo de vendas] poderia fazer uma repercussão negativa tão grande, que poderia impactar as vendas de um produto que é legal pra caramba, que é o Zenfone 4.

Espessura do Zenfone 4

Você mesmo chegou a afirmar uma vez que, pra reduzir espessura de um smartphone, alguns sacrifícios precisam ser feitos. Como vocês conseguiram manter a espessura do Zen fone 3 pro 4 aumentando a capacidade de bateria?

Isso foi o mais difícil. Porque, se você reduz a espessura do metal que tá lá dentro, do unibody, ele perde resistência. Há um limite máximo ou mínimo de espessura do alumínio, no nivel 7.000, para ele continuar rígido o suficiente para não entortar. Outra coisa também é que, quando você usa vidro, fica um pouco mais grosso, porque a camada de vidro é adicional.

O que a gente se focou muito em fazer é o que a gente faz de melhor: placa-mãe. Nós desenhamos as placas-mães dos nossos smarthpones, da mesma maneira que a gente faz com PCs e notebooks. E a gente conseguiu diminuir o tamanho de tudo lá dentro.

Nome repetido

A Asus já vendeu um Zenfone 4 aqui no Brasil, antes de chegar a linha Zenfone 2. Tinha também Zenfone 5 e 6. Você acha que isso vai confundir o consumidor?

Acho que não. É um momento totalmente diferente. Antes a gente tinha os Zenfones 4, 5 e 6 porque eram os tamanhos das telas. Essa foi a primeira geração. Agora, a gente mudou a maneira como a gente se comunica, desde o Zenfone 2.

No Zenfone 2, a gente trouxe a segunda geração. Era uma maneira de mostrar que era a segunda geração. A gente errou no começo, e não tem problema em errar, desde que você corrija. E a gente corrigiu. Então, agora é sequencial: Zenfone 2, Zenfone 3, Zenfone 4. E o próximo vai ser o Zenfone 5.


119

Comentários

Marcel Campos: Asus sonha em superar LG, Motorola e Samsung | TudoCelular Entrevista
  • Ser fazer algum diferente 90% só tela tamanho adequado, bateria otima e epessura de 7milimetro e uma boa camera quer seja bem rapido, seria suficiente de chamar atençao kkkkkk

      • Que coincidência... A Quantum tbm quer!

          • Cara, como que um cara formado em papapa não entende uma coisa simples: Pra fazer sucesso basta ter design, qualidade de acabamento, resistência, suporte e atualizações para o sistema do dispositivo?

            • Asus é assim: tu até recebe um produto de qualidade, só que tu torce pro bagulho funcionar durante muito tempo pq o pós-venda deles é BEM ruim

                • Espero que este ano eles tenham melhorado. Pois é ruim o pós venda pq praticamente inexistia antes dos celulares. Imagia que até as tradicionais pecam e muito nisso imagina a Asus que é mais nova!!!

                  • Minha mãe comprou um zenfone Go Live , telefone fluido mas com muita informação. Funcionava até legal, mas veio com defeito nos slots dos chips sim. O conserto era lá em SP . Ela preferiu pegar um sammyshunga j5 mesmo e não teve dor de cabeça

                    • Esse é o homem do passeio de barquinho... Oque tem de gente já reservando sua passagem para o passeio, não é mesmo???

                      • Só sonha, porque pelo menos no mercado de aparelhos mobile acho difícil ela superar as marcas mencionadas nesse ramo até porque as fabricantes já tem história nisso e ela muito poucos anos no seguimento, e conta com um péssimo suporte a aparelhos defeituosos, aparelhos que ao meu ver não tem uma construção interna com qualidade como as demais já no ramo. Tem o que se melhorar para começar a ver se há um resultado positivo.

                          • Antes precisam melhorar o pós venda, pois a Asus é excelente desde que vc nunca precise da assistência, pois aí a coisa é tensa. Passei tanta raiva que desisti do aparelho, mas antes tive que importar uma tampa traseira para ele, pois a Asus simplesmente alegou que não havia disponibilidade em território nacional, ou seja, comercializam um produto , mas não disponibilizam peças de reposição do mesmo. Sem falar que o atendimento por parte do SAC e da assistência foram péssimos.

