LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

YouTube exclui mais de 50 mil vídeos de extremista da Al-Qaeda

13 de novembro de 2017 4

Há alguns meses, o YouTube anunciava medidas para combater conteúdos relacionados a terrorismo, através de tecnologias como algoritmos de Machine Learning. Agora, parece que os esforços da empresa parece trazer resultados em isolar e excluir vídeos desse tipo, mesmo que eles não estejam diretamente contra as políticas da plataforma.

De acordo com o New York Times, o YouTube recentemente removeu e bloqueou todos os vídeos de Anwar al-Awlaki, um clérigo que se tornou extremista, se envolveu em planejamentos de atentados terroristas da Al-Qaeda, e foi morto no ataque dos drones norte-americanos em 2011.

Embora sejam apenas os seus últimos vídeos que fogem das diretrizes do YouTube, a empresa determinou que todos tinham que ser excluídos.

Apesar desse relatório do NYT, o YouTube não confirmou publicamente que realizou as exclusões. Mas é fácil ver o que aconteceu, já que havia mais de 70.000 vídeos sobre al-Awlaki no início do outono. O que restou são 18.600 vídeos, sendo a grande maioria notícias, rejeições dos pontos de vista extremistas, discussões sobre o ataque com drones e outros vídeos de pessoas - mas não do próprio Al-Awlaki.

Se por um lado isso mostra que a empresa toma providencias em alguns casos mais extremos, por outro lado também levanta questões sobre a linha tênue entre a intolerância a conteúdos que promovem violência e a liberdade de expressão.

Existe a preocupação de que o YouTube possa cometer erros ou tirar vídeos por razões puramente arbitrárias, mas é sempre importante que grupos extremistas sejam afastados para que suas ideias sobre extermínio não sejam ainda mais espalhadas, ainda mais em casos como o de al-Awlaki, que era um recrutador da Al-Qaeda.

Anwar al-Awlaki, em 2001

Na verdade, a ação do Youtube foi demorada porque tais vídeos estavam em uma “zona cinzenta” da legislação do site. As regras proíbem vídeos que incitam violência e proíbem indivíduos nas listas internacionais de terrorismo, mas não dizem nada a respeito de conteúdos publicados por terceiros.

Entre milhares de vídeos, al-Awalaki também publicava aulas sobre a história do Islão, e isso deixava adiava ainda mais a decisão. No entanto, ao assistir esses vídeos, usuários acabavam ganhando acesso a contas dedicadas de al-Awlaki e a seus vídeos radicais.

Além da exclusão, o YouTube também conta com uma espécie de "impressão digital" dos vídeos proibidos, que garante que os conteúdos ilegais não voltem para o site.


4

Comentários

YouTube exclui mais de 50 mil vídeos de extremista da Al-Qaeda
  • Tem que remover os videos do Felipe Neto tambem, aquilo parece terrorismo. Nao importa o que voce esteja fazendo no Youtube que o SPAM Neto aparece... %u270B%uD83C%uDFFB%uD83D%uDD25

      • 50 mil vídeos?! Eles tinham só isso?! Próxima vez vai ser do Isis.. Agora falando sério, isso é uma falta de vergonha dessas empresas. O que tem de cadastro desse povo terrorista no Facebook não é brincadeira.

          Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

          Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

          Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

          Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas