LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Novo SMS? Google anuncia parceria para evoluir sistema de mensagens de texto

07 de dezembro de 2017 5

O Google anunciou nesta quinta-feira uma parceria com empresas de telefonia, fabricantes de smartphones e com a GSMA, para substituir o atual serviço de SMS por um novo padrão universal: o RCS (Rich Communications Service).

As mensagens RCS possibilitam novos recursos aos clientes das operadoras de telefonia, como capacidade de criar bate-papos em grupo, ver quando alguém está digitando uma resposta, ler recibos e compartilhar fotos e vídeos de alta resolução. Elas estarão presentes de forma automática no aplicativo Android Mensagens, através de uma atualização.

“Um dos aspectos mais poderosos da evolução para o RCS é a capacidade de melhorar em larga escala a experiência de mensageria, independentemente da operadora, país ou tipo de dispositivo. No ano passado, trabalhamos com nossos parceiros para levar o padrão RCS para pessoas na Europa, América do Norte e Ásia. Hoje, estamos felizes de anunciar que estamos trazendo as mensagens RCS para a América Latina com nossos parceiros América Móvil (no Brasil, Claro), Telefônica (Vivo, no Brasil), AT&T no México e Oi, cujos clientes representam mais de 2/3 de todos os assinantes móveis da América Latina”, explica o comunicado oficial.

A ferramenta será operada pela nuvem Jibe RCS do Google e terá integração entre as redes por meio do Jibe RCS Hub. Isso significa que um assinante de uma operadora brasileira poderá trocar mensagens com um cliente de uma empresa nos Estados Unidos, por exemplo.


Imagem: Google

Mas o acordo não valerá apenas para o continente americano. As empresas América Móvil e Telefônica também lançarão o padrão de mensagens RCS nos mercados europeus, onde outras provedoras de telefonia móvel já oferecem o serviço, como Deutsche Telekom, Orange, Telenor e Vodafone.

Vale lembrar que uma pesquisa divulgada no começo do mês passado já havia revelado que 62% das operadoras pretendem abandonar o SMS e adotar o sistema RCS em até 2 anos.

O serviço RCS ficará disponível para assinantes da América Móvil (Claro), AT&T (no México), Oi e Telefônica (Vivo) ainda neste ano.


5

Comentários

Novo SMS? Google anuncia parceria para evoluir sistema de mensagens de texto
  • Infelizmente usa a internet para realizar sua comunicação.... A ideia por traz disso é um aplicativo padrão e nativo para troca de mensagens, sem precisar instalar aplicativos como whatsapp, Telegram, Viber, WeChat, seria um comunicador universal, porem para a ideia dar certo, a Apple e Microsoft teriam que aceitar instalar um aplicativo nativo desenvolvido pela Google em seus sistema, e isso é bem difícil... .

      • Se isso nao consumir internet e o destinatario receber mesmo sem creditos, dai sim parece interessante.
        Se for apenas mais um app de mensagens instantanea com base nas operadoras, uma porcaria.

          • Só faltou a Tim

            • Alguém mais lembra que umas das versões de testes do Windows 10 mobile lá no início dos tempos trouxe o mesmo recurso ou de forma muito semelhante?!

                Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

                Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

                Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

                Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas