LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Código fonte do novo app da Google pode ter revelado futuras novidades sobre o Assistant

14 de novembro de 2017 0

A Google acaba de liberar uma nova versão beta (7.16) de seu aplicativo oficial para Android, e, com isso, o site gringo Android Police realizou a sua tradicional análise do código fonte do APK, com o intuito de encontrar indícios de futuras novidades que a Gigante das Buscas esteja preparando. Como sempre, a investigação deu bons resultados: vários scripts fazem referência a recursos que, aparentemente, farão parte do Google Assistant nas próximas atualizações.

Vale observar que a primeira pista, aliás, não está nem sequer escondida no código fonte do arquivo, e sim visível para qualquer usuário do app: ao acessar a tela de configurações do assistente pessoal, existe um pequeno texto informando os tipos de dispositivos nos quais é possível utilizá-lo. A novidade é que, em breve, o Google Assistant poderá ser usado também em tablets, desde que eles estejam equipados com a versão 6.0 do Android ou alguma outra superior.

Tablets agora são citados na lista de dispositivos compatíveis com o Google Assistant
Caindo na rotina

A Google anunciou o recurso "routines" (ou rotinas, em português) no mesmo evento que ela utilizou para apresentar os novos Pixel 2 e 2 XL, mas só agora temos uma ideia mais clara de como ele funcionará. Trata-se, a grosso modo, de uma nova habilidade do Assistant que utiliza um determinado gatilho para executar uma série de ações pré-programadas. Com isso, o assistente será capaz, por exemplo, de reagir a uma dispensa do alarme matinal abrindo sua lista de leitura matinal, consultando o trânsito até o seu trabalho ou informando a previsão do tempo para o resto do dia.


Se pareado com dispositivos externos, o Assistant poderá ainda ajustar as luzes e o termostato ou até mesmo tocar suas músicas prediletas para alegrar suas manhãs. Obviamente, visto que é necessário dar à Google uma liberdade absurda para que o recurso funcione bem, as routines só serão ativadas caso você dê permissão para que o app controle ainda mais o seu smartphone (tendo a capacidade de, por exemplo, desligar e ligar o modo Não Perturbe se assim for necessário).

Mais poder ao Google Home (?)

Desde a sua versão anterior, o app oficial da Google faz menção a um tal de Quartz, que muitos acreditam ser um novo aparelho da família Google Home equipado com uma tela sensível ao toque. Não temos como predizer se isso é verdade, mas, de qualquer forma, esta versão do APK também faz menção ao Quartz e lhe dá mais dois poderes: controlar um temporizador e informar tutoriais passo-a-passo de receitas culinárias com ainda mais detalhes.


Em relação ao primeiro recurso, temos três comandos sugeridos para controlar o timer: parar, pausar e retomar a contagem. Já em relação à segunda funcionalidade, encontramos mais possibilidades de formatação das receitas do Google Home, com detalhes como lista de ingredientes, quantidade de porções servidas etc.


E um pouco mais sobre os podcasts...

Já faz tempo que a Gigante das Buscas faz menção ao ato de comprar e/ou assinar podcasts direto de seu app oficial; porém, até o momento, a companhia não fez quaisquer anúncios de uma funcionalidade desse tipo. Ainda assim, temos mais novidades nesta versão do APK: ao que tudo indica, quando o recurso finalmente for ao ar, será possível baixar novos episódios de seu podcast usando os comandos de voz do Assistant.


O misterioso Snowman

Por fim, temos um novo recurso chamado Snowman. Talvez ela possa se referir a algo bem mais complexo, mas, por enquanto, a única linha que faz referência à tal funcionalidade nos faz acreditar que ela não seja nada mais do que um módulo que ensina o usuário sobre as possibilidades de gerenciamento do Feed.


Como sempre, é importante lembrar que tais especulações podem ou não coincidir com a realidade. Mesmo que a Google esteja mesmo preparando todas essas novidades, ela pode muito bem mudar de ideia na próxima semana e abandonar um recurso ou dois. Sendo assim, nenhum indício encontrado deve ser encarado como uma prova concreta do que teremos em nossas mãos no futuro.


0

Comentários

Código fonte do novo app da Google pode ter revelado futuras novidades sobre o Assistant

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas