LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

As melhores dicas e truques para o Samsung Galaxy Note 8 | Vídeo do TudoCelular

20 de dezembro de 2017 0

Se você tem ou pretende comprar um Galaxy Note 8, se ajeita na cadeira que vamos trazer algumas dicas para te ajudar a tirar o máximo proveito de seu poderoso phablet. Serão algumas dicas gerais, sendo algumas que funcionam em outros dispositivos Galaxy com a Samsung Experiece 8.1 ou posterior, além de alguns truques para a S Pen e Tel Edge.

Algumas dicas já foram passadas em nosso vídeo especial com o Galaxy S8. Nem todas que estão aqui foram faladas no vídeo anterior, e há algumas novidades no flagship do primeiro semestre que chegaram depois e funcionam também no Note 8. Sendo assim, qualquer smartphone Samsung que você possua, vale a pena conferir o vídeo acima para testar essas funções.

As dicas foram divididas em blocos, para facilitar aqueles que já conhecem melhor o dispositivo ou que procuram algo mais específico. Espero que ao menos uma delas te ajude a desfrutar ainda melhor de seu smartphone.

Básicas

Na tela do Always on Display e na de bloqueio não tem muita novidade na Samsung Experience 8.5 que já não tenhamos visto na 8.1. Dá para incluir uma mensagem na parte abaixo do relógio. Para isso, vá em Tela de bloqueio e segurança > Informações e facewidgets > Informações de contato. Escreva a frase que preferir, mas recomendamos um email ou outro método de contato.

Sabia que a barra de navegação dos flagships da Samsung é personalizável? É só ir em Visor e tocar em Barra de navegação. Escolha uma entre as cores de fundo disponíveis. Também dá para ocultar o botão, que fica no lado esquerdo e que, ao tocar, você esconde a barra de navegação.

Também dá para inverter a ordem dos botões apps recentes e voltar e calibrar a sensibilidade do botão início, para apertar mais de leve ou exibir um aperto mais forte na tela do always on display ou em jogos, quando esse botão fica oculto. Tudo isso está nesse submenu dentro de Barra de navegação. É só mexer um pouco para descobrir cada função.

Se você gosta da organização do sistema iOS, com todos os apps distribuídos na tela inicial e sem gaveta específica para todos os aplicativos que você tem instalados, dá para configurar seu Note 8 para ficar igual. Basta tocar e segurar em um espaço vazio na tela e selecional configurações da tela inicial.

A primeira opção na tela que aparecer te dá duas alternativas. A segunda permite juntar a tela inicial com a de aplicativos. Voltando à tela anterior, mais abaixo, tem uma opção para exibir um botão da gaveta de apps, se você não gosta de acessá-la deslizando o dedo na tela.


Também tem opções para alterar a grade da tela, colocando ainda mais atalhos em uma única tela, ou aumentando o tamanho dos ícones, com uma opção separada para a tela de aplicativos.

Já uma outra uma opção bem bacana permite abrir rápido o painel de notificações. Com ela ativada, você desce as notificações deslizando para baixo de qualquer ponto da tela inicial. Em ocultar aplicativos, você seleciona apps para não aparecerem na gaveta - ou na tela inicial se fizer a opção por não manter as duas coisas separadas.

Continuando no tema da organização dos seus atalhos, tem uma maneira bem simples de mover ou deletar vários aplicativos, ou mesmo criar uma pasta sem muito esforço. É só tocar e segurar em um atalho na tela inicial até aparecer um submenu. Escolha a primeira opção, Selecionar vários itens.

Ao selecionar mais de um, você vai ver as opções desativar (ou deletar, dependendo dos apps selecionados), remover o atalho, criar pasta e pasta segura. Qualquer opção que você escolha, vai ser aplicada para todos os atalhos selecionados. E, claro, isso também vale para a gaveta. Não tem a opção remover atalho, mas dá para organizar seus apps com muita facilidade.

Avançadas

Agora alguns recursos mais avançados. Mas, calma, é só o nome dado pela Samsung para um menu específico dentro das Configurações. Não há porque temer nada aqui, é tudo bem simples, na verdade.

A primeira opção nesse menu, Suspensão inteligente, nada mais é que uma maneira de seu smartphone tentar evitar apagar a tela quando você estiver lendo um texto, ficando muito tempo sem tocar o visor. É legal deixar ativado apenas por precaução, mas não senti que funciona tão bem, exige um monte de coisa para funcionar bem. Enfim, não custa muito deixar ativado.

O Modo de operação com uma mão, que você já deve conhecer, nada mais é que a redução da área da tela para você utilizar o aparelho com uma mão só. Dá para selecionar esquerda ou direita, dependendo da mão que você vai segurar o dispositivo. Aqui, você pode configurar como vai ativar essa função, se com três toques no botão Home ou com um gesto na tela.

Mas bacana mesmo é essa função Gestos do sensor de digital, uma opção presente só no Note 8 e no S8. Com ela, você ajusta para abrir o painel de notificações ao deslizar seu dedo para baixo no leitor de impressão digital. É ainda mais útil que aquela opção de visualizar o painel de notificações da tela inicial. Dá para manter os dois ativados, se você quiser.


Uma opção para quem gosta de multitarefas, as Múltiplas janelas permitem um pouco de personalização da tela dividida. Ativando a primeira opção dentro do submenu, você consegue ativar o modo multitarefa colocando o app atual na parte superior da sua tela apenas pressionando e mantendo o dedo no atalho de apps recentes, ou optar por utilizar uma janela rápida, selecionando uma parte da tela atual para ficar na parte superior do visor.

Já a ação de exibição de pop-up transforma alguns apps em janelas que ficam acima de todo o resto do conteúdo no telefone. Mas não tem muito aplicativo que suporta essa função.

Em captura inteligente, você ativa algumas opções para quando fizer um print da tela do seu smartphone. Você pode capturar áreas que não estão à mostra na tela, aumentando o conteúdo capturado, e desenhar, cortar ou compartilhar a imagem. A opção logo abaixo faz uma captura se você deslizar a mão de um lado para o outro da tela.

Pulando algumas opções do menu, vamos a Enviar mensagens SOS. Essa função é interessante configurar, pro caso de você ficar em algum tipo de risco e precisar alertar alguém. É só tocar três meses o botão ligar/desligar que será realizado o comando ajustado.

O Potencializador de vídeo nada mais é que uma opção para alterar um pouco as configurações da tela, aumentando saturação, contraste e brilho, sempre que você iniciar um vídeo nos aplicativos listados.

Game Launcher e Pasta Segura

O Game Launcher pode ser ativado ou desativado também no menu de Recursos avançados. Ele organiza todos os seus jogos em um único atalho na gaveta de apps e na tela inicial. E permite gravar sua tela enquanto joga, fazer capturas, desativar notificações para não atrapalharem sua jogatina.

É um recurso bem interessante e altamente recomendável para quem gosta de levar os joguinhos no smartphone a sério.

Já a pasta segura é outro recurso muito interessante, e que também está disponível em outros dispositivos Samsung. Para ativar, é necessário fazer uma conta com seu email e uma senha, mas provavelmente você já fez isso quando estava configurando seu Note 8 (ou S8, ou outro Galaxy).

Aí, será necessário configurar um desbloqueio com suas íris, impressão digital ou as duas, além de um padrão, pin ou senha. Será um bloqueio diferente do desbloqueio do aparelho.

Configurada a pasta segura, serão feitas cópias de alguns apps para apenas você acessar o conteúdo ali dentro. Por exemplo, você pode tirar fotos diretamente na pasta segura. Ótimo para nudes!

Dá para guardar arquivos, também. Ou manter contatos ou eventos no calendário escondidos. Adicionando outros apps, eles serão copiados aqui dentro. E isso vai ocupar espaço no armazenamento interno.

Painéis Edge

A Tela Edge, ou Painéis Edge, é um recurso disponível também no Galaxy S8, além do S7 Edge e do S6 Edge e S6 Ege Plus. Esse recurso é muito útil, pois permite incluir atalhos e widgets acessíveis em qualquer tela do dispositivo apenas tocando e arrastando de leve uma aba no canto do display.

Essa aba pode ficar em qualquer lugar das laterais do visor, e você ainda pode ajustar tamanho e transparência, tudo isso nas Configurações do painel, acessível pelo símbolo de engrenagem do painel edge e, depois, no menu de três pontos no canto superior da tela.

Também é possível reordenar a ordem dos painéis e, o mais interessante, baixar mais telas. É só abrir sua tela edge, ir em configurações e tocar em baixar. Tem bastante opção, e você pode filtrar apenas as principais gratuitas. Ou pesquisar entre as inúmeras opções disponíveis. Dá para incluir um calendário, uma calculadora, controle de reprodução e muito mais.

S Pen

Ufa, e chegamos à nossa última parte: a S Pen. Essa é exclusiva do Note, então vou tentar abordar bem cada função. Muitos itens do menu, acessado pelas configurações, recursos avançados, S Pen, são autoexplicativos. Você ativa a opção na direita, por um switch, e pode tocar na parte da esquerda para saber mais, ou ver mais opções dentro do item. É bem legal explorar por conta própria.

Mas vou falar de alguns desses recursos. Começando com o ícone flutuante, que pode ser movido para qualquer ponto da tela que você quiser. Para isso, tire a caneta do local de repouso para ele aparecer, toque no ícone e mova para onde quiser. Se preferir, você também pode desabilitá-lo nas opções dentro do menu da S Pen, em Recursos avançados > S Pen.

Em Quando a S Pen é removida, você pode escolher a ação a ser realizada pelo telefone. Abrir comando suspenso? Escrever nota? Ou nada? A escolha é sua. A opção Alarme é essencial que fique ativada, pois ele te alerta se você deixar a caneta para fora do aparelho e se afastar. Assim, você não corre o risco de perder esse objeto tão valioso.

Já em Entrada direta da caneta é possível ajustar para escrever na tela com a caneta e ver essa escrita ser transformada em texto no padrão do dispositivo. Gosta de escrever à mão? Faça isso para mandar mensagens no Whatsapp.

Outra opção bacana é a Nota de tela desligada. É só sacar seu Note 8 do bolso, tirar a caneta e escrever. Dá para escrever até 100 páginas e salvar, para acessar essas notas quando quiser. Sem precisar desbloquear o aparelho.

E, por fim, o mais importante: os atalhos do comando suspenso. Dá para incluir aplicativos aqui, ou escolher entre as várias opções extras. Entre elas, destacop:

  • Ampliar: ativa uma espécie de lupa digital para aumentar os itens presentes na tela;
  • Relance: deixa a miniatura de um aplicativo no canto para você consultar quando estiver escrevendo algo e precisar de uma consulta rápida.
  • Seleção inteligente: faz uma captura de tela da área selecionada. Pