LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Resultados: iPhone 8, Pixel 2, Moto Z2 Force e Xperia XZ1 | Comparativo de câmeras TudoCelular

10 de novembro de 2017 43

Depois de uma semana inteira de árdua votação, chegou a hora de descobrirmos qual foi o grande vencedor de nosso comparativo de câmeras entre Apple iPhone 8, Google Pixel 2, Sony Xperia XZ1 e Motorola Moto Z2 Force, com um deles sendo considerado pelo reconhecido DxOMark como o melhor smartphone para tirar fotos em todo o mundo.

Antes de seguirmos, vale dar uma rápida repassada nas especificações técnicas de cada dispositivo no que diz respeito às câmeras, lembrando que o modelo da Motorola é o único a contar com flash LED frontal, enquanto o da Apple é o único com sistema óptico de estabilização.

Especificações técnicas

Todas as fotos foram tiradas com os aparelhos em modo automático e resolução máxima permitida na proporção 4:3, que é geralmente onde alcançamos todo o potencial do sensor. Com isso, a escolha por usar HDR ou qualquer outro recurso ficou inteiramente por parte do software da câmera de cada modelo, assim como acontecerá caso você vá utilizá-lo.

Agora descubra a ordem dos smartphones usados no teste:

73.4 x 148 x 7.4 mm
5.2 polegadas - 1920x1080 px
69.7 x 145.7 x 7.8 mm
5 polegadas - 1920x1080 px
67.3 x 138.4 x 7.3 mm
4.7 polegadas - 1334x750 px
76 x 155.8 x 6.1 mm
5.5 polegadas - 2560x1440 px
Ir para página de comparação

Para chegarmos aos resultados que estão listados mais abaixo, utilizamos a seguinte metodologia com criação do ranking individual e final. Cada smartphone recebeu uma pontuação em cada comparativo individual, onde a soma de todos os pontos revelou o vencedor. Foram usados os seguintes pesos:

  • Primeiro colocado: 4 pontos
  • Segundo colocado: 3 pontos
  • Terceiro colocado: 2 pontos
  • Quarto colocado: 1 ponto

Explicações básicas dadas, vamos aos resultados!

Foto 1

Na primeira cena de nosso comparativo tivemos uma diferença notável na votação a favor do iPhone 8, fazendo com que o dispositivo da Apple somasse 39 pontos contra 26 do Pixel 2, segundo colocado. Em terceiro veio o Xperia XZ1 com 25 pontos, e por fim o Moto Z2 Force com apenas 10.

Foto 2

Já na segunda cena tivemos algo no mínimo curioso: um empate duplo. Enquanto iPhone 8 e Pixel 2 dividiram a primeira posição com 33 pontos cada, Xperia XZ1 e Moto Z2 Force marcaram 17 pontos cada, demonstrando que nem mesmo um sistema de votação cheio de variáveis é à prova de empates.

Foto 3

Passando para o cenário seguinte, tivemos o iPhone 8 como vencedor novamente, desta vez com 35 pontos contra 30 do Pixel 2. Moto Z2 Force vem na terceira colocação com 20 pontos, enquanto o Xperia XZ1 fecha a lista com 15.

Foto 4

Mais uma vitória para o iPhone 8 por aqui, mas dessa vez a disputa foi bastante acirrada com o Pixel 2, com ambos apresentando um HDR bem mais eficiente que os demais. Enquanto o aparelho da Apple somou 35 pontos, o da Google veio logo atrás com 34, deixando Xperia XZ1 e Moto Z2 Force um nível abaixo com 16 e 15 pontos, respectivamente.

Foto 5

Eis que temos finalmente um cenário onde o iPhone 8 não ficou na liderança, muito pelo contrário. Por aqui o topo do pódio ficou dividido entre Xperia XZ1 e Pixel 2, ambos com 29 pontos. Em terceiro ficou o Moto Z2 Force com 25 pontos, deixando o flagship da Maçã na lanterna com 17 pontos.

Foto 6

Na primeira cena macro tivemos nova vitória para o Xperia XZ1, porém desta vez sozinho com 29 pontos. Logo em seguida veio o Pixel 2 com 28 pontos, deixando o iPhone 8 em terceiro com 26 e o Moto Z2 Force na lanterna com 17.

Foto 7

Mais uma vez tivemos o Xperia XZ1 como vencedor por aqui, demonstrando que o aparelho da Sony agradou bastante em fotos macro, conseguindo somar 30 pontos contra 29 de Pixel 2 e iPhone 8. O Moto Z2 Force ficou na última posição com 12 pontos.

Foto 8

Na última cena em macro tivemos vitória para o iPhone 8, e com alguma margem para o segundo colocado. O dispositivo da Apple totalizou 31 pontos contra 25 do Moto Z2 Force, segundo colocado. Em terceiro tivemos um empate entre Xperia XZ1 e Pixel 2, ambos com 22 pontos.

Foto 9

Passando para ambiente interno, tivemos o Pixel 2 como vencedor com iluminação artificial, conseguindo 36 pontos contra 34 do iPhone 8. Bem atrás vem o Moto Z2 Force com 20 pontos, e no final da fila do Xperia XZ1 com 10.

Foto 10

Apagando as luzes e ativando o flash a situação já muda de figura, com o Moto Z2 Force assumindo a ponta com 34 pontos contra 32 do Pixel 2. iPhone 8 e Xperia XZ1 fecham as posições seguintes com 19 e 15 pontos, respectivamente.

Foto 11

Passando para ambiente externo noturno, tivemos nesta primeira cena uma vitória incontestável do iPhone 8, com o dispositivo da Apple somando 35 pontos contra 24 do Moto Z2 Force, segundo colocado. Em terceiro tivemos o Pixel 2 com 23 pontos e na lanterna o Xperia XZ1 com 18.

Foto 12

Passando para um ambiente noturno com iluminação mais direta, o Pixel 2 se saiu melhor, conseguindo somar 32 pontos contra 29 do iPhone 8. Xperia XZ1 vem em terceiro com 27 pontos, deixando o Moto Z2 Force em último com 12.

Foto 13

Na última cena noturna tivemos nova vitória do Pixel 2, e desta vez com ampla vantagem para o segundo colocado. Por conseguir controlar com maestria a iluminação do ambiente o dispositivo somou 36 pontos, enquanto o Xperia XZ1 ficou com 28 pontos no segundo lugar. Em terceiro tivemos um empate entre iPhone 8 e Moto Z2 Force, ambos com 18 pontos.

Foto 14

Partindo para as selfies, o iPhone 8 demonstrou porque tanta gente ama os dispositivos da Apple para tirar autorretratos, figurando na primeira posição com 31 pontos contra 27 do Pixel 2, segundo colocado. Em terceiro veio o Moto Z2 Force com 25 pontos, deixando o Xperia XZ1 na lanterna com 17.

Foto 15

Por fim, na selfie em ambiente noturno, mais uma vez o iPhone 8 se saiu vencedor, conseguindo 34 pontos contra 28 do Xperia XZ1, segundo colocado. Em terceiro ficou o Pixel 2 com 21 pontos e por último o Moto Z2 Force com 17, demonstrando que possuir LEDs para o flash não foi suficiente para convencer o público e staff do TudoCelular.

Pontuação final

Somando todos os cenários acima, temos a seguinte pontuação final:

  • Xperia XZ1: 326 pontos
  • Pixel 2: 438 pontos
  • iPhone 8: 445 pontos
  • Moto Z2 Force: 291 pontos
Potência do flash

Em nosso comparativo de câmeras também medimos a potência da iluminação do flash de cada smartphone, recurso que pode influenciar na qualidade de capturas noturnas. Utilizando um luxímetro chegamos aos números apresentados mais abaixo, em unidades de medição de luz por metro quadrado (100x lux), indicando que quanto mais alto for o número, mais potente é o flash para iluminar ambientes escuros.​

  • Xperia XZ1: 223 lux
  • Pixel 2: 1.339 lux
  • iPhone 8: 1.408 lux
  • Moto Z2 Force: 1.314/161 lux
Conclusão para fotos

Pixel 2 e iPhone 8 mostraram o porquê de serem vistos como uns dos melhores smartphones do mundo para fotografia, travando uma batalha épica voto a voto pela liderança de nosso comparativo. Ambos apresentam ótimo nível de detalhes, HDR muito acima da média, cores balanceadas na maior parte do tempo e foco eficaz para bons macros, além de sistemas de estabilização que dão conta do recado em ambientes escuros.

Já Xperia XZ1 e Moto Z2 Force reforçaram o que vimos em um comparativo anterior, sendo capazes de fazer bons registros mas ainda assim ficando um nível abaixo de seus concorrentes, com o modelo da Sony pecando um pouco em ambientes iluminados mas se saindo bem em locais escuros e fotos macro, enquanto o da Motorola foi justamente o oposto, já que a falta de estabilização faz as fotos noturnas serem um desafio.

Na câmera frontal tivemos vitória incontestável por parte do iPhone 8, que arrematou ambas as cenas com alguma vantagem para o segundo colocado, demonstrando ser ótimo para selfies tanto em locais iluminados quanto em ambientes escuros.

Conclusão para vídeos

Com relação aos vídeos, tivemos iPhone 8 e Pixel 2 mais uma vez se destacando, seja tem termos de estabilização (onde o Pixel 2 se mostrou imbatível) ou na qualidade geral, porém infelizmente ambos gravam áudio apenas em mono com o aplicativo padrão de câmera, sendo algo que definitivamente deve ser levado em conta por quem pretende utilizá-los para produzir conteúdo.

Nesta parte de áudio quem se saiu melhor foi o Xperia XZ1, que conseguiu filtrar muito bem o ruído indesejado e focar com clareza na voz do locutor. Já o Moto Z2 Force tem um microfone bastante sensível, o que é bom para locais internos pois capta áudio bem alto porém em locais externos acaba pegando junto também muito barulho do ambiente.

E você, qual dos quatro aparelhos mais te agradou? Viu uma diferença muito grande na qualidade deles para fotos e vídeos? Deixe-nos seu comentário abaixo!

Roteiro, gravação e produção por Wallace Moté.

(atualizado em 24 de fevereiro de 2018, às 22:58)

43

Comentários

Resultados: iPhone 8, Pixel 2, Moto Z2 Force e Xperia XZ1 | Comparativo de câmeras TudoCelular

Samsung Galaxy J7 Pro ou Motorola Moto G5S Plus? Comparativo TudoCelular ajuda a escolher

Ranking TudoCelular: gráficos com todos os testes de desempenho e autonomia

10 melhores smartphones top de linha para fotos e vídeos | Guia do TudoCelular

10 melhores smartphones de entrada para fotos e vídeos | Guia do TudoCelular