LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Cashback: entenda como funciona o sistema que dá dinheiro de volta em compras e serviços

04 de dezembro de 2017 3

Você provavelmente já ouviu falar do Méliuz, serviço de 'cashback', que promete retornar parte do seu dinheiro gasto em produtos e serviços, certo? E a chance de ter visto esse esquema com desconfiança é grande, possivelmente o bastante para você ter evitado se cadastrar.

Pois saiba que não há nenhum problema nesses serviços. Eles são bastante comuns no exterior, especialmente nos Estados Unidos. Agora, o Brasil também começa a ter empresas que fazem esse tipo de parceria com lojas online para retornar parte do dinheiro gasto em compras. Veja como é simples e que não há motivos para desconfiança.

O Méliuz é o mais popular, mas existem outras empresas que utilizam basicamente o mesmo sistema, como o Poup. Essas companhais fazem uma parceria com o e-commerce para retornar parte do dinheiro ao consumidor, criando uma espécie de fidelidade entre o comprador e a loja. O serviço de cashback age como um intermediário.

Essas empresas recebem uma comissão por atrair o consumidor. Acessando a loja online pelo site desses parceiros e fechando a compra, a loja paga ao serviço, que retorna uma parte para o usuário. O consumidor faz um cadastro nesse serviço intermediário e, ao acumular um valor mínimo, pede para que seja depositado de volta em sua conta corrente.

Como funciona, exatamente?

Se você não entendeu ainda, fique tranquilo. Vamos explicar tudo direitinho, em passos, para que não reste nenhuma dúvida. É assim:

  1. O consumidor se cadastra no serviço de cashback;
  2. Ao acessar o link para a página parceira, o "dinheiro de volta" é ativado;
  3. Se fechar a compra, o usuário tem direito a uma porcentagem do valor gasto de volta;
  4. Esse valor vai acumulando com outras compras realizadas em outras lojas parceiras (sempre ativando o dinheiro de volta antes);
  5. Ao acumular um valor mínimo, o usuário tem direito a pedir o depósito em sua conta bancária. Isso pode ser feito uma vez por mês.

É só isso. Você só vai receber de volta a porcentagem à qual tem direito se ativar a oferta, por assim dizer. E precisa ter um cadastro no serviço que oferece esse retorno. Mas é bem simples, e cada site retorna uma quantidade diferente do dinheiro gasto.

Há produtos que retornam mais, e há ofertas específicas a cada dia, claro. Tudo para atrair o consumidor. O serviço de cashback retém parte da comissão para si, mas você não sabe quanto - todo o valor anunciado será acumulado em sua conta no serviço.

E nas lojas físicas?

O Méliuz também tem parceria com algumas lojas físicas, além do e-commerce. Basta baixar o app, procurar uma loja perto de você e, ao fazer o pagamento, digitar o número do seu celular. As empresas vão se conversar e a sua parte será somada em sua conta no serviço.

Há também a opção do BeBlue, que tem parceria com diversos estabelecimentos físicos. Basta você se cadastrar no serviço, baixar o app para saber onde comprar e receber o dinheiro de volta, e informar o seu CPF na hora de fazer a compra.

Quais são as lojas parceiras?

Varia de serviço para serviço. O Méliuz tem parcerias com Amazon (eletrônicos e informática), B2S (Submarino, Americanas e Shoptime), Walmart, Gearbest, Microsoft, Carrefour e muito mais. As porcentagens de retorno variam de acordo com a loja e até mesmo o departamento.

Já o Poup tem parcerias com Fnac, B2W, Casas Bahia, Extra, Magazine Luiza, Ponto Frio, Ricardo Eletro, Saraiva e Walmart, para citar as lojas que vendem eletrônicos.

Quanto ao BeBlue, como informamos acima, as lojas parceiras são todas físicas. O app encontra as lojas próximas a você via geolocalização, no app de Android e iOS.

Você pode se cadastrar em ambos, e pode também buscar outras empresas do ramo para ver qual é mais vantajosa para o seu estilo como consumidor. Só não vai conseguir resgatar o dinheiro de mais de um serviço em uma única compra.

E aí, você usa algum serviço de cashback? Conta pra gente aí nos comentários.


3

Comentários

Cashback: entenda como funciona o sistema que dá dinheiro de volta em compras e serviços

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas