LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

LastPass, Tasker e Cerberus em risco? Google pode 'matar' aplicativos como estes em nova política de API

13 de novembro de 2017 5

Se você usa algum daqueles aplicativos Android que permitem preencher automaticamente senhas, copiar conteúdo para a área de transferência e automatizar tarefas, pode ser que em breve eles deixarão de funcionar em seu dispositivo, ou desapareçam da Play Store.

De acordo com uma publicação no fórum XDA, o Google está mudando sua política de acesso da sua plataforma de Serviços de Acessibilidade. O objetivo é eliminar o potencial risco de segurança representado pelas permissões que esses aplicativos exigem.

Acontece que os Serviços de Acessibilidade podem ser poderosos, e ao permitir que apps realizem essas funções, essas aplicações poderão ler dados de outros aplicativos usando a API do Google.

Essas informações usadas para executar as funções podem ser facilmente exploradas por desenvolvedores maliciosos para fins criminosos. Por exemplo, um serviço de acessibilidade pode ser usado para implementar um keylogger, um ataque de ransomware ou phishing.

Infelizmente, a solução de um problema real pode significar funcionalidades reduzidas no Android, conquistadas graças a aplicativos que facilitam a vida de muitos usuários.

A empresa contatou os desenvolvedores de aplicativos que dependem dessa API para recursos como preencher campos de texto e detectar se outros aplicativos estão abertos, e pediu que elas funcionem somente para funções que ajudem usuários com deficiência.

Caso os desenvolvedores não possam explicar a necessidade do uso da API nesse sentido no prazo de 30 dias, o aplicativo será removido da Google Play Store.

Isso pode ameaçar aplicativos como LastPass, Tasker, Cerberus e Universal Copy, que usam a API mencionada. Os desenvolvedores terão que usar soluções alternativas para suas aplicações ou remover certas funções para evitar que sejam excluídos na Play Store.

Mas nem tudo parece perdido. Apps como Tasker podem sobreviver a tal mudança, caso migrem para uma outra API, chamada UsageStats, de acordo com a publicação no XDA (link na fonte abaixo). Outros como Button Mapper e AutoInput estão sem sorte.


5

Comentários

LastPass, Tasker e Cerberus em risco? Google pode 'matar' aplicativos como estes em nova política de API
  • O cerberus pode deixar sair... As melhores funções dele são feitas pela instalação via recovery e usando root mesmo, então não muda nada.

    Só deixa um apk na play store, como um manual para instalação e uso.

      • Uso o cerberus aqui e também estava pensando nisso, se tiver custom rom e for roubado a pessoa entra no recovery e reinstala a ROM. Tem como instalar ele de outra forma pra isso não acontecer?

          • Infelizmente contra isso não tem muito a ser feito... Essa é uma das maiores inseguranças do android na minha visão. Se o cara jogar uma rom, e ela reescrever o system, já era!

            Agora uma coisa que não sei, pois já estou fora dessa de mods e tals a um tempo, é se já fizeram alguma versão da TWRP ou algum outro custom recovery com bloqueio por senha... Se ainda não fizeram, então continua sendo inseguro da mesma forma.

              • Pensei justamente isso teria que impedir o uso do twrp sem senha, mas já mexi aqui e não vi nada disso. Seria um sonho mesmo, bloquear o twrp mas teria que bloquear o adb também, mas acredito que nem todo mundo tem conhecimento avançado de adb, agora o famoso segurar volume pra baixo + Power todo mundo conhece.

                  • Sim, o adb exige um pouco mais de conhecimento... Mas nada que 10min no google não resolvem pra achar os comando básicos, drivers e tal. Hahaha.

                    Na verdade a melhor coisa, é ter seguro mesmo do aparelho, e se for roubado receber um novo. Os apps são úteis, mas é sempre uma roleta russa.

              Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

              Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

              Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

              Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas