LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Resultados: XZ Premium, Pixel 2 XL, iPhone 7 Plus e 8 Plus | Comparativo câmeras TudoCelular

18 de novembro de 2017 26

Após uma semana de votação, chegou a hora de revelar cada smartphone do nosso comparativo de fotos. Aqui temos um comparativo entre flagships que coloca o Pixel 2 XL para enfrentar rivais da Sony e Apple, incluindo o Xperia XZ Premium, iPhone 7 Plus e 8 Plus.

O Xperia já participou de um comparativo, mas acabou ficando em penúltimo colocado. Agora com a atualização do Android Oreo, uma das várias melhorias feitas está em sua câmera, que ganhou correção na captura de cores, além de refinamento na nitidez para evitar pós-processamento agressivo.

Características de cada câmera

O Pixel 2 XL vem com as mesmas câmeras do seu irmão menor. Na traseira encontramos um sensor de 12,2 MP e abertura f/1.8 com capacidade de gravar vídeos em 4K a 30 FPS. Na parte frontal temos uma câmera de 8 megapixels com abertura f/2.4 e capaz de gravar em Full HD.

O iPhone 7 Plus e 8 Plus são os únicos do nosso comparativo com câmera dupla, oferecendo dois sensores de 12 megapixels, tendo a câmera principal abertura f/1.8 e a secundária f/2.8, com 28mm e 56mm de distância focal, respectivamente. Na frontal temos um sensor de 7 megapixels com abertura f/2.2 e 32mm de distância focal. Em vídeos temos 4K a 30 FPS no 7 Plus e 4K a 60 FPS no 8 Plus, enquanto a câmera frontal de ambos grava em Full HD.

O Xperia ZX Premium é que entrega a maior resolução, com sensor de 19 megapixels na traseira com abertura f/2.0, distância focal de 25mm e capacidade de gravar vídeos em 4K a 30 FPS ou HD a 960 FPS. Na parte frontal temos uma câmera de 13 megapixels com a mesma abertura f/2.0, distância focal de 22mm e capacidade de gravar vídeos em Full HD.

Agora descubra a ordem dos smartphones usados no teste:

77 x 156 x 7.9 mm
5.5 polegadas - 3840x2160 px
78.1 x 158.4 x 7.5 mm
5.5 polegadas - 1920x1080 px
77.9 x 158.2 x 7.3 mm
5.5 polegadas - 1920x1080 px
76.2 x 157.5 x 7.6 mm
6 polegadas - 2880x1440 px
Ir para página de comparação

Para chegarmos aos resultados que estão listados mais abaixo, utilizamos a seguinte metodologia com criação do ranking individual e final. Cada smartphone recebeu uma pontuação em cada comparativo individual, onde a soma de todos os pontos revelou o vencedor. Foram usados os seguintes pesos:

  • Primeiro colocado: 4 pontos
  • Segundo colocado: 3 pontos
  • Terceiro colocado: 2 pontos
  • Quarto colocado: 1 ponto

Explicações básicas dadas, vamos aos resultados!

Foto 1

Todos os aparelhos foram usados no modo automático com configurações por padrão de fábrica. Aqui vemos uma grande diferença graças ao HDR do Pixel 2 XL e do iPhone 8 Plus que acabou exagerando nas cores e deixando a flor com tom muito artificial. O Xperia XZ Premium foi o que entregou o melhor resultado, sendo o mais votado pelos leitores. O iPhone 7 Plus ficou em segundo colocado nesta votação.

Foto 2

Neste cenário vemos uma boa disputa ente o Pixel 2 XL e o Xperia XZ Premium, estes que apresentaram os melhores resultados. No entanto, os leitores do TudoCelular escolheram o iPhone 8 Plus como o melhor, com suas cores exageradas, resultando em tons escuros que não condizem com o cenário real. O iPhone 7 Plus ficou em último nesta votação, por ser o único com foco em tons mais frios.

Foto 3

Mais uma vez o iPhone 8 Plus exagerou nas cores e entregou a foto mais saturada. O Pixel 2 XL e Xperia XZ Premium buscaram capturar o máximo de detalhes e entregar o melhor balanço entre brilho e contraste, mas o modelo da Sony tende a exagerar na exposição para oferecer fotos mais claras, o que sacrifica um pouco os detalhes da imagem. O iPhone 7 Plus foi o que menos se destacou aqui.

Foto 4

Aqui vemos novamente a diferença ente as duas gerações do iPhone. O modelo desse ano força entregar cores mais quentes, enquanto o antigo tende mais para os tons frios. Normalmente, a primeira opção é que acaba agradando mais o grande público, o que mostra a grande diferença na votação (iPhone 8 Plus em primeiro e o 7 Plus em último). O Xperia, como já esperado, entregou a imagem mais clara, enquanto o Pixel exagerou no HDR e deixou a foto escura.

Foto 5

Em cenário que mescla sol e sombras é onde vemos a falha na câmera da Sony. Ela busca compensar a diferença de luz, o que deixa o assunto em primeiro plano mais claro, mas tirou parte da “vivacidade” das cores. O Pixel 2 XL e iPhone 8 Plus abusaram de tons quentes, o que agradou boa parte dos leitores, já que poucos votaram no iPhone 7 Plus.

Foto 6

Diferente dos cenários anteriores, aqui tivemos resultados mais equilibrados, já que o modo HDR de cada aparelho não exagerou nos tons das cores. O iPhone 8 Plus leva mais uma vitória por ter equilibrado a exposição e balanço de branco. O Xperia foi o segundo mais votado, com uma imagem mais próxima do real. Aqui é onde vemos o Pixel 2 XL ficar em último, por ter exagerado nas cores e ter entregue a foto mais escura.

Foto 7

Fotos contra o sol são bastante problemáticas. Ou a imagem sai estourada ou sai muito escura devido à redução na exposição para compensar o excesso de luz. Aqui vimos os modelos caírem nos dois grupos. O Xperia XZ Premium e o iPhone 7 Plus deixaram o céu sem cores, praticamente branco. O Pixel 2 XL e iPhone 8 Plus escureceram a imagem, mas no caso do smartphone da Google, o céu acabou ficando cinza. A escolha dos leitores acabou sendo a imagem mais clara.

Foto 8

Ao cair da noite é quando começamos a ver bem a diferença entre cada câmera. O Xperia XZ Premium apresenta grande quantidade de ruídos, além de exagerar na saturação. No entanto, estes defeitos não impediram de ser o mais votado pelos leitores. Os dois iPhones vêm logo em seguida, deixando o Pixel 2 XL por último neste comparativo.

Foto 9

Pixel 2 XL entregou a melhor imagem dos quatro aparelhos analisados, sendo também o mais votado pelos leitores. O iPhone 8 Plus saturou mais as cores, e acabou sendo o segundo mais votado. O Xperia XZ Premium entregou uma maior nitidez que os smartphones da Apple, mas teve que se contentar com a terceira posição. O iPhone 7 Plus segue conformado em último mais uma vez.

Foto 10

Aqui temos um embate curioso. Usamos zoom em 2x para capturar uma flor em ambiente noturno com baixa iluminação. Os dois smartphones da Apple oferecem zoom óptico, que prometem aproximar o objeto sem comprometer a qualidade. No entanto, o smartphone da Google foi o que entregou o melhor resultado, mesmo tendo que apelar para zoom digital que sacrifica detalhes da imagem.

Foto 11

Você curte tirar foto de comida para compartilhar no Instagram? O Pìxel 2 XL é que consegue capturar o maior nível de detalhes dos alimentos, mas ele perdeu na votação para o Xperia, que reforça os tons de vermelhos para deixar os morangos do nosso cupcake bastante suculentos. Em terceiro tivemos o iPhone 8 Plus, seguido do iPhone 7 Plus em último.

Foto 12

Em fotos em ambiente interno e sem iluminação de auxílio é normal termos foto de baixa qualidade. Aqui vemos perda de detalhes em todos os participantes do comparativo, mas o Pixel 2 XL foi o que sofreu para manter o foco no objeto. O Xperia XZ Premium foi o preferido dos leitores, enquanto o iPhone 7 Plus ficou em último na votação.

Foto 13

Se o Pixel 2 XL perde detalhes em ambientes com pouca iluminação, quando o seu flash é ligado a história muda completamente. Ele foi disparado o mais votado neste comparativo, por entregar uma imagem clara e com detalhes, enquanto o Xperia foi o que apresentou o pior resultado. O iPhone 8 Plus entregou um resultado melhor que seu antecessor aqui.

Foto 14

Partindo para a câmera frontal temos uma boa disputa entre o Xperia XZ Premium e o iPhone 8 Plus, mas o smartphone da Maçã acabou levando a vitória, mesmo com sua tendência em gerar selfies com bronzeado artificial. O Pixel 2 XL, que apresentou a foto mais equilibrada, ficou em terceiro colocado. O iPhone 7 Plus, como já esperado, ficou em último na votação.

Foto 15

O Pixel 2 XL foi o vitorioso em nosso comparativo de selfies noturnas, enquanto os smartphones da Apple ficaram em último. Aqui o Xperia XZ Premium tenta fazer um bom trabalho, mas é notável a alta quantidade de ruídos na imagem, além de ser o mais escuro dos quatro. Nenhum dos aparelhos conta com flash frontal, mas oferecem recurso de simulação de flash ao piscar uma imagem branca quando a foto é capturada.

Potência do flash

Em nosso comparativo de câmeras também medimos a potência da iluminação do flash de cada smartphone, recurso que pode influenciar na qualidade de capturas noturnas. Utilizando um luxímetro chegamos aos números apresentados mais acima, em unidades de medição de luz por metro quadrado (100x lux), indicando que quanto mais alto for o número, mais potente é o flash para iluminar ambientes escuros.

Resultados:

  • Xperia XZ Premium: 240 lux
  • iPhone 7 Plus: 790 lux
  • iPhone 8 Plus: 1.400 lux
  • Pixel 2 XL: 1.500 lux
Pontuação final

Nosso comparativo apresentou resultados mistos. Vimos uma boa disputa entre o Pixel 2 XL, iPhone 8 Plus e Xperia XZ Premium. O único que não se destacou em nenhum cenário foi o iPhone 7 Plus, que não apresentou bons resultados em outros comparativos.

A vitória foi para o smartphone da Google, que apresentou o melhor equilíbrio em nível de detalhes e contraste, mas o HDR do aparelho tende a deixar as imagens mais escuras que os rivais. O Xperia XZ Premium mostrou resultados mais equilibrados do que foi visto em nosso comparativo anterior.

Conclusão em fotos

O Pixel 2 XL foi o que mais se destacou em fotos ao apresentar bom equilíbrio de cores e detalhes. O smartphone da Google conta com HDR avançado para entregar um nível de contraste mais amplo do que os rivais, mas às vezes acaba deixando as imagens mais escuras.

O iPhone 8 Plus mostrou um belo salto comparado ao seu antecessor, especialmente na captura de cores. Apple aprendeu que o público curte cores quentes, ao contrário dos tons frios que sempre eram vistos no iPhone 7 Plus. No entanto, o smartphone da Maçã acaba exagerando em alguns cenários, entregando fotos que fogem do cenário real.

A boa surpresa ficou para o Xperia XZ Premium, que apresentou resultados mais equilibrados neste comparativo, ao contrário do que foi visto anteriormente. A atualização para o Android Oreo trouxe várias correções para a câmera, o que tornou o smartphone da Sony uma boa opção para fotografia.

Conclusão em vídeos

O Pixel 2 XL não apenas se destaca em fotos, como também entrega boa qualidade em vídeos. O seu ponto negativo vai para o microfone que apresenta falha de processamento de áudio. Google vem prometendo corrigir esta falha, mas até o momento o que temos é um som distorcido que entrega uma qualidade medíocre. Outro ponto que o smartphone da Google manda bem é na sua combinação de estabilização óptica de imagem com algoritmos de correção para entregar vídeos praticamente livres de tremidos.

O Xperia XZ Premium continua entregando baixa qualidade em vídeos com muitos ruídos. No entanto, ele é o único do nosso comparativo que grava áudio em estéreo e entrega a melhor qualidade sonora dos modelos analisados. O seu sistema de estabilização eletrônica de imagem é bastante eficiente e se destaca contra os rivais da Apple.

Os dois modelos da Apple apresentam quase a mesma qualidade em vídeos, o que já era esperado. Aqui temos o mesmo conjunto de hardware, apenas com atualização no sensor e software da câmera. De qualquer forma, as melhorias vistas no iPhone 8 Plus são bem-vindas para a grande maioria, mas ainda é uma pena que a Apple não dê atenção à parte do áudio. A grande novidade é que o modelo mais recente permite gravar vídeos em 4K a 60 quadros por segundo, sendo este seu grande diferencial aqui.

(atualizado em 22 de janeiro de 2019, às 12:26)

26

Comentários

Resultados: XZ Premium, Pixel 2 XL, iPhone 7 Plus e 8 Plus | Comparativo câmeras TudoCelular

OnePlus 6 e Redmi Note 5 entram na lista dos 15 aparelhos mais radioativos

Huawei no Brasil fará diferença? Positivo fecha trimestre no vermelho

Samsung Galaxy J7 Pro ou Motorola Moto G5S Plus? Comparativo TudoCelular ajuda a escolher

Ranking TudoCelular: gráficos com todos os testes de desempenho e autonomia até junho