LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Melhores smarphones para quem ama selfies | Guia do TudoCelular

22 de abril de 2019 39

Selfie virou prioridade para muitos compradores na hora de escolher um novo smartphone. Com isso, o TudoCelular preparou um guia com os melhores aparelhos para selfies, sendo uma lista voltada para quem quer registrar seus autorretratos com a maior qualidade possível nos mais variados cenários, ou usar o smartphone para gravar vlogs e outros tipos de conteúdo em vídeo aproveitando a tela para visualização do que está registrando.

Para definir os representantes presentes no guia, filtramos apenas modelos que já passaram pelas bancadas do TudoCelular, pois assim temos informações de como os aparelhos se saíram na prática, e não apenas em suas especificações técnicas.

Assim como em nossos outros guias, aqui listamos aparelhos nacionais e importados. Tenha em mente que alguns modelos chineses podem ser encontrados no varejo nacional, mas também incluímos ofertas da GearBest e Banggood em alguns casos.

Motorola Moto E5

Se você busca a opção mais barata possível, mas que seja capaz de registrar selfies de forma satisfatória, o Moto E5 pode ser cogitado. O modelo básico da Motorola entregou melhor qualidade que o Galaxy J5 Pro e até o Moto G5S em nosso comparativo.

Em cenários abertos temos bom equilíbrio de cores e nitidez decente para o preço cobrado. Em locais fechados é onde o Moto E5 se destaca, mas quando há pouca luz não espere muito de suas câmeras.

6.5 Hardware
9.1 Custo Benefício

Motorola Moto E5

Comparar Aviso de preço
Multilaser MS80

Se você gosta de tirar muitas selfies, terá no Multilaser MS80 um bom companheiro. São duas câmeras frontais que, apesar de oferecerem resoluções diferentes, não possuem diferenças muito grandes em qualidade. O segundo sensor é grande-angular, para selfies em grupo ou com mais cenário.

Esses sensores podem tirar fotos em até 20 MP, com abertura f/2.0 na lente mais fechada, e 5 MP com abertura 2.2 na lente com a grande-angular. As imagens ficam um pouco mais escuras, mas em nitidez e riqueza de detalhes, ambas são bem próximas.

6.9 Hardware
8.1 Custo Benefício

Multilaser MS80

Comparar Aviso de preço
Xiaomi Mi A2

A câmera frontal também traz boa qualidade, especialmente em ambientes com boa iluminação. O modo retrato erra um pouco mais, mas é de se esperar com um sensor único. O recorte costuma errar onde acaba a pessoa e começa o fundo para o desfoque.

As câmeras principais ficam um pouco acima da qualidade da maior parte dos aparelhos intermediários lançados este ano, mesmo em ambientes com pouca luz. Nesse caso, ainda é possível fazer uma correção de iluminação posteriormente, destacando melhor as cores na imagem.

8.2 Hardware
9.3 Custo Benefício

Xiaomi Mi A2

Comparar Aviso de preço
Asus Zenfone Max Pro (M1)

A Asus trouxe o Zenfone 5 Selfie Pro com câmera frontal dupla e lente grande-angular para quem busca versatilidade na hora de tirar selfies. Apesar de o aparelho entregar boa qualidade em selfies, o Max Pro (M1) acaba se destacando por ter a mesma qualidade, porém custando consideravelmente menos.

Se você não faz questão da câmera secundária com lente mais ampla, o Max Pro seria a melhor aposta da Asus no segmento de intermediários básicos. Se desejar uma qualidade superior em selfies, então é melhor partir logo para o Zenfone 5.

8 Hardware
9.4 Custo Benefício

Asus ZenFone Max Pro (M1)

Comparar Aviso de preço
Motorola Moto G7 Plus

Viciado em modo retrato? Nisso o Moto G7 Plus nos surpreendeu positivamente, com bom nível de acerto para um dispositivo intermediário. Você ainda pode escolher o nível de desfoque, tanto na hora de tirar a foto como posteriormente, pelo editor de imagem.

E, mesmo com uma câmera só, também é possível usar esse modo nas selfies, com resultado também satisfatório. O G7 Plus consegue identificar relativamente bem a pessoa a ficar focada e separá-la do cenário, inclusive sem borrar muito outras partes do corpo como já vimos alguns dispositivos de outras marcas fazerem.

8.3 Hardware
8 Custo Benefício

Motorola Moto G7 Plus

Comparar Aviso de preço
Motorola Moto Z3 Play

O Moto Z3 Play é uma ótima opção em câmera sem pagar caro, sendo capaz de registrar boas selfies em locais iluminados. Aqui ele faz um melhor trabalho que o Zenfone 5 (que normalmente erra nas cores), mas tende a reduzir a abertura do obturador, o que resulta em selfies um pouco mais escuras.

Em cenários mal iluminados ele fica atrás do que o Galaxy A8 Plus entrega, mas o Z3 Play registra melhor qualidade geral para fotos que o rival da Samsung.

8.1 Hardware
7.3 Custo Benefício

Motorola Moto Z3 Play

Comparar Aviso de preço
Samsung Galaxy A8 Plus

Em cenários abertos e com forte iluminação, o Z3 Play faz um melhor trabalho em selfies, mas se você é uma pessoa noturna e tira mais fotos em baladas, o Galaxy A8 Plus será uma melhor escolha. Aqui ele não apenas supera o rival da Motorola, mas também o Zenfone 5 e outros nessa faixa de preço.

O lado ruim do A8 Plus, assim como em outros smartphones da Samsung, está no efeito de embelezamento forçado, que em alguns momentos destrói os detalhes das selfies.

8 Hardware
7 Custo Benefício

Samsung Galaxy A8 Plus 2018

Comparar Aviso de preço
Xiaomi Pocophone F1

O Pocophone F1 é aquele tipo de smartphone que conquista pelo conjunto equilibrado e preço cobrado. Por mais que câmera não seja o seu grande destaque, ele não chega a fazer feio em selfies, mesmo em locais com pouca luz. Este é o tipo de cenário que aparelhos nacionais nessa faixa de preço mais decepcionam.

Ele não fica devendo para os modelos mais caros da Xiaomi, como o recente Mi 9 que custa consideravelmente a mais e não entrega um salto em câmeras proporcional ao preço. Se você busca um bom conjunto e sem pagar caro, o Pocophone F1 pode ser uma opção interessante.

8.8 Hardware
8.3 Custo Benefício

Xiaomi Pocophone F1

Comparar Aviso de preço
Sony Xperia XZ2 Compact

A Sony sempre aposta em sensores potentes com seus smartphones, mas nem sempre entrega qualidade superior à concorrência. No caso do XZ2 Compact, temos qualidade superior em selfies comparado ao que Samsung entrega na linha S9 e Note 9. Até mesmo contra o iPhone vemos maior nitidez em locais abertos.

As fotos em locais internos ainda ficam um pouco escuras, e a câmera frontal por vezes exagera na nitidez, mas as opções de configuração disponíveis permitem que você controle vários aspectos para deixar o pós-processamento exatamente da maneira desejada.

8.8 Hardware
6.8 Custo Benefício

Sony Xperia XZ2 Compact

Comparar Aviso de preço
Sony Xperia XZ2

Assim como o Xperia XZ2 Compact, a versão maior também manda bem em fotos, especialmente em selfies em locais abertos. O XZ2 supera Samsung e Apple neste tipo de cenário, mas em locais fechados fica um pouco atrás. De qualquer forma, o aparelho japonês ainda é capaz de registrar ótimos resultados.

Se você é fã de modo retrato, então é melhor passar longe do Xperia XZ2. O efeito aplicado fica ainda mais artificial que aparelhos de baixo custo. A qualidade da foto é boa, mas o efeito borrado fica mal aplicado na maioria das vezes.

8.7 Hardware
6.1 Custo Benefício

Sony Xperia XZ2

Comparar Aviso de preço
Samsung Galaxy S10e

Por mais que Samsung tenha lançado smartphones com ótimas câmeras, a sul-coreana ainda pecava em selfies com falta de nitidez e exagero no embelezamento facial. Parece que a empresa aprendeu a lição com a linha S10. O S10e é o mais barato e de cara fica nítida a diferença comparado ao S9 e Note 9.

O S10e manda bem em selfies com muita ou pouca luz. Ele ainda não entrega a mesma nitidez do iPhone, mas a diferença está muito menor do que antes. Se você usa e abusa do modo retrato, a Apple ainda domina, mas o S10e registrará ótimas fotos no geral e tem a vantagem da grande-angular para fotos em grupos.

8.9 Hardware
6.6 Custo Benefício

Samsung Galaxy S10e

Comparar Aviso de preço
Apple iPhone XR

Apesar de ser mais barato que o iPhone XS, o XR traz a mesma câmera frontal de 7 MP com abertura f/2.2. A qualidade da selfies é praticamente a mesma entre os dois aparelhos da Maçã. Para fotos em locais com pouca luz há o flash Retina que equilibra o tom de pele com várias nuances de branco do brilho da tela.

Em boa luz, o iPhone XR entrega ótima selfies, com ótimo nível de detalhes. O contraste e as cores então dentro do esperado para um smartphone da Apple, mas a exposição às vezes fica um pouco exagerada. O modo HDR funciona muito bem no automático. E a câmera frontal do XR também permite usar o modo retrato, entregando um nível de desfoque satisfatório.

8.7 Hardware
5.8 Custo Benefício

Apple iPhone XR

Comparar Aviso de preço
Google Pixel 3

O Pixel 3 traz duas câmeras para selfies, sendo ambas de 8 MP. O que muda é que uma tem foco automático e abertura f/1.8, enquanto a outro traz foco fixo e abertura f/2.0, mas tem lente grande-angular. As fotos saem com boa nitidez e detalhes, entregando exposição controlada e tom de pele próximo do ideal.

Para os viciados no efeito bokeh, a câmera frontal do Pixel 3 também entrega ótimos resultados. E graças à lente do tipo grande-angular é possível tirar uma foto ampla do cenário ou de uma turma grande.

Samsung Galaxy S10 Plus

Busca a melhor câmera para selfies na linha Galaxy? Então o S10 Plus tem tudo para te agradar. O primeiro diferencial contra o S10e está na câmera secundária na frontal para garantir modo retrato mais convincente. Em termos de qualidade, no entanto, não há diferenças já que ambos usam o mesmo sensor e conjunto de lentes.

Outro diferencial do S10 Plus está na câmera teleobjetiva na traseira, se você busca abusar do zoom sem ter grande perda de qualidade. E assim como no S10e, a qualidade fotográfica mostrou um belo salto comparado à geração passada.

9.3 Hardware
6.5 Custo Benefício

Samsung Galaxy S10 Plus

Comparar Aviso de preço
Google Pixel 3 XL

Pixel 3 e 3 XL compartilham o mesmo conjunto fotográfico. Com isso em mente, já era esperado a mesma qualidade em fotos entre os dois. O modelo mais caro do Google atualmente esmagou o Mate 20 Pro e Galaxy Note 9 em selfies, especialmente em locais pouco iluminados.

A nitidez supera até mesmo o iPhone XS Max, modelo mais caro da Apple encontrado com preço superior ao Pixel 3 XL no Brasil. Se você se preocupa apenas com a qualidade em fotos, o Pixel 3 seria uma melhor opção por entregar os mesmos resultados por um valor menor, mas no XL temos maior bateria para registrar mais fotos antes de ter que correr para uma tomada.

Apple iPhone XS

A câmera frontal do iPhone XS possui a mesma resolução de 7 MP das gerações anteriores, assim como a mesma abertura f/ 2.2, mas entrega selfies de melhor qualidade graças ao novo processador de imagem. O modo HDR também ajuda a turbinar as cores, e você poderia controlar o uso nas configurações do iOS.

Há também o recurso flash Retina, que pisca a tela em tons de branco diferentes para proporcionar selfies mais agradáveis em locais mal iluminados. O iPhone XS é capaz de capturar um bom nível de detalhes com sua câmera frontal, apresentando um bom equilíbrio entre contraste e cores, mas ainda tende a gerar um efeito de bronzeamento na pele, como visto em iPhones mais antigos.

9 Hardware
5.7 Custo Benefício

Apple iPhone XS

Comparar Aviso de preço

39

Comentários

Melhores smarphones para quem ama selfies | Guia do TudoCelular

OnePlus 6 e Redmi Note 5 entram na lista dos 15 aparelhos mais radioativos

Huawei no Brasil fará diferença? Positivo fecha trimestre no vermelho

Samsung Galaxy J7 Pro ou Motorola Moto G5S Plus? Comparativo TudoCelular ajuda a escolher

Ranking TudoCelular: gráficos com todos os testes de desempenho e autonomia até junho