LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Atenção redobrada: golpe promete cupom grátis para Uber no Instagram e no Facebook

24 de novembro de 2017 0

No dia da Black Friday, o cuidado dos internautas deve ser ainda maior do que em outras datas. Uma página falsa – com o nome “Cupom Grátis” , no Facebook e no Instagram, está passando um golpe de phishing aos usuários das redes sociais.

Os criminosos estão patrocinando a sua divulgação em ambas as mídias e, no caso do Facebook, utilizam uma propaganda enganosa do Spotify: “Spotify Enlouqueceu? Agora está dando 1 ano grátis para novos clientes, entre agora no link abaixo, cadastre abaixo e desfrute de 1 ano do maior acervo de músicas do mundo”. Assim, os dados dos internautas – logins e senhas – são revelados e eles perdem a conta.

Já no Instagram, a falsa promessa é de obter um cupom de R$ 100 para fazer viagens pelo Uber. Os efeitos deste ainda são piores que os do primeiro. Ele pode roubar nome completo, CPF, número de cartão de crédito, registros de uso no aplicativo e localização.

“Os atacantes estão utilizando o Stories do Instagram para promover um phishing do Uber e com isso roubar cada vez mais credenciais. Acreditamos que uma das intenções desse ataque seja para ter acesso ao cartão de crédito das vítimas para utilizar em gastos indevidos e, consequentemente, causar fraude às pessoas físicas”, analisam pesquisadores.

Para evitar danos, especialistas da empresa Flipside sugerem que os usuários ativem a verificação em dois passos, nas configurações do Instagram e do Facebook.

Golpes de phishing recentes

Nos últimos meses, vários golpes de phishing têm sido relatados por companhias de segurança virtual. Em uma delas, no início de novembro, os criminosos usavam e-mail falso da Netflix para enganar usuários.

No mês passado, outros casos foram detectados, como o golpe de phishing bancário por SMS, que atingiu mais de 33 mil pessoas. Ainda em outubro, criminosos usaram e-mail e WhatsApp para monitorar tudo o que a pessoa faz no navegador.


0

Comentários

Atenção redobrada: golpe promete cupom grátis para Uber no Instagram e no Facebook

OnePlus 6 e Redmi Note 5 entram na lista dos 15 aparelhos mais radioativos

Huawei no Brasil fará diferença? Positivo fecha trimestre no vermelho

Samsung Galaxy J7 Pro ou Motorola Moto G5S Plus? Comparativo TudoCelular ajuda a escolher

Ranking TudoCelular: gráficos com todos os testes de desempenho e autonomia até junho