LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Desempenho do Sony Xperia XA1 Plus | Teste de velocidade oficial do TudoCelular

26 de novembro de 2017 5

A Sony finalmente lançou um smartphone intermediário com leitor de impressões digitais. O Xperia XA1 Plus é o mais recente membro da família, com hardware praticamente idêntico ao dos irmãos XA1 e XA1 Ultra.

O TudoCelular já realizou o unboxing desse dispositivo, e agora encerramos os testes para poder trazer os resultados a você, leitor. Começando pelo de velocidade e desempenho. Se prepare para descobrir como se comporta esse dispositivo com chipset MediaTek Helio P20, 4GB de memória RAM e 64GB de armazenamento.

Teste de velocidade

Para começar, o nosso teste oficial de velocidade. Temos uma lista de 12 aplicativos que vamos abrir, esperar carregar e voltar à tela inicial um por um, cronometrando o tempo. Depois, faremos a segunda volta, repetindo a ordem.

Começamos com o cronômetro e seguimos com apps nativos de Câmera, Galeria e Configurações, para seguir com alguns populares da Google Play: Facebook, Whatsapp, Chrome, Netflix, Spotify e Photoshop Mix. Aí, encerramos com os jogos Pokémon GO e Asphalt 8.

O XA1 Plus levou apenas 1min14s para realizar a primeira volta, com mais 19s para completar a segunda, somando 1min33s para o teste completo. É uma marca próxima da obtida pelos seus irmãos XA1 e XA1 Ultra.

AnTuTu

Agora vamos a algumas ferramentas de benchmark, começando pelo AnTuTu, uma das mais conhecidas, que faz uma análise geral de CPU, GPU, interface e muito mais.

O XA1 Plus conseguiu uma marca próxima ao que a gente vê em dispositivos com o Snapdragon 625, marcando 63.400 pontos.

GeekBench

Já no GeekBench, começando pelo teste de CPU, tivemos 835 pontos no single-core e 3.737 no teste com múltiplos núcleos.

Seguindo para o teste de GPU na mesma ferramenta, a placa Mali-T880 MP2 conseguiu 2.767 pontos com o XA1 Plus.

3D Mark

A nossa terceira ferramenta utilizada é o 3D Mark, com a qual a gente passa o teste chamado Sling Shot Extreme.

São múltiplas renderizações em 3D bastante pesadas, e não é raro a gente ver o teste rodar como está na sua tela, bastante travado.

Mas o resultado não foi das piores: 679 pontos, acima de concorrentes próximos como o Zenfone 4 Selfie Pro ou o Moto G5S Plus.

GFX Bench

A quarta ferramenta é o GFX Bench. São dois testes diferentes, realizados em situações de tela distintas.

No Manhattan 3.1, a gente faz o teste com a tela desligada em 1440p e 1080p, além do teste com a tela ligada na resolução do dispositivo, que é a Full HD aqui nesse caso. Os resultados foram, segundo a ordem de 1440p e 1080p com a tela apagada, e o 1080p com a tela acesa, de 3,4 / 6,2 e 6,6 fps.

Já no segundo teste, o T-Rex, temos apenas duas situações, sendo a tela ligada e a tela apagada, ambas em Full HD. Esse teste, que é um pouco mais leve que o anterior, teve 22 fps com a tela acesa e e 23 fps com o display desligado.

Gamebench

E agora o Gamebench, que nos ofereceu uma conta premium, permitindo que nossos testes tenham uma análise mais aprofundada dos títulos. São seis jogos selecionados da Google Play Store, todos bastante populares.

  • Asphalt 8: 28 fps
  • Asphalt Xtreme: 29 fps
  • Modern Combat 5: 27 fps
  • Injustice 2: 22 fps
  • Clash Royale: 58 fps
  • Subway Surfers: 60 fps
Conclusão

O Xperia XA1 Plus entrega o que promete: é um dispositivo intermediário com desempenho bem satisfatório para os usuários menos exigentes, que não procuram o aparelho mais rápido do mundo.

Dificilmente este smartphone vai te deixar na mão e apresentar travamentos, especialmente com os 4GB de RAM. Ele aguenta bastante aplicativos abertos ao mesmo tempo sem engasgos.

E é bacana também para jogos, se você não fizer questão dos melhores gráficos possíveis. Vai rodar praticamente todos os jogos da Google Play sem nenhum problema.

O Sony Xperia XA1 Plus está disponível na Submarino por R$ 1.624. O custo-benefício é médio mas esse é o melhor modelo nessa faixa de preço.
(atualizado em 22 de abril de 2019, às 15:40)

5

Comentários

Desempenho do Sony Xperia XA1 Plus | Teste de velocidade oficial do TudoCelular

OnePlus 6 e Redmi Note 5 entram na lista dos 15 aparelhos mais radioativos

Huawei no Brasil fará diferença? Positivo fecha trimestre no vermelho

Samsung Galaxy J7 Pro ou Motorola Moto G5S Plus? Comparativo TudoCelular ajuda a escolher

Ranking TudoCelular: gráficos com todos os testes de desempenho e autonomia até junho