                              • Esta ai um cara que poderia fazer diferença, Brasileiro, com uma marca crescente, traz o prato principal, falar de Z4 pró é palhaçada demais, no final ´s só mais uma que quer lucrar um valor mais alto nas custas do povo BR que ja é tão sofrido! No final é pior que samsung,apple, ao menos essas tem coragem de trazer o que tem de melhor, mesmo que caro, no caso da samsung ainda conseguimos esperar alguns meses e ficar acessível.
                                E o caso do youtuber?? posição que o cara ocupa e ofender o rapaz daquela forma ? tem que se dar bem na asus mesmo, queria ver ele com essa arrogância na apple,samsung, lg.

                                • Eu tenho o zenfone 3 e estou com ele a 8 meses e ate hoje não me deu grandes problemas a não ser o sensor de impressão digital que de vez enquando para de funcioanr e volta. admito que isso me deixou muito triste com a marca, não sei se voltarei a comprar outro celular asus ainda masi pq esse zenfone 4 é muito feio

                                    • Para atingir esse sonho tem que correr muito, não perder tempo batendo boca com youtuber é um passo, já pensou Tim Cook batendo boca e respondendo youtuber que critica cada lançamento de iPhone?!?!

                                      • O cara ganhou o prêmio de antipatia é mimado grosso e prepotente, como que um profissional como ele consegue ser tão agressivo falar tanto palavrão em frente as câmeras e ter um palavriado tão chulo e ser tão mentiroso, perdeu a moral que tentava ter, a empresa ficou com a imagem suja deveria tê-lo afastado. Perdeu a moral ao bater boca com o coitado do Youtuber. Asus tô fora mude seus representantes pois sua imagem ficou manchada.

                                          • COitado do Youtuber?? O Cara fica chorando pq não recebeu aparelho e eu assisti uns 4 youtubers discordando desse menino chorão. Ele como representante, realmente não deveria ter respondido da maneira que respondeu e merecia ser punido pela empresa.

                                              • Parabéns! Aonde eu assino? Concordo com tudo q vc escreveu!

                                                  • Para um representante não ficou bonita a postura

                                                      • Uns 4 youtubers babões né? Youtubers Comprados, tem um que chegava dar nojo, concordando com tudo que o Marcel falava e com medo de discordar do cara (tem que ter medo mesmo desse bossal). Cara ridículo, grosso, não tem postura profissional. Se um dos representantes da Asus é assim, pensa como deve ser o pós-venda dele?Não compraria mais nada deles, lógico que não sou demente de associar esse palhaço a qualidade da marca ( que não existe nos smartphones), mas se a Asus não soltou nenhuma nota pedindo desculpas, pelo menos aos clientes, pelo tom dele, é pq não é uma empresa de respeito. Vergonha de ter um Notebook da Asus

                                                      • Motorola cagou no papo de update do G4 plus, tem porrada de gente reclamando de defeitos. Reduz bateria para vender acessórios...

                                                        LG lança aparelho de 2016 com custo de 4000 em 2017

                                                        É um monte de gente criticando Asus. Convenhamos né? Vão importar xiaomi e falar em todo post de Tim beta

                                                          • Reduz bateria e otimiza o telefone em compensação, fazendo os telefones da Motorola serem superiores aos rivais em termos de bateria. Defeitos??? Todas que trabalham com produção em lotes sofrem desse mal. E atualizações??? Nisso eu até concordo mas..... Tem piores... A Apple que vai bugando os telefones antigos ou a sangssunga que não atualiza nada

                                                              • Era época de atualização rápido pela motorola. Moto By Google se foi! Samsung atualiza tanto quanto ela, 2 anos, mesma quantidade dos nexus. Teve um S5 que recebeu o Nougat.

                                                              • na boa, ele ganhou a muinha antipatia de forma definitiva agora, primeiro por bater boca com um yutuber e segundo por essa desculpa sem pé e nem cabeça. Pelo visto nunca vou ter um celular da azus, primeiro por causa do uso do vidro (nunca que compro um celular de vidro) e depois por só oferecer software mediano! a oneplus mandou um abraço kkkkkkkkkkkkkkkkk, melhor custo beneficio da galaxia, mesmo pagando taxa!!!!

                                                                  • sonha kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

                                                                      • Gente pare, os aparelhos da Sony são todos importados desde o Xperia Z5. E ta aí o Xperia XZ1 sendo lançado por R$ 3800 e XZ Premium R$4000 e nenhum é fabricado aqui e sim importado. Então né gente, não tem desculpas.

                                                                          • Sim, e Sony vende bastante por aqui. É super comum ver pessoas com esses aparelhos que TODO mundo chama de feio nas ruas

                                                                              • Todo mundo? Opinião de um determinado grupo de pessoas não corresponde a todos né. Eu acho extremamente elegante os Xperias, assim como os Galaxy S e Note, LG e vários outros. Mas o X da questão não é o design e sim preço. Me poupe né, custar quase R$6000 fui um puta exagero, desculpas esfarrapadas. Como citei temos exemplos de aparelhos que são IMPORTADOS e são vendidos aqui no Brasil. o XZ1 por R$3800 e Xperia XZ Premium R$4000. Vou nem falar dos aparelhos fabricados nacionalmente como Galaxy S8 e Note 8 que possuem preços nessa mesma faixa de preço pra não ficar mais feia a situação... Ou seja sem desculpas.

                                                                              • Gostava deste cara até vê-lo bater boca com um youtuber onde apenas o silêncio bastava. Parece ser um cara muito agressivo quando contrariado.

                                                                                • enquanto no se expandir com as autorizadas pro Brasil, melhorar pos-venda e aprender a fazer software, vai ser dificil.

                                                                                    • O zenfone 3 5.5 seria um seria um ótimo aparelho!
                                                                                      Seria se não fosse por duas coisas: é péssimo autonomia da bateria e o sensor biométrico que com um tempo deixou de funcionar!
                                                                                      Mas só resto a Asus faz muito bem.

                                                                                        • Que isso TudoCelular? Filtragem das mensagens?

                                                                                            • Asus e seus "smartbugs" ou "zenbugs". Quem compra um asus normalmente se arrepende, se tenta dar uma segunda chance, o arrependimento se torna ainda maior. E esse processador snapdragon 835 é caro heim! Z

                                                                                              • Então é qual? Linha C? Rs

                                                                                                  • Por favor:
                                                                                                    Alguém com relato positivo para defender a Asus.
                                                                                                    Tá feio ali embaixo.

                                                                                                    • Fala Muito e faz pouco. e sonhar não custa nada né,

                                                                                                        • Esse cara fala merda demais linha zenfone 4 tem acabamento inferior a zenfone 3.... Hoje eu compraria zenfone 3 zoom branco

                                                                                                            • O bom q ele e otimista.. Mas os aparelhos asus dao mt problemas... Assistencia e uma porcaria.. Atualizacoes sao outras porcarias..

                                                                                                              • Kkkk kkkk o mais hilário é que não apareceu ninguém elogiando a Asus kkkk kkkk

                                                                                                                  • Eu estou com um zf4 desde o lançamento e elogio MUITO

                                                                                                                    • A estrategia de marketing do kra e por a marina ruy barbosa pra ser a kra do zenfone.. Q q ela entende de celular?
                                                                                                                      Ai o kra ssi distribuindo zenfone pra youtuber.. Ai tu ve q a materia dos kras e totalmente pro asus.. So falando bem.. Mas geral sabe q a asus tem mts problemas qto ao pos venda, mts aparelhos com defeito.. Atualizacoes.. Complicado assim.. Parece q ele qr aparecer bom nas noticias e reviews do youtube.. Mas no dia a dia.. Pessoa q ja comprou o aparelho sofre

                                                                                                                      • Nunca tive um celular da Asus, apenas dei umas olhadas e usei por poucos minutos os celulares Asus de uns amigos, bem, não vou ficar opinando sobre algo que mal usei direito.

                                                                                                                        Desejo boa sorte para a Asus, embora eu pense que vai demorar até chegarem no nível da Samsung ou Motorola.

                                                                                                                          • A Asus tem toda razão em não trazer os tops agora, o que a Asus tem que fazer é o que as outras não fazem ( ATUALIZAÇÃO ) é o que o brasileiro gosta, se fizer isso ela cola na Samsung rapidinho

                                                                                                                              • Atualizacoes da Asus dao medo kra.. td mundo fica com pe atras na hra de atualizar.. pq sabem q vem bomba.. kkkkkk

                                                                                                                                  • De que seja atualização para melhor!
                                                                                                                                    No caso do Zenfone 3 quando atualizou pra o Android 7.0 acabou com a autonomia da bateria, e sempre tem atualização mensal ,mas continua drenando a %uD83D%uDD0B bateria .

                                                                                                                                    • OU OS FABRICANTES QUE ESTÃO NO BRASIL SE UNEM E VÃO AO GOVERNO EXIGIR UMA BAIXA NA CARGA TRIBUTÁRIA,OU SERÃO ENGOLIDAS PELOS CHINESES IMPORTADOS DE ÓTIMA QUALIDADE POR SINAL.

                                                                                                                                      • VAI TER QUE COMER MUITA POEIRA ANTES..... ALCANÇAR ESSAS GIGANTES NÃO SERÁ TAREFA FACIL

                                                                                                                                        • Bem primeiro tem que melhorar muito a qualidade, esta mais para celular chinês de 2a linha que celular mundial de 1a linha, quebra muito fácil. em segundo lugar precisa ter assistência técnica e pós vendas que hoje não existe. Em Terceiro lugar respeitar o consumidor . Para finalizar preços competitivos realmente sou mais o A7 da Samsung que entrega o que promete e tem ótimo preço. #asusnuncamais

                                                                                                                                            • 6 mil no Zen4 Pro ??????????? Ainda bem q n veio

                                                                                                                                                • Toda a linha está cara pra mim, achei o Zenfone 4 interessantíssimo, mas prefiro importar um MiA1.
                                                                                                                                                  Na minha opinião os celulares deveriam ter a parte exterior em plástico pra reduzir custo e focar em um hardware top.
                                                                                                                                                  Fica difícil pensar em trocar de smartphone com preços acima dos 1.500 reais.

                                                                                                                                                    • Acho melhor ele acordar do mundo Alice no país das maravilhas... Desse jeito, não vai a lugar nenhum...

                                                                                                                                                        • Kkkkkkkkkk kkkkkkkkkk kkkkkkkkkk kkkkkkkkkk kkkkkkkkkk kkkkkkkkkk kkkkkkkkkk kkkkkkkkkk kkkkkkkkkk kkkkkkkkkk kkkkkkkkkk kkkkkkkkkk kkkkkkkkkk kkkkkkkkkk kkkkkkkkkk kkkkkkkkkk kkkkkkkkkk kkkkkkkkkk kkkkkkkkkk kkkkkkkkkk kkkkkkkkkk kkkkkkkkkk kkkkkkkkkk kkkkkkkkkk kkkkkkkkkk kkkkkkkkkk kkkkkkkkkk kkkkkkkkkk kkkkkkkkkk kkkkkkkkkk

                                                                                                                                                            • Sonhar até eu sonho, quero ver se tornar realidade

                                                                                                                                                              • Só digo uma coisa, 2600 um intermediário. Boa sorte Asus...

                                                                                                                                                                • Falastrão.... Depois da expectativa que criou com o Zenfone 3 Deluxi e o fracasso que o celular foi e agora não trazem p o Brasil o modelo top do Zenfone 4 está mais que provado o lugar na Azus no mercado brasileiro de smartphones. A Azus ao meu ver em curto e médio prazo será uma empresa que vai flutuar entre as empresas de pequeno e médio porte no país.
                                                                                                                                                                  minha opinião está aí pessoal, bom debate.

                                                                                                                                                                  • O erro da Asus é a garantia. A marca começou muito bem, eu me surpreendi muito quando vi vários Zenfones nas ruas, se popularizou rápido, mas boa parte dos donos que conheço tiveram problema. Desse problema se depararam com um suporte péssimo, 2 amigos precisaram entrar na justiça. Não sei como funciona o pós venda da Asus, mas nao vi ninguém elogiando. Isso acaba por queimar a marca

                                                                                                                                                                      • Então tira os zenfone 4 das prateleiras, finge que nao aconteceu e refaz, embuste.

                                                                                                                                                                          • Difícil, com a má fama e preços.

                                                                                                                                                                              • Se não conseguir abaixar o preço pra pelo menos 1750 a versão do SD630 com 4/64 vão ficar só no sonho mesmo. Moto X4 ta ganhando (e muito) no custo benefício em comparação com o Zenfone 4. O problema da Motorola são os problemas de hardware (principalmente tela), né?

                                                                                                                                                                                  • pessoal, é só ver a entrevista completa. ele fala que é um sonho, mas... o foco é outro

                                                                                                                                                                                    infelizmente, não cabe muito mais informação no título. a gente opta pelo que chama a atenção. tem que assistir o vídeo, ler o texto completo pra compreender. título é só uma parte ínfima de uma informação

                                                                                                                                                                                    • Quanto a LG (que sou cliente a anos) nem precisam se preocupar. Eles estão se matando aos poucos, na linha de smartphones, com o MEDO que têm de ousar, nas especificações dos dos aparelhos.
                                                                                                                                                                                      Quanto a Motorola e Samsung vai ser meio difici.

                                                                                                                                                                                        • Mude sua política de atualizações e vocês podem começar a pensar no assunto...

                                                                                                                                                                                          • Precisa começar pelo pós venda que é muito inferior a das outras empresas ainda no Brasil . Tem tudo para superar a LG nesse segmento no Brasil . Mas superar a Samy e a Motorola ainda vai muito mas muito chão ainda . Isso em termos de vendas !!! .

                                                                                                                                                                                              • LG já está morta,

                                                                                                                                                                                                  • LG e Sony Eu acredito que conseguem, já Samsung é bem complicado. Motorola não é tão difícil pois Lenovo está vacilando muito

                                                                                                                                                                                                      • Motorola acho bem dificil e a Sony já garantiu que vai finalmente tirar as bordas dos seus celulares e focar em inovação, boa sorte Asus mas acho bem dificil chegar sequer em terceiro lugar...

                                                                                                                                                                                                          • Não vejo vacilo na Lenovo . Em alguns quesitos melhorou e muito como nas câmeras no tempo da Motorola era um lixo . Hoje não, os intermediários da Motinha dão pau a pau em qualquer marca e no Brasil o que vende mesmo são os intermediários !!! . Motorola em venda está muito na frente das outras só perde mesmo para a Samy e isso não sei até quando durará ...

                                                                                                                                                                                                              • Motorola vende demais aqui
                                                                                                                                                                                                                Mesmo em 2017 ela tá com essa loucura de a cada mês lançar um modelo novo aí sim vende muito moto G5
                                                                                                                                                                                                                Bate pau a pau com a Samsung, asus não tem condições não tem marketing forte

                                                                                                                                                                                                              • Se depender de mim ela nunca vai superar as outras
                                                                                                                                                                                                                Vixe deu medo agora desse cara vim aqui me ameaçar me entimar a ficar cara a cara com ele

                                                                                                                                                                                                                Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

                                                                                                                                                                                                                Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

                                                                                                                                                                                                                Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

                                                                                                                                                                                                                Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas