LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Nasce uma tendência: smartphones Android adotarão sensores 3D como os do iPhone X

17 de novembro de 2017 57

Já sabemos que a Xiaomi e Oppo, duas das gigantes chinesas do mercado mobile, estão trabalhando em tecnologias similares ao Face ID, reconhecimento facial 3D que estreou no iPhone X.

De acordo com o site chinês Digitimes, ambas estão testando soluções desenvolvidas por uma parceria entre a Qualcomm, Himax e Truly Opto-electronics, com fornecimento dos sensores 3D por diversas firmas, entre elas, a Largan Precision, responsável pela fabricação das lentes do iPhone (e alguns Androids).

O reconhecimento facial começou a dar seus primeiros passos nos tops de linha do robôzinho verde há muito tempo, porém, as soluções eram pouco precisas e confiavam-se em imagens 2D, o que as tornava potencialmente inseguras.

Com a chegada da câmera TrueDepth e sensores 3D no iPhone X, o reconhecimento facial chegou a outro nível.

Além de ser usado para autenticação, ele também pode proporcionar entretenimento, sendo usado em emojis animados chamados 'Animoji', que podem ser enviados por mensagem — ou até usados para criar vídeos engraçados(1, 2).

Mas parando pra pensar, não há alguém que não copie seu rival no mundo da tecnologia; a Apple, por exemplo, adotou a tendência das telas maiores e, agora com o iPhone X, das telas borderless, algo que chegou primeiro nos smartphones Android.

Outras tecnologias que ela 'pegou emprestado' do mundo do robôzinho verde incluem o NFC, carregamento sem fio, resistência à água e poeira, realidade aumentada, dentre muitas outras.

O recém-anunciado OnePlus 5T foi um dos primeiros novos tops de linha a trazer reconhecimento facial como parte ativa de seu processo de autenticação (no caso, desbloqueio de tela).

Com o tempo, quando a tecnologia de reconhecimento 3D for se tornando ainda mais popular, deveremos ver cada vez mais dispositivos (quem sabe, até de médio custo) abraçando esse recurso.

O Apple iPhone X ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.

57

Comentários

Nasce uma tendência: smartphones Android adotarão sensores 3D como os do iPhone X

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas