LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Resultados: SKY, Q6 Plus, J5 Pro, Zenfone 4 Selfie Pro | Comparativo câmeras TudoCelular

23 de outubro de 2017 29

Chegou a hora! Depois de uma semana de votações, eis o resultado de nosso comparativo de câmeras com o Quantum SKY, LG Q6 Plus, Samsung Galaxy J5 Pro e Asus Zenfone 4 Selfie Pro. Lembrando que a votação é feita às cegas, e nessa matéria, além de revelar a ordem dos aparelhos, vamos também fazer uma breve análise de cada fotografia.

Antes, no entanto, vamos repassar as especificações das câmeras desses quatro aparelhos, todos na faixa de R$ 1.000 a R$ 1.500 como preço sugerido. Os conjuntos de câmeras são bastante parecidos, sendo o grande diferencial o sensor duplo de selfies no Zenfone e a presença do flash frontal neste e também no J5 Pro.

Especificações técnicas

Todas as fotos foram tiradas com os aparelhos em modo automático e resolução máxima permitida na proporção 4:3, que é geralmente onde alcançamos todo o potencial do sensor. Como nem todos possuem o HDR automático ativado por padrão, desligamos essa opção naqueles que o fazem para trazer maior equilíbrio no comparativo.

Agora descubra a ordem dos smartphones usados no teste:

69.3 x 142.5 x 8.1 mm
5.5 polegadas - 2160x1080 px
74.83 x 154.02 x 7 mm
5.5 polegadas - 1920x1080 px
71.3 x 146.2 x 8 mm
5.2 polegadas - 1280x720 px
76.5 x 154.5 x 8.3 mm
5.5 polegadas - 1920x1080 px
Ir para página de comparação

Para chegarmos aos resultados que estão listados mais abaixo, utilizamos a seguinte metodologia com criação do ranking individual e final. Cada smartphone recebeu uma pontuação em cada comparativo individual, onde a soma de todos os pontos revelou o vencedor. Foram usados os seguintes pesos:

  • Primeiro colocado: 4 pontos
  • Segundo colocado: 3 pontos
  • Terceiro colocado: 2 pontos
  • Quarto colocado: 1 ponto

Explicações básicas dadas, vamos aos resultados!

Foto 1

Nesse primeiro cenário, o Quantum SKY foi que melhor registrou as nuvens no céu, além de respeitar bem as cores daquele dia encoberto. O J5 Pro chegou próximo, enquanto os outros dois estouraram um pouco e mostraram poucas nuvens, e ainda brancas.

Mas a cena não era apenas o céu. Havia outros elementos, até mais importantes. O Q6 Plus apresentou um resultado mais claro, destacando melhor os prédios, e talvez por isso tenha vencido a votação. Zenfone 4 Selfie Pro e SKY empataram em segundo, deixando o J5 Pro bem para trás, em último.

Foto 2

Três smartphones tentaram compensar as partes com sombra estourando demais a área mais iluminada. Apenas o Quantum SKY conseguiu equilibrar razoavelmente, e ofereceu a verdadeira cor do prédio na parte direita da imagem sem perder muitos detalhes do restante da paisagem.

O Selfie Pro pecou em deixar a área sombreada escura demais, e acabou com a segunda posição. Q6 Plus ficou em terceiro e o J5 Pro, novamente, ficou com a última posição.

Foto 3

De cara, a foto do Quantum SKY chama atenção pela beleza geral. As folhas ficaram com um verde um pouco forte, mas os detalhes, o foco, a exposição... tudo está de acordo na imagem.

Não que os outros três tenham falhado, até que foram bem. O Q6 Plus teve um resultado um pouco tremido, mas conseguiu a segunda colocação, talvez porque os votantes consideraram a cor mais do que a nitidez. De qualquer forma, a estátua, objeto principal, está mais nítida mesmo. Selfie Pro ficou em terceiro e J5 Pro, de novo, ficou com a lanterna.

Foto 4

Nenhuma foto aqui é macro de verdade. Todas ficaram com o foco errado. Mas o J5 Pro chegou mais perto de acertar o ponto principal, assim como o Quantum SKY. Os dois ficaram empatados na primeira posição, sendo que cada votante escolheu sua preferida por motivos distintos - talvez a cor ou o nível de contraste.

O Q6 Plus conseguiu a terceira colocação, enquanto o Selfie Pro ficou em último, possivelmente por entregar um resultado muito mais desfocado que os outros. O foco da foto ficou entre o chão e as folhas abaixo da flor.

