LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Moto X4: ótimas câmeras e belo design, com um grande porém... | Review do TudoCelular

26 de novembro de 2017 84

A linha Moto X retornou ao portfólio da Motorola após duas gerações estagnada, sendo o Moto X Force o último modelo lançado até então. Com o Moto X4, porém, a companhia mudou completamente o foco da família criada ainda sob a tutela da Google, voltando-se agora para o nicho intermediário e buscando agradar quem preza especialmente pelo design e por um bom conjunto de câmeras.

O Moto X4 trouxe especificações bastante razoáveis para o nicho ao qual se propõe, adotando o novo chipset Snapdragon 630 com bons 3GB de RAM e 32GB de armazenamento interno, o que em teoria é mais do que suficiente para a grande maioria dos usuários. O que vimos na prática, porém, foi algo bem diferente, sendo justamente o desempenho o ponto crucial para definir se este é ou não um aparelho para você.

Como pontos positivos do Moto X4, podemos colocar a ótima câmera traseira com o diferencial da lente grande-angular, a certificação IP68 contra danos por água e poeira, o design bastante elegante e ergonômico, e o leitor de impressões digitais com gestos que facilitam a vida.

Já nos pontos negativos ficam o desempenho bem abaixo do esperado, pouco armazenamento interno livre para o usuário (apenas cerca de 15 GB), câmera frontal com foco mais longe que o normal, acabamento que apesar de lindo implica em uma fragilidade maior, e o uso de slot híbrido para chip SIM e cartão microSD.

Com tudo isso, podemos dizer que infelizmente o Moto X4 está longe de ser o modelo que todos esperavam, principalmente pelo conjunto oferecido que tinha tudo para ser mais do que suficiente. Ele é lindo, tem ótimas câmeras, e o diferencial da certificação IP68, mas seu desempenho é sofrível para o nicho dos intermediários premium e a câmera frontal pode desapontar muita gente após todo o marketing feito pela empresa.

Veja a análise completa do Moto X4 clicando aqui.

Roteiro, gravação e produção por Wallace Moté.

O Motorola Moto X4 está disponível na Americanas por R$ 1.219. O custo-benefício é bom e esse é o melhor modelo nessa faixa de preço. Para ver as outras 20 ofertas clique aqui.
(atualizado em 25 de março de 2019, às 19:26)

84

Comentários

Moto X4: ótimas câmeras e belo design, com um grande porém... | Review do TudoCelular
  • Eu possuo um moto X 4 o sistema dele é ótimo o grande potencial e após colocar um cartão de memória que no meu caso foi um de 64gb infelizmente não tem como transformar a memória externa em memória interna tirando isso ele é ótimo não me arrependo da minha compra

      • Vejo muitas críticas referente ao Motox4, penso que todos tem suas opiniões relacionadas a qualquer bem, inclusive smartphones, para uns talvez o aparelho em questão não atenda as exigências, contudo, relato minha experiencia com o mesmo e asseguro, que não tive absolutamente nenhum dos problemas relacionados, no mesmo dia o sistema foi atualizado para Android óreo, tudo flui muito rápido, inclusive as câmeras com suas complexas funcionalidades que só encontraremos em cameras profissionais, o que pode acontecer é que dependendo da configuração adotada pra lente, teremos respostas condizentes, já nas questões de fluidez o aparelho é espetacular, não engasga com nada, roda tudo e mais um pouco, e o designer de top de linha, não perde em nada, apesar que isso é uma particularidade, ou seja, gosto cada um tem o seu, ambos os vidros são muito resistentes, o que não impede que aconteça imprevistos, nada que uma capinha não resolva, já que observo que até os usuários que dispendem valores até 7x maiores que o do Motox4, aderem ao uso de capinhas, películas e acessórios de proteção. Assim, deixo minha humilde opinião: Quem quiser um aparelho intermediário, que não perde em nada para os tops, podem comprar sem medo!

        • A grande maioria (no mundo) tem sérias restrições com relação a esse aparelho. Ele é uma unanimidade que é ruim, custo x benefício ruim, quase tudo nesse modelo é ruim. Sem falar nas configurações fora da realidade para essa classe (3/32?? que é isso). Desempenho fraco e câmeras ruins. Mais um fracasso mundial de uma empresa conhecida pela péssima qualidade na área mobile.

            • Esse celular é HORRÍVEL de memória interna, não tem a opção de configurar cartão SD como armazenamento interno e o sistema operacional consome quase metade da ROM, o cartão de memória fica praticamente para salvar imagens da câmera!

                • Eu confesso que esperava um pouco mais do meu Moto X4 , porém não tenho muito do que reclamar, as fotos estão saindo bacanas e o desempenho tá legal. E ah, depois de uma atualização na semana passada notei que o espaço ocupado pelo sistema operacional caiu um pouco, agora está ocupando 13 GB.

