12 Dezembro 2017
O TudoCelular analisou o desempenho do Pixel 2. Agora chegou a hora de conferir a versão XL, que traz o mesmo hardware, mas apresenta uma tela com maior resolução, o que pode acabar impactando no desempenho, especialmente em jogos. Para tirarmos esta dúvida, realizamos aqui os mesmos testes com a versão maior do aparelho.
Se você perdeu o nosso unboxing e primeiras impressões, vamos repassar aqui as especificações do aparelho. Assim como o Pixel 2, o XL também vem com o chipset Snapdragon 835, 4 GB de RAM e 64 GB de armazenamento. O processador oferece oito núcleos que chegam até 2,35 GHz, além da GPU Adreno 540.
O Pixel 2 apresentou bons resultados em nossos testes, ficando no nível de outros com Snapdragon 835. E com o Pixel 2 XL não seria diferente.
O nosso primeiro teste consiste em medir quanto tempo o Pixel 2 XL leva para abrir uma dúzia de apps. Na lista selecionada temos os apps de Câmera, Galeria e Configurações enquanto outros foram baixados, como Facebook, WhatsApp, Chrome, Netflix, Spotify, Photoshop Mix, Pokémon Go e Asphalt 8.
A abertura foi realizada exatamente nesta ordem, contando o tempo a partir do momento em que o cronômetro foi iniciado e sendo feita uma marcação ao final do primeiro ciclo para vermos se a segunda etapa seria executada mais rapidamente, pois todos os apps e jogos teoricamente já estariam armazenados na RAM.
Na primeira rodada o Pixel 2 XL levou apenas 47 segundos para abrir todos os aplicativos. Na segunda rodada, o smartphone da Google precisou de apenas 14 segundos. Os seus 4 GB de RAM foram bem usados para manter todos os apps e jogos abertos em segundo plano. No entanto, o Pixel 2 XL não é o smartphone Android mais rápido que já passou por nossas bancadas, ficando abaixo do OnePlus 5 (54s) e Xperia XZ Premium (56s).
O teste do AnTuTu é um dos mais polêmicos porque o resultado sempre varia. Se o smartphone estiver quente a pontuação cai drasticamente. Para evitar este tipo de problema, deixamos o Pixel 2 XL parado por vários minutos antes de rodarmos o benchmark, registrando 168 mil pontos no término. Já conseguimos passar dos 170 mil, mas na maioria das vezes ficamos um pouco abaixo disso.
O segundo teste é com o GeekBench, um benchmark mais confiável que o AnTuTu por apresentar variações menos drásticas entre os resultados. Ele faz um teste mais preciso envolvendo apenas a CPU e a memória. O Snapdragon 835 consegue alcançar quase 2 mil pontos quando apenas um dos seus núcleos mais potentes é testado. Quando todos os núcleos entram em ação a pontuação passa dos 6 mil, um resultado também excelente. Há também um teste que envolve a GPU, chegando a 7,4 mil pontos neste caso.
Entrando em benchmarks gráficos temos o GFX Bench que realiza testes gráficos em três APIs diferentes: Open GL 2.0 ES, 3.0 ES e 3.1 ES. No teste do T-Rex, que usa a API gráfica mais antiga, o smartphone da Google rodou o teste a 56 FPS. No teste do Manhattan, que usa a API gráfica 3.0, o Pixel 2 XL conseguiu rodar a animação a 30 FPS na resolução nativa da tela. Enquanto no teste do Car Chase (Open GL 3.1 ES) tivemos 13 quadros por segundo.
Ao emular a resolução Full HD para fugir da limitação do painel de 60 Hz, a taxa de quadros por segundo sobe para 22 no Car Chase, 52 no Manhattan e 94 no T-Rex. Aqui fica clara a diferença no desempenho gráfico entre a resolução Quad HD+ (2880 x 1440) contra a Full HD.
O 3D Mark é outro benchmark focado apenas no teste da GPU do smartphone. No caso aqui do Pixel 2 XL temos a Adreno 540, presente em todos os aparelhos lançados com Snapdragon 835. A unidade gráfica é bastante potente e consegue alcançar 3.011 pontos no teste do Sling Shot Extreme, o mais pesado entre as opções oferecidas pelo benchmark.
Usamos a ferramenta Gamebench para medir a taxa de quadros por segundo em alguns jogos. Infelizmente, alguns títulos da Gameloft vêm travados para rodarem a 30 FPS, como é o caso dos dois jogos de corrida testados. Injustice 2 também entra neste grupo, o que acaba limitando o potencial do aparelho.
FPS | CPU | Memória | |
Asphalt 8 | 30 | 4% | 632 MB |
Asphalt Xtreme | 30 | 4% | 799 MB |
Modern Combat 5 | 59 | 9% | 634 MB |
Injustice 2 | 30 | 6% | 866 MB |
Clash Royale | 60 | 2% | 385 MB |
Subway Surfers | 60 | 8% | 336 MB |
Os demais jogos entregam 60 FPS no geral, com excelente fluidez no smartphone da Google. Assim como visto em outros aparelhos com Snapdragon 835, a Adreno 540 tem fôlego de sobra para encarar qualquer jogo na resolução Quad HD.
O Pixel 2 XL oferece excelente desempenho, seja em apps casuais ou em jogos pesados. O Snapdragon 835 é um poderoso chipset e faz bom uso do Android 8.0 Oreo sem modificações que vem com o smartphone da Google.
Em benchmarks tivemos os mesmos resultados de outros aparelhos com Snapdragon 835, enquanto em jogos vemos uma ótima estabilidade no smartphone da Google, com quedas menos acentuadas na taxa de quadros por segundo.
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