Foto 5

Uma segunda tentativa de macro, esta com uma taxa de sucesso melhor. Curiosamente, esta foto foi tirada antes da outra, mas com menos luz, então optei por inverter a ordem.

Dessa vez, o Zenfone 4 Selfie Pro agradou a maioria dos votantes. O J5 Pro manteve uma boa taxa de escolhas, enquanto o Q6 Plus conseguiu chegar perto dos dois líderes. O Quantum SKY não se saiu bem dessa vez - de fato, foi a foto menos focada de todas. Curioso o resultado inverso do Selfie Pro e do SKY em duas fotos que são, basicamente, a mesma coisa.

Foto 6

A diferença entre as imagens ficou, basicamente, na maneira como cada sensor apresentou o contraste da imagem. São quatro fotos bastante parecidas uma com a outra. Não à toa, o resultado foi bem equilibrado.

SKY agradou mais uma vez, voltando ao primeiro posto. O Q6 Plus ficou bem próximo, com uma imagem um pouco mais clara. O Selfie Pro ficou em terceiro e o contraste mais exagerado do J5 Pro não agradou muito.

Foto 7

Essa foto é uma raridade. Tirar uma foto dessa gata preta já é difícil - além de ser toda preta, difícil de focar, ela não para quieta. Então, quatro fotos em sequência, com smartphones diferentes... não pude deixar essa foto de fora do comparativo.

O SKY ficou, de novo, com a primeira posição, apesar de a gata ter mexido um pouco a cabeça na hora do clique. A segunda colocação ficou com o Selfie Pro, enquanto o J5 Pro, na minha opinião a melhor foto no conjunto geral, ficou em terceiro. O Q6 Plus entregou uma foto tremida e com alguns ruídos, ficando merecidamente bem atrás dos concorrentes aqui.

Foto 8

Outra foto da mesma gata, agora no contra-luz. Sim, eu percebi que foi sacanagem escolher essa imagem para o comparativo: nenhum se saiu bem. Mas é bom ver claramente os pontos fracos dos dispositivos, também.

O Quantum SKY, de novo, se saiu melhor nesse cenário de luz e sombra - agora com muito mais sombra que luz. Em segundo lugar, ficou o Selfie Pro, seguido do Q6 Plus e, por último, o J5 Pro. O pessoal não deve ter gostado da puxada para o vermelho que o smartphone da Samsung deu nessa foto.

Foto 9

Mais um cenário contra a luz, mas agora ao entardecer. O excesso de nuvens no céu atrapalhou um pouco o que poderia ser uma foto bonita. Mas os smartphones também não conseguiram trabalhar muito bem nessa imagem.

O primeiro lugar ficou com o SKY, apesar de estar com alguns ruídos, enquanto Q6 Plus e Selfie Pro empataram em segundo. E isso porque parecem duas fotos bem diferentes, tiradas em momentos distintos (não é o caso, como você pode conferir nos dados EXIF das imagens). O J5 Pro, de novo, ficou com a lanterna.

Foto 10

Algumas horas depois, o sol se foi embora definitivamente, as luzes da cidade estão acesas e um novo clique (em local um pouco diferente). E os últimos serão os primeiros: dessa vez, o J5 Pro agradou a maioria dos votantes. O Q6 Plus conseguiu, de novo, a segunda posição, seguido bem de perto pelo Selfie Pro. O SKY teve pontuação muito baixa, refletindo sua foto bem ruim.

Curioso é que o Selfie Pro também teve um resultado bem ruim, mas conseguiu somar alguns pontos. Mas não tem discussão: o SKY foi o pior de todos. Além de cheia de ruídos, a imagem ficou tremida.

Foto 11

Mais um macro, agora interno. Nessa imagem, a posição da câmera do Q6 Plus ficou um pouco evidente. O quadro na foto do smartphone da LG está nitidamente diferente dos outros. Mas foram todas tiradas do mesmíssimo lugar.

Mais uma vitória para o Quantum SKY, em uma foto com cores bacanas, bom nível de detalhes e nitidez. Os outros três ficaram um pouco fora de foco, o J5 Pro menos que os outros dois, e talvez por isso conseguiu a segunda colocação. O Q6 Plus está bem menos focado que o Selfie Pro, mas o pessoal preferiu a foto mais clara nesse caso como critério de desempate.

Foto 12

Mais uma imagem contra a luz, agora interna e com bem pouca luz. Nenhum resultado bom, de novo. Mas, como algum smartphone tinha que ser escolhido, o povo preferiu o Q6 Plus nesse cenário, com o J5 Pro bem próximo no total de pontos. O SKY ficou em terceiro, e a imagem quase toda preta do Selfie Pro foi a menos votada.

Foto 13

E chegamos às selfies. A primeira, com bastante luz, e contra a fonte de iluminação. O Selfie Pro mostra a que veio e conseguiu apresentar o melhor resultado. O J5 Pro também não foi tão mal, e o SKY só pecou pela falta de cores. A luz do sol invadiu quase todos os elementos da imagem. Por fim, o Q6 Plus conseguiu uma foto tremida mesmo em boa condição de luz.

Porém, na votação, o pessoal preferiu as cores mais realistas do Q6 Plus do que a nitidez um pouco melhor do SKY, ficando o dispositivo da Quantum em último.

Foto 14

Outra selfie bem parecida, mas com menos luz. E, se recuperando do tombo, o SKY conseguiu tirar do Selfie Pro o título de melhor aparelho para selfies, na opinião de nossos eleitores. Por um ponto só, mas ficou com a dianteira. O J5 Pro ficou em terceiro e o Q6 Plus, em último.

Foto 15

Esperei a noite chegar para tirar a última foto do comparativo: uma selfie com flash. O Selfie Pro e o J5 Pro possuem flash frontal, enquanto os outros dois utilizam a iluminação do próprio visor para iluminar o rosto das pessoas nesse caso.

Bom, ter um flash LED não significa muita coisa, e eis o porquê: o dispositivo da Asus tem uma luz amarelada. A foto ficou horrível. Mas os votantes preferiram ela à péssima imagem borrada e granulada do Q6 Plus.

Competindo lá na frente, o SKY ficou em segundo, e o topo do pódio ficou com o J5 Pro. O dispositivo da Samsung provou que consegue entregar o que promete no quesito câmeras: boas selfies, mesmo no escuro.

Potência dos flashes

Medimos, também, a potência dos flashes de cada aparelho, com a ajuda de um luxímetro. Essa etapa é interessante apenas para observar qual aparelho oferece o melhor auxílio nas imagens com pouca luz. Apenas o flash traseiro foi medido, já que dois aparelhos não possuem o flash frontal. Curiosamente, a ordem utilizada no comparativo é a decrescente em potência:

  • Q6 Plus: 1454 (xx100 Lux)
  • Zenfone 4 Selfie Pro: 1262 (x100 Lux)
  • Galaxy J5 Pro: 1175 (xx100 Lux)
  • Quantum SKY: 742 (x100 Lux)
Resultado final

Antes da votação final, te convido a assistir o vídeo que abre essa matéria com os resultados da votação às cegas para ver um pouco melhor a minha opinião dessas imagens. O vídeo foi feito antes da compilação dos resultados, e não tem influência nenhuma dessa votação. É o que eu achei de cada câmera pura e simplesmente.

Aqui, na opinião de nossos leitores e redatores, o Quantum SKY também foi considerado o melhor aparelho entre os quatro. A segunda posição teve um empate entre o J5 Pro e o Selfie Pro. Pois é, apesar de vários resultados ruins, o dispositivo da Samsung se recuperou no final, mostrando que é o melhor para situações com pouca luz.

Já o smartphone da Asus oscilou em todos os cenários, mas é o melhor para selfies, desde que você evite usar o flash frontal.

Por fim, o Q6 Plus ficou com a pior pontuação final. De fato, é o conjunto de câmeras mais fraquinho entre os quatro. A LG precisa trabalhar para melhorar seu software, pois está ficando para trás em comparação com a concorrência no processamento das imagens.

  • Quantum SKY: 418 pontos
  • Galaxy J5 Pro: 368 pontos
  • Zenfone 4 Selfie Pro: 368 pontos
  • Q6 Plus: 346 pontos
(atualizado em 10 de dezembro de 2018, às 23:31)

29

Comentários

Resultados: SKY, Q6 Plus, J5 Pro, Zenfone 4 Selfie Pro | Comparativo câmeras TudoCelular

OnePlus 6 e Redmi Note 5 entram na lista dos 15 aparelhos mais radioativos

Huawei no Brasil fará diferença? Positivo fecha trimestre no vermelho

Samsung Galaxy J7 Pro ou Motorola Moto G5S Plus? Comparativo TudoCelular ajuda a escolher

Ranking TudoCelular: gráficos com todos os testes de desempenho e autonomia até junho