LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Desempenho do Galaxy A7 2017 com Android Nougat | Teste de velocidade oficial TudoCelular

30 de novembro de 2017 8

A Samsung atualizou o Galaxy A7 2017 para o Android 7.0 Nougat no último mês de agosto, e após refazermos o teste de bateria com o aparelho chegou a hora de descobrirmos como está seu desempenho após a chegada do novo sabor do robozinho verde. Vale notar que no caso da autonomia tivemos uma ligeira melhora, então vamos ver se isto também é encontrado na performance.

Mais Notícias

Em termos de especificações técnicas, o Galaxy A7 2017 possui um chipset Samsung Exynos 7880 com oito núcleos a até 1,9 GHz, GPU ARM Mali-T830 MP3, 3GB de RAM e opções com 32 ou 64GB de espaço para o armazenamento interno, expansível via microSD. Ele tem ainda uma tela Super AMOLED de 5,7 polegadas Full HD, garantindo boa exibição de conteúdo mas sem pesar tanto em aplicações gráficas.

E aí, será que o Android Nougat trouxe uma melhora ou reduziu o desempenho do Galaxy A7 2017? Continue descendo para descobrir!

Teste prático de velocidade

O nosso primeiro teste consiste em medir quanto tempo o Galaxy A7 2017 leva para abrir uma dúzia de apps. Na lista selecionada temos os apps nativos de Relógio, Câmera, Galeria e Configurações, enquanto outros foram baixados, como Facebook, WhatsApp, Chrome, Netflix, Spotify, Photoshop, Pokémon Go e Asphalt 8.

Na primeira volta tivemos um tempo mais rápido do que vimos com o Android 6.0.1 Marshmallow, sendo necessários apenas 1 minuto e 11 segundos para que todos os apps fossem devidamente abertos e pudéssemos retornar ao cronômetro, enquanto o tempo anterior foi de 1 minuto e 36 segundos.

Já na segunda volta, porém, o Galaxy A7 2017 demonstrou que o Android 7.0 Nougat não está tão otimizado em termos de gerenciamento de RAM, precisando reabrir alguns apps e levando 42 segundos para voltar novamente ao cronômetro, enquanto com o Android Marshmallow este tempo foi de apenas 30 segundos.

Com tudo isso, tivemos um tempo total de 1 minuto e 53 segundos, que é mais rápido do que marcamos com a versão anterior do sistema mas não tão mais rápido quanto poderia ser se o gerenciamento de RAM estivesse funcionando corretamente.

AnTuTu

Passando para os testes de benchmark, no AnTuTu tivemos uma ligeira melhora na pontuação em relação ao que conseguimos no teste anterior, sendo alcançados agora 61.534 pontos, enquanto no Android Marshmallow tivemos 59.580 pontos.

GeekBench

No Geekbench a situação já foi um pouco diferente, sendo vista uma ligeira queda nas pontuações dos testes single-core e multi-core, enquanto no de GPU tivemos um resultado um pouco superior. Com pontuações de 784 no teste com apenas um núcleo e 4.194 com os núcleos mais potentes, porém, temos algo satisfatório para o nicho intermediário, sendo alcançados ainda 3.051 no teste de GPU.

3D Mark

Passando para um teste focado em medir o processamento gráfico, executamos o Sling Shot Extreme do 3D Mark, onde foi alcançada agora a pontuação de 785 pontos, enquanto na versão anterior do sistema o dispositivo havia marcado 809 pontos.

GFX Bench

Por fim, temos o GFX Bench, sendo este outro teste focado em GPU. No Manhattan o Galaxy A7 2017 conseguiu 12 fps com a resolução nativa da tela e 14 fps na variante offscreen, enquanto no T-Rex tivemos 27 fps na versão onscreen e 34 fps na variante offscreen. Ambos os resultados foram virtualmente idênticos ao que conseguimos com o Android Marshmallow.

Jogos

Chegamos então ao tão aguardado teste prático com jogos, onde usamos o GameBench para medir a taxa média de quadros por segundo alcançada por eles, bem como o consumo de CPU e RAM. Caso esteja interessado no app, estará disponível mais abaixo um link para download na Play Store, e você pode conferir também o tutorial que fizemos para ajudar a configurá-lo corretamente em seu aparelho.

Quando realizamos o teste com Android 6.0.1 Marshmallow ainda não possuíamos uma conta premium no GameBench, e por isso testamos apenas três títulos, conseguindo 29 fps no Asphalt 8, 29 fps no Modern Combat 5 e 59 fps no Subway Surfers. Desde então foram incluídos também Asphalt Xtreme, Injustice 2 e Clash Royale, buscando aumentar assim a pluralidade de gêneros presentes em nosso teste.

Começando pelos títulos de corrida da Gameloft, conseguimos 29 fps no Asphalt 8 e 28 fps no Asphalt Xtreme, com consumo de CPU ficando em 10% em ambos os jogos mas com um consumo de RAM ligeiramente superior no segundo, com 369 MB contra 302 MB.

No Injustice 2 tivemos 33 fps em média, demonstrando que o pesado título pode ser aproveitado sem problemas no Galaxy A7 2017. Seu consumo de CPU ficou em 14%, e o de RAM em 480 MB. Fechando os jogos mais pesados, o Modern Combat 5 foi executado a 31 fps em média, com consumo de CPU em 10% e de RAM em 387 MB.

Nos jogos mais simples, tivemos 59 fps em ambos, com o Subway Surfers ocupando 13% do processamento da CPU e 261 MB de RAM, enquanto o Clash Royale ficou com apenas 3% da CPU mas com 344 MB de RAM.

GameBench

Desenvolvedor: GameBench Ltd

Preço: grátis - oferece compras no app

Tamanho: Depende do dispositivo

Conclusão

O Galaxy A7 2017 está mais rápido, conseguindo abrir tudo com um menor tempo e demonstrando uma maior otimização na execução de jogos, o que vai agradar quem quer o máximo de desempenho para poucas tarefas, sem abusar muito do multitasking. Isto é dito pois o gerenciamento de RAM parece ter sido sacrificado com a atualização para o Android 7.0 Nougat, fazendo com que seja muito mais fácil ter seus apps encerrados em segundo plano do que acontecia antes.

Ainda assim, o intermediário premium da Samsung continua sendo uma ótima opção para quem busca um aparelho rápido e que permanecerá fluido por algum tempo, principalmente se considerarmos a grande queda no preço de venda visto desde seu lançamento, já sendo possível encontrar a versão com 64GB de armazenamento interno por algo em torno de R$ 1.619.

Mas e você, o que achou do desempenho do Galaxy A7 2017 após a chegada do Android 7.0 Nougat? Deixe-nos seu comentário abaixo!

Roteiro, gravação e produção por Wallace Moté.

O Samsung Galaxy A7 2017 ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.

8

Comentários

Desempenho do Galaxy A7 2017 com Android Nougat | Teste de velocidade oficial TudoCelular

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas