LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Samsung Galaxy J7 Neo vs Motorola Moto G5 | Comparativo do TudoCelular

14 de dezembro de 2017 14

O ano de 2017 foi bastante interessante para a categoria intermediária de entrada, com várias opções bacanas para o consumidor escolher. Como muita gente fica em dúvida entre alguns dispositivos, o TudoCelular tenta ajudar com alguns comparativos diretos. Assim, resolvemos trazer um com o Galaxy J7 Neo e o Moto G5.

Os dois dispositivos são bastante semelhantes, exceto pelo tamanho da tela, 0,5 polegada maior no dispositivo da Samsung, e na resolução, 1080p no Motorola e 720p no Galaxy. Mas o que mais se diferencia entre os dois, que possuem preço próximo no varejo nacional? Vamos analisar.

Design e acabamento

Começando pelo design, que é bem diferente. O J7 Neo é um dispositivo mais alto, mais largo e menos espesso que seu concorrente. O peso do G5 é menor, quase 30 gramas a menos (veja mais detalhes abaixo).

Ambos possuem acabamento plástico, sendo que o smartphone da Samsung ainda tem formato mais quadradão, e oferece uma pegada um pouco menos confortável que o Moto G5, que ainda tem laterais curvas.

O J7 Neo tem botão de energia no lado direito e os botões de volume no lado esquerdo, mantendo o padrão da Samsung. Já o G5 traz esses três botões no lado direito, ficando o lado esquerdo liso.

Na parte de baixo, o Galaxy tem microfone e conectores micro USB e de fones de ouvido. O Moto tem só a entrada micro USB e uma entradinha para você remover a traseira. A parte de cima é lisa no J7 Neo e tem o conector de fone de ouvido no Moto G5.

78.6 x 152.4 x 7.6 mm
5.5 polegadas - 1280x720 px
73 x 144.3 x 9.5 mm
5 polegadas - 1920x1080 px
Ir para página de comparação

Passando para a traseira, encontramos as câmeras, em uma saliência de leve e com formato quadrado no dispositivo da Samsung e sem saliência no dispositivo da Motorola, ficando em um círculo que se tornou padrão nos smartphones da marca ultimamente. O flash do J7 Neo fica do lado esquerdo da câmera, e no Moto G5 fica embaixo.

O Galaxy ainda tem saída de áudio no lado direito da câmera. E o G5 tem um microfone de redução de ruídos na parte de cima.
Essas tampas são removíveis e dão acesso à bateria, removível nos dois aparelhos, e também aos slots de cartão de operadora e micro SD, ambos com três espaços. O cartão micro SD fica em um slot acima de um dos cartões SIM.

Quanto às tampas traseiras, a do J7 Neo é bem mole, toda em plástico meio emborrachado, enquanto a do G5 é dura, pois tem a placa metálica aqui no centro.

Enfim, a parte frontal tem um flash para selfies, alto falante de chamadas, sensor de proximidade e a câmera na parte superior do J7 Neo, e a câmera frontal e alto falante de chamadas no G5, com os sensores de luz e proximidade que são invisíveis na frente preta, mas ficam aparentes no modelo dourado.

Lá embaixo, outra grande diferença entre os dois: o G5 tem leitor de impressão digital, e o J7, não. O botão Home não tem sensor biométrico aqui. E os botões voltar e apps recentes são físicos, enquanto no G5 são virtuais, e você pode optar pela navegação por um toque no sensor biométrico.

Tela e áudio

O J7 Neo tem tela de 5,5 polegadas, meia polegada a mais que o G5. No entanto, enquanto o primeiro utiliza resolução HD, ou 720p, o segundo tem resolução Full HD, ou 1080p. Quanto às tecnologias aqui empregadas, a Samsung trouxe o Super AMOLED para a linha Galaxy J, e a Motorola se mantém no IPS LCD para a linha Moto G.

Isso significa que a imagem do J7 Neo é mais contrastada e levemente mais saturada, enquanto o G5 traz cores um pouco mais reais, mas não alcança preto profundo, ficando meio acinzentado.

Quanto ao brilho, o J7 Neo, por trazer display Super AMOLED, consegue zerar a emissão de luz em imagem preta mesmo no máximo, enquanto o G5 fica em 4 lux. O brilho máximo do dispositivo da samsung é um pouco melhor para uso sob a luz do sol, mas o G5 é levemente mais confortável para o uso no escuro.

Temos aqui um bom equilíbrio no quesito tela.

A qualidade de áudio em ambos é bem próxima, com um som um pouco abafado, mas nada que prejudique na hora de ouvir música ou assistir vídeos, considerando que você já optou por um dispositivo mais em conta. A grande diferença fica pela posição desses alto falantes.

Enquanto o áudio do G5 parece mais direto, por sair do mesmo local do áudio de chamadas, o som no Galaxy J7 Neo fica mais, digamos, distante, por estar localizado na traseira.

Hardware e desempenho

Passando para a análise do hardware, temos aqui dois chipsets também totalmente diferentes. Enquanto o J7 Neo traz o Exynos 7870 em seu interior, o G5 vem com o Snapdragon 430. Esse chipset Exynos tem oito núcleos com clock máximo de 1,6GHz, enquanto o processador da Qualcomm, que também tem oito núcleos, chega a 1,4 Ghz. Os dois têm 2GB de memória RAM.

Em um teste rápido realizado com a abertura de alguns apps básicos, deu para notar a superioridade do J7 Neo sobre o Moto G5. Já o nosso teste completo, realizado separadamente para cada um, mostrou que o G5 levou 3min44s para abrir nossos 12 aplicativos em duas voltas. O tempo do J7 Neo foi mais de um minuto mais baixo, totalizando 2min41s.

Como era de se esperar, o Exynos 7870, com clock máximo superior, é levemente mais veloz. Pelos testes de benchmark AnTuTu e 3D Mark apontaram a mesma faixa de pontuação, mas o J7 Neo ficou um pouco acima no GeekBench. Já em jogos, o J7 Neo apresentou desempenho um pouco mais suave. Nesse quesito, vitória do J7 Neo.

Câmera

E chegamos à câmera. Os sensores principais dos dois dispositivos possuem 13 megapixels de resolução máxima, mas a abertura do J7 Neo é maio, ficando em f/1.9, contra f/2.0 no G5. Ambos ainda trazem estabilização digital e flash, sendo LED no Galaxy e Dual LED no Motorola.

Os sensores frontais também têm a mesma resolução máxima, de 5MP, e mesma abertura f/2.2. Vídeos em Full HD a 30 quadros por segundo nos quatro sensores aqui.

E essa semelhança em hardware não se repete no software. O J7 Neo traz o aplicativo de câmera da Samsung Experience 8.1, com modos da câmera deslizando para a direita, incluindo profissional, HDR e sequencial, e filtros ao deslizar para a esquerda.

Em um menu à esquerda, temos atalho para configurações, flash e troca da câmera, que também pode ser efetuada ao deslizar para cima ou para baixo. Você pode ativar um botão de câmera flutuante para te ajudar a fazer a captura segurando o aparelho de maneira mais confortável.

No lado direito, temos atalho para o rolo da câmera, botão de captura, que também serve como zoom ao tocar e segurar, e gravação de vídeo.

Passando para o G5, temos o app tradicional da Motorola, que beira o básico. Deslizando para a direita, você acessa as configurações de câmera. Na lateral esquerda, tem atalho para o HDR, flash e temporizador, para programar fotos a serem capturadas em alguns segundos.

Ao deslizar o dedo na tela para a esquerda, você acessa o rolo da câmera. No botão acima do captura, tem os modos, que inclui o profissional e o vídeo, separado do modo de fotografia.

Galaxy J7 Neo
Moto G5

As imagens de cada aparelho se diferenciam entre si, principalmente, pela temperatura das cores. O Moto G5 tem uma mania de amarelar um pouco as imagens, o que dá um efeito bacana para algumas pessoas. O J7 Neo mantém as cores mais suaves, mas não raro estoura demais o branco para tentar compensar áreas escuras da imagem.

Em ambientes internos, há bastante ruído, mas em nível aceitável para a faixa de preço dos dispositivos. Em alguns casos, o J7 Neo conseguiu se sair melhor no comparativo rápido que fiz, mas em outros achei a foto do G5 mais interessante.
A selfie traz as mesmas características das fotos com as câmeras principais: o Moto G5 tirou uma foto mais amarelada. Mas as duas imagens ficaram bem bacanas, considerando a categoria desses smartphones.

Bateria e software
Teste de bateria no J7 Neo (esquerda) e Moto G5 (direita)

Na bateria, temos aqui um dispositivo com 3.000mAh e outro com 2.800mAh. O J7 Neo, que tem capacidade maior e resolução de tela menor, alcançou 19 horas e meia em nosso teste de bateria, enquanto o Moto G5 chegou a 12 horas e meia, apenas.

A diferença de autonomia é impressionante, e quem quer um dispositivo para aguentar o dia inteiro longe da tomada, deve optar pelo J7 Neo sem dúvida.

Quanto ao software, temos aqui dois aparelhos com a versão 7.0 do Android Nougat. O G5 tem interface limpa, com algumas poucas modificações em comparação com o que encontramos na linha Pixel.

Entre os destaques está o aplicativo Moto Ações, que permite ativar a navegação por um toque e gestos como agitar para acender a lanterna, girar para acessar a câmera, entre outros. No Moto Tela, você pode ativar o filtro de luz azul para a noite e também uma espécia de Always on Display, que acende a tela quando há interação com o smartphone.

Já no J7 Neo, temos a Samsung Experience 8.1, com o Dual Messenger, que permite duplicar apps como WhatsApp, Facebook Messenger e Skype. Tem ainda a presença da TV digital nesse dispositivo, que você pode assistir com um fone de ouvidos conectado ou com a antena que vem na caixa.

Lembrando que a Samsung muda bastante a cara do Android, mas quem está acostumado não terá problemas aqui, pois é basicamente a mesma interface, com as mesmas funções dos outros aparelhos da marca lançados este ano ou atualizados para o Nougat.

Conclusão

Temos aqui dois dispositivos bastante parecidos, mas com tamanhos e tecnologias de tela bem diferentes. Qualquer um que você escolher deve atender suas necessidades, visto que sua escolha já foi por um dispositivo com preço mais baixo, mas sem dispensar alguma qualidade.

Entre as vantagens do Moto G5, posso citar o recurso Moto Ações, a interface mais limpa, a presença do leitor de impressão digital para desbloquear o aparelho e também como botão de navegação por toque, e a câmera, levemente superior à de seu concorrente.

Já o J7 Neo fica à frente em desempenho, autonomia de bateria, tela, presença da TV digital e o preço, geralmente um pouco abaixo do Moto G5 no varejo nacional.

Se você ainda ficou com alguma dúvida sobre esses dois aparelhos, dê uma olhada em nossas análises completas de cada um deles. Ou aproveite a caixa de comentários abaixo para conhecer a opinião de outros leitores.

  • O Samsung Galaxy J7 Neo ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O Motorola Moto G5 ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.

14

Comentários

Samsung Galaxy J7 Neo vs Motorola Moto G5 | Comparativo do TudoCelular

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas