LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Quantum SKY, Q6 Plus, J5 Pro, Zenfone 4 Selfie Pro | Comparativo de telas TudoCelular

27 de outubro de 2017 7

Há alguns dias, publicamos o resultado de nosso comparativo de câmeras entre o Quantum SKY, Q6 Plus, Galaxy J5 Pro e Zenfone 4 Selfie Pro. Depois de alguns dias com o tempo encoberto, finalmente conseguimos um sol para gravar o nosso comparativo de câmeras - e demos sorte, pois o sol já sumiu de novo aqui em São Paulo.

Esse teste tem o objetivo de identificar qual tela oferece o melhor equilíbrio com relação ao nível de brilho alcançado, índice de reflexos no vidro que cobre a tela, saturação, contraste e fadiga visual (brilho excessivo em ambientes escuros).

O teste consiste em exibir o mesmo grupo de cinco imagens usadas em outros comparativos de tela feitos pelo TudoCelular, sendo divido em três etapas:

  • Ambiente externo ensolarado
  • Ambiente interno com luz artificial
  • Ambiente interno noturno

No caso do ambiente externo ensolarado, utilizamos os aparelhos com o brilho máximo de tela permitido pela sua configuração manual, além de outros modos ainda mais intensos caso disponíveis, possibilitando assim uma ideia de como os dispositivos se saem ao terem que enfrentar iluminação excessiva.

O teste em ambiente interno com luz artificial foi realizado com as telas de todos os aparelhos niveladas manualmente para 200 lux, algo possível graças ao uso de um luxímetro digital. Desta forma, neste teste comparamos basicamente a fidelidade de cores e o contraste de cada uma delas.

Por fim, o teste no escuro mostra qual atinge o maior brilho, assim como qual aparelho oferece o brilho mais baixo, o que ajuda a reduzir fadiga visual.

Mais Notícias
Mais Notícias
Mais Notícias
Mais Notícias

Dos quatro dispositivos, dois possuem tela IPS LCD de 5,5 polegadas e resolução 1080p, com a única diferença para o Q6 Plus, que utiliza a proporção 18:9 e, portanto, fica com a chamada resolução Full HD+, com 2160 pixels no lado maior, em vez de 1920 pixels como no Quantum SKY e Zenfone 4 Selfie Pro.

Quanto a este segundo citado, há uma diferença para os outros dois quanto à tecnologia utilizada no display, que é AMOLED, mais econômica e que permite o uso do Always on Display, presente no aparelho. De resto, são as mesmas especificações do SKY: 5,5" e resolução Full HD.

O único diferente em todos os aspectos aqui é o Galaxy J5 Pro, que tem tela Super AMOLED de 5,2 polegadas e usa a resolução HD. Vamos ver se isso o coloca em muita desvantagem.

Ambiente ensolarado (brilho máximo)

Começando os testes, aproveitamos o sol que ressurgiu depois de alguns dias (e já sumiu de novo) pra ver como esses aparelhos se saem embaixo da luminosidade máxima possível. Todos foram calibrados para o brilho máximo.

O que dá para notar é que o J5 Pro é, de leve, o mais nítido dos quatro, com o SKY em sua cola, seguido pelo Zenfone 4 Selfie Pro e o Q6 Plus na última colocação. Mas a diferença do primeiro para o último não é muito grande.

Ao vivo, o Zenfone não ficou mostrando essas linhas, mostradas apenas em vídeo. As telas também não estavam muito visíveis no momento da gravação, sendo mais nítidas em vídeo, graças à tecnologia. Dito isso, nenhum dos quatro aparelho sé muito indicado para uso no sol forte. E habilitar o brilho automático não mudou nada em nenhum deles.

Ambiente interno (brilho 200 lux)

Partindo para a segunda etapa, vamos para dentro de casa e, com a luz controlada, todos os visores são ajustados para emitirem 200 lux em tela branca, com a ajuda de um luxímetro.

E o que vemos é que não há nenhuma grande diferença na exibição de conteúdo desses quatro aparelhos. O J5 Pro tem contraste um pouco mais forte, e as cores são mais saturadas, como é comum em dispositivos Super AMOLED. O Zenfone 4 Selfie Pro tem uma exibição um pouco mais fria das cores.

O SKY parece ficar um pouco abaixo dos outros quatro no geral, faltando alguns tons de cores que os outros conseguem exibir melhor nessa imagem do camaleão. No geral, quatro aparelhos bem parecidos. E dá para fazer ajustes na exibição, mas já falo sobre isso.

Ambiente noturno (brilho máximo)

Apagando a luz e subindo o brilho de novo para o máximo, podemos nos certificar qual tem o brilho máximo maior. E confirmamos que são todos muito próximos.

Também podemos ver um pouco melhor a qualidade de exibição das cores, como o SKY perde alguns tons em comparação com os outros. Q6 Plus, J5 Pro e Zenfone são todos bem parecidos.

Lembrando que não é recomendável o uso do brilho máximo em ambientes escuros. Esse teste só serve para ilustrar melhor a qualidade das telas e o brilho máximo dos dispositivos.

Ambiente noturno (brilho mínimo)

E, por fim, o teste em brilho mínimo no escuro. Aqui, quanto menos visível melhor, pois sua visão vai se adaptar para enxergar o máximo possível em um ambiente escuro, e uma tela que emite luz demais pode causar fadiga aos olhos.

E nesse caso, o Q6 Plus, quase apagado em comparação com SKY e Zenfone 4 Selfie, é o grande vencedor. O J5 Pro não fica muito longe do dispositivo da LG. Os outros dois ficam claros demais para o uso no escuro, mas o SKY ainda é um pouco menos desconfortável para esse caso do que o Zenfone 4 Selfie.

Imagens do teste

Para tornar tudo o mais justo possível, foram disponibilizadas acima as imagens utilizadas no teste, permitindo assim que você as visualize em seu próprio display e compare ao resultado demonstrado pelos smartphones.

Vale lembrar ainda que algumas variações correspondem também à própria câmera utilizada para registrar as cenas, já que ela tende a balancear o máximo possível a diferença de brilho entre as telas, dependendo então do ponto que pegou como referência

Medição de brilho

Utilizamos um luxímetro digital para tirar alguns parâmetros concretos de comparação, sendo escolhida uma imagem completamente preta e outra completamente branca para ver o nível máximo e mínimo de brilho dos aparelhos ao reproduzir ambas.

Os dados abaixo são medições feitas na unidade lux, que mede a intensidade de luz que é emitida da tela de cada aparelho:

Brilho máximo com imagem preta

  • SKY: 2
  • Q6+: 4
  • Galaxy J5 Pro: 0
  • Zenfone 4 Selfie Pro: 0

Brilho mínimo com imagem preta

  • SKY: 0
  • Q6+: 0
  • Galaxy J5 Pro: 0
  • Zenfone 4 Selfie Pro: 0

Brilho máximo com imagem branca

  • SKY: 661
  • Q6+: 650
  • Galaxy J5 Pro: 607
  • Zenfone 4 Selfie Pro: 641

Brilho mínimo com imagem branca

  • SKY: 26
  • Q6+: 4
  • Galaxy J5 Pro: 8
  • Zenfone 4 Selfie Pro: 7
Conclusão

Então, temos aqui quatro dispositivos com tela muito próxima. O J5 Pro parece o mais completo, com cores vivas, níveis de brilho bons tanto para ambientes muito claros como para ambientes mais escuros, e uma boa gama de opções de personalização.

Já o Q6 Plus é o menos nítido na luz do sol, mas o mais confortável para uso no escuro. A exibição em si é boa, mas o dispositivo da LG fica devendo em personalização.

O SKY tem uma exibição que peca ao perder alguns tons, mas permite a melhor gama de ajustes, então dá para você arrumar as cores para a maneira como preferir, se souber mexer direitinho. No escuro, porém, ele ainda emite muita luz, o que deve causar fadiga aos olhos.

Por fim, o Zenfone 4 Selifie Pro não tem boa exibição no escuro, e permite alguns poucos ajustes de exibição. Para quem acha que menos é mais, esse dispositivo pode ser uma boa opção. A exibição padrão, pelo menos, é melhor que a do SKY.

E você, qual dispositivo achou o melhor em exibição de conteúdo? Conta pra gente aí nos comentários.

(atualizado em 16 de janeiro de 2019, às 16:40)

7

Comentários

Quantum SKY, Q6 Plus, J5 Pro, Zenfone 4 Selfie Pro | Comparativo de telas TudoCelular

OnePlus 6 e Redmi Note 5 entram na lista dos 15 aparelhos mais radioativos

Huawei no Brasil fará diferença? Positivo fecha trimestre no vermelho

Samsung Galaxy J7 Pro ou Motorola Moto G5S Plus? Comparativo TudoCelular ajuda a escolher

Ranking TudoCelular: gráficos com todos os testes de desempenho e autonomia até junho