                    • Foda é que o software tá bugado, mas do espaço interno disponível nem esquento, só dá ruim se o cara tentar instalar rage no smartphone. Isso é o alexa ocupar 2 GB de espaço e ficar desativado. Era melhor tirar essa joça.


                      Desempenho e gerenciamento de bateria acredito que melhorarão em breve.

                      Em relação a câmera, foi Questão de lote zuado, só ver nos mostruários a diferença, nunca ví falha de foco na câmera.

                      Mas mesmo assim tô em dúvida entre ele e o g5s plus. Qual o melhor????

                      • Véi, vou ser bem sincero com vcs, eu tomei raiva da motorola.. Eu tive dois aparelhos da época em que a motorola não foi adquirida pela lenovo e tenho que admitir, essa marca já foi boa mas a partir das 2ª gerações do moto G, X e etc ficou péssimo. Comprei na época o Moto G2 em seu lançamento (tudo bem que é um celular intermediário, mas havia outros aparelhos com as mesmas configurações que davam show nesse aparelho, inclusive o próprio Moto G1), ele mais travava do que funcionava, eu resetava ele umas duas vezes por semana, tentei instalar ROM Customizadas pra ver se melhorava a performance e nada.. Pensei que era só comigo mas fui pesquisar a fundo, o meu amigo que tinha o Moto X2 Play, também mais travava do que funcionava, tenho vários amigos que tem o Moto G4 Plus, Moto G3, que mais trava do que funciona e isso é pq eu não estou contando com os defeitos técnicos deles como tela, touchscreen e etc. Enfim, nunca mais compro nada da motorola pois essa marca só ganhou a minha confiança por conta do android quase puro que eles forneciam mas isso pode ser facilmente contornado em qualquer aparelho. Hoje, eu priorizo a qualidade de hardware, construção e durabilidade, em software eu não ligo pois eu posso mudar instalando alguma ROM customizada.. Hoje eu só compro aparelhos da samsung por ter um belo acabamento, ótimo conjunto de cameras e tudo de bom, peca apenas com o android customizado pela samsung que as vezes me incomodava por tantos apps desnecessário, resolvi instalar uma rom customizada e minha experiência agora é shoow.

                        • Xingling é a operadora.

                            • O primeiro moto x4 que peguei tava com defeito no aplicativo da câmera, depois de ficar uns 30 segundos com ela ligada, ela começava apresentar umas falhas na imagem e em seguida dava erro e fechava a câmera, já a frontal quando eu usava por um tempo os efeitos animados, o efeito fechava sozinho e depois fechava o app e dava erro de câmera ocupada.

                                • Cara eu vou falar sinceramente o que estou achando do meu X4, estou usando o aparelho a exatos 7 dias. O desempenho no dia a dia é bom, não tive travamento ou engasgo em momento algum, uso diversos softwares, incluindo um para acesso remoto ao pc do meu trabalho, tudo funciona perfeitamente bem. O acabamento é em vidro sim, mas quando eu peguei ele na mão pela primeira vez, não tive essa sensação de que o aparelho é frágil, na verdade eu deixei ele cair uma unica vez até agora e nenhum arranhão foi sofrido até o momento. No geral eu gostei muito das fotos diurnas com a camera frontal e traseira, realmente o ponto focal da camera frontal é meio esquisito, mas digo uma coisa, voce precisa tirar uma foto muito de perto do seu rosto pra notar. eu fis o teste dei meu aparelho para diversas pessoas tirarem fotos com a camera frontal, ninguem notou absolutamente nada quanto ao foco no fundo. A camera traseira foi elogiada por todos que tiveram a oportuindade de testar o meu aparelho. Ainda não tive coragem de por ele na agua, mas farei um teste em breve. não sei se tive sorte de pegar um lote bom, mas não tenho nada a reclamar do meu moto x4 estou satisfeito com ele. é um aparelho bonito, a camera faz um bom trabalho, o desempenho para o meu tipo de uso ta satisfatório e a duração de bateria talvez seja o ponto mais fraco pra mim, embora tenha somente 7 dias que eu estou usando ainda estou observando mas a duração está variando entre chegar no fim do dia com 20% ou menos, e as vezes ter que fazer uma pequena recarga com o carregador turbo perto do final do dia ali por volta das 18 ou 19h. é isso espero que esse comentário possa ajudar a quem tem duvidas quanto ao aparelho. ah quanto ao preço eu peguei ele a um preço bem bacana que foi 1303 reais a vista, isso aqui em brasilia

                                  • Não compre o Moto X4, está cheio de problemas em software.
                                    O pior defeito e falta de sinal da operadora em prédio ou casas.
                                    Sinal e fraco ou nulo, fiz um teste e comparei o K10/ Sony/Samsung win2 e o X4.
                                    O sinal com a operadora Oi em um restaurante o X4 era zero, o Sony o win2 era 60% e o K10 era 90%.
                                    Infelizmente a Lenovo marca Chingiling não é boa. Não comprem e problema.
                                    O Sinal de Wi-Fi também é ruim.

                                      • Eu uso meu moto x4 até de dentro da garagem do subsolo do predio onde eu moro, funciona tanto a internet quanto pra chamadas. Não tive nenhum problema por aqui quanto ao sinal. Utilizo a operadora claro com ele. wi-fi também achei ok, quando eu chego no andar do meu apartamento, saindo do elevador ele ja localiza a rede sem fio la de casa. não estou defendendo a marca veja bem, estou somente comentando a minha experiencia de uso pois estou nesse momento usando o x4 como meu aparelho principal.

                                          • Predios e casas? Só funciona na fazenda ou na rua então.

                                            • o único moto que presta é a linha Force, o resto é lixo.

                                              • Soluções?

                                                  • Tá complicado dessas gigante da uma arrancada quando o negócio é criação de smartphone sempre tem alguma coisa que não agrada aí acaba perdendo clientes ficamos na expectativa que chegue logo em nossas mãos mais vem a frustração complicado em alô Lenovo vamos Inova mas com elegância pra seus usuários Motorola

                                                      • Poucos dias depois caiu bem o preço e esta na msm que um zenfone 3..

                                                          • Ban 1/10

                                                            • Mas a verdade é que vivem criticando as bordas da Sony. Por que não criticar as bordas de outras fabricantes?

                                                                • Nunca tive problemas com bordas. Pelo contrário, gosto. Smartphone sem bordas se torna mais frágil

                                                                    • Aí sim tem uns quilômetros de borda. Tudo celular só critica as bordas dos Sonys

                                                                        • O problema não é a borda, é a ergonomia. A Sony usa quinas retas que fazem o aparelho ficar desconfortável de ser segurado quando você tem que se virar pra estender o dedo até a borda superior.

                                                                          • Alguém me explica o que a Motorola faz com tantos gigas só dedicado ao sistema? Desculpe a ignorância, mas simplesmente não entendo.

                                                                              • É por causa do Google, foi criada um novo tipo de partição chamada A/B, é mais segura em relação a atualizações de software, funciona assim, vc usa partição A e quando estiver instalando uma atualização de software, ela é instalada na partição B, por isso vc pode usar normalmente o sistema enquanto atualiza o software, no final vc reinicia e ele vai iniciar com a partição B. No caso, vc tem dois sistemas instalados, se por acaso der algum erro na atualização, vc automaticamente volta para a partição A onde aquela atualização não foi feita.

                                                                              • O meu acabou de trincar o vidro traseiro

                                                                                • Esse aparelho pouca memória é problemas de câmera e vcs vem falar de câmera.... Vai tomar

                                                                                    • Dessa última leva de celulares Motorola o mais confiável é o Moto G5Plus

                                                                                      • Ehh Motorola caiu de qualidade mesmo hein..

                                                                                          • Me arrependi! Comprei o MtoX4 no dia 26/10 e exatamente no dia 10/11 já queria me desfazer cpor diversos problemas! Câmera frontal sem foco, aparelho que na verdade só tinha 16GB de memória, rádio FM que não sintoniza nunca,super aquecimento e descarregamento rápido! Mandei um e-mail para empresa Moto e logo tive o retorno para enviar meus dados e uma cópia da nota fiscal! Foi o que fiz e para minha surpresa eles pediram que eu procurasse uma autorizada mais próxima antes que o aparelho completasse 20 dias! Fui até a autorizada e um técnico me falou que era normal tudo isso,bastava esperar sair uma atualização de correção! Fiquei super desapontado! Pois comprei o Moto G4 Plus e o Moto Z Play onde nunca me deram problemas algum! Não indico o MtoX4 nem para o meu pior inimigo que acho que não tenho!

                                                                                            • Aí a pessoa falar que o SO vem ocupando 15 GB da memória do aparelho, mas não fala o porquê. Apenas explana que "é exatamente a mesma interface vista no Moto G5S Plus e Moto Z2 Force, mas aparentemente bem mais pesada".
                                                                                              Acho que vc não viu o Z2 Force então, pq ele tem praticamente 17 GB ocupados pelo sistema operacional.

                                                                                              • Que local macrabo é esse ai que tem um carro abandonado?

                                                                                                OnePlus 6 e Redmi Note 5 entram na lista dos 15 aparelhos mais radioativos

                                                                                                Huawei no Brasil fará diferença? Positivo fecha trimestre no vermelho

                                                                                                Samsung Galaxy J7 Pro ou Motorola Moto G5S Plus? Comparativo TudoCelular ajuda a escolher

                                                                                                Ranking TudoCelular: gráficos com todos os testes de desempenho e autonomia até junho