LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Desempenho do Xperia XZ1 | Teste de velocidade oficial do TudoCelular

26 de outubro de 2017 3

O Xperia XZ1 foi o primeiro smartphone a chegar em solo nacional com Android 8.0 Oreo rodando de fábrica, permitindo que usuários brasileiros possam usufruir da nova versão do robozinho verde com alguns meses de antecedência em relação ao que teremos nas demais fabricantes.

Após realizarmos os teste de bateria, câmera e tela, chegou a hora de colocarmos também o desempenho do novo flagship à prova, lembrando que ele tem especificações técnicas bem similares ao que vimos no Xperia XZ Premium, porém com uma tela ligeiramente menor e com resolução Full HD ao invés de 4K.

Mais Notícias

O conjunto oferecido pela Sony com o Xperia XZ1 inclui um chipset Qualcomm Snapdragon 835 com oito núcleos a até 2,45 GHz, GPU Adreno 540, 4 GB de RAM e 64 GB de espaço para o armazenamento interno, que pode ser expandido via microSD de até 2 TB. Este hardware precisa lidar com uma tela Full HD IPS LCD de 5,2 polegadas, contando assim com uma densidade aproximada de 424 ppi.

Será que esse conjunto será realmente capaz de brigar de igual para igual com flagships de Samsung, Motorola e outras concorrentes? Confere aí!

Teste prático de velocidade

O nosso primeiro teste consiste em medir quanto tempo o Xperia XZ1 leva para abrir uma dúzia de apps. Na lista selecionada temos os apps nativos de Câmera, Galeria e Configurações, enquanto outros foram baixados, como Facebook, WhatsApp, Chrome, Netflix, Spotify, Photoshop, Pokémon Go e Asphalt 8.

Na primeira volta o modelo da Sony já demonstrou não estar para brincadeira, conseguindo abrir todos os 12 apps e retornar ao cronômetro com 52 segundos e 11 centésimos, partindo então para a segunda volta que levou 17 segundos e 27 centésimos para ser concluída, já que nenhum aplicativo precisou ser recarregado.

Com isso, seu tempo total foi de 1 minuto, 9 segundos e 49 centésimos, ficando à frente de alguns rivais como Galaxy S8 e Galaxy S8+, mas perdendo para Moto Z2 Force e Xperia XZ Premium.

AnTuTu

Passando então aos testes sintéticos de benchmark, no AnTuTu o Xperia XZ1 marcou uma pontuação consideravelmente abaixo de rivais com o Snapdragon 835, demonstrando que o Android Oreo ainda não está devidamente otimizado para a ferramenta, e vice-versa.

Por aqui, tivemos 144.945 pontos, enquanto rivais ficam facilmente acima dos 170 mil pontos.

GeekBench

No GeekBench a situação foi mais ou menos a mesma nos testes de CPU, onde tivemos 1.827 pontos no teste single-core e 5.838 no multi-core. No primeiro o Xperia XZ1 ficou apenas ligeiramente abaixo dos concorrentes, que geralmente marcam algo mais próximo dos 2 mil pontos, mas no segundo tivemos uma diferença mais considerável, já que outros modelos com Snapdragon 835 ficaram sempre acima dos 6.400 pontos.

No teste de GPU da ferramenta a situação já foi bem mais estável, sendo alcançados 7.834 pontos pelo flagship da Sony, o que fica no mesmo nível de modelos rivais.

3D Mark

No 3D Mark, tivemos mais uma vez uma pontuação ligeiramente abaixo, reforçando que a nova versão do Android ainda não é totalmente suportada por ferramentas de benchmark, sendo marcados 3.174 pontos no Sling Shot Extreme contra cerca de 3.700 pontos de aparelhos concorrentes.

GFX Bench

Fechando esta parte de testes teóricos, temos o GFX Bench, onde o Xperia XZ1 conseguiu executar o Manhattan com taxa de 40 fps na resolução nativa da tela e 42 fps em sua versão offscreen, enquanto o T-Rex alcançou 59 fps na variante onscreen e 95 na offscreen.

Como esperado, os testes onscreen ficaram acima de modelos rivais com tela Quad HD e chip Snapdragon 835, porém as variações offscreen ficaram ligeiramente abaixo.

Jogos

Chegamos então ao tão aguardado teste prático com jogos, onde usamos o GameBench para medir a taxa média de quadros por segundo alcançada por eles, bem como o consumo de CPU e RAM. Caso esteja interessado no app, estará disponível mais abaixo um link para download na Play Store, e você pode conferir também o tutorial que fizemos para ajudar a configurá-lo corretamente em seu aparelho.

No Asphalt 8, o Xperia XZ1 alcançou a média de 30 fps, tendo seu consumo de CPU fixado em 5% do total e ocupando 446 MB de RAM. Algo bem similar foi visto no Asphalt Xtreme, outro título de corrida da Gameloft, onde tivemos 30 fps em média, CPU em 4% e um total de 562 MB de RAM ocupados. Fechando a parte de títulos mais pesados, o Injustice 2 rodou com a mesma média de 30 fps e também manteve 4% da CPU em uso, porém ocupou 582 MB de RAM.

Passando para a segunda remessa de títulos, no Modern Combat 5 o Xperia XZ1 apresentou uma taxa média de 58 fps, com 5% da CPU ocupada e 346 MB de RAM. Já no Subway Surfers a situação foi um pouco melhor, com 59 fps em média, 4% de CPU e apenas 217 MB de RAM. Por fim, no Clash Royale, tivemos a mesma média de 59 fps, mas agora com somente 2% de CPU e RAM em 286 MB.

GameBench

Desenvolvedor: GameBench Ltd

Preço: grátis - oferece compras no app

Tamanho: Depende do dispositivo

Conclusão

Após todos estes testes, podemos dizer que o Xperia XZ1 é um ótimo aparelho para quem quer desempenho de sobra mas não gosta de telas muito grandes, ainda que seu corpo não seja lá muito compacto por causa das bordas acima e abaixo do display. O dispositivo consegue executar tarefas diárias de maneira fluida e até mesmo os jogos mais pesados rodam sem qualquer problema, devendo assim agradar todo tipo de usuário.

Vale notar, porém, que o Android 8 Oreo ainda é extremamente novo, e por isso é normal alguma inconsistência na execução de aplicativos, algo que ainda deve levar algumas semanas para ser totalmente otimizado.

E você, o que achou do novo flagship da Sony? Acha que o preço cobrado pela companhia por ele faz jus ao que é entregue? Deixe-nos seu comentário abaixo!

Roteiro, gravação e produção por Wallace Moté.

O Sony Xperia XZ1 ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.

3

Comentários

Desempenho do Xperia XZ1 | Teste de velocidade oficial do TudoCelular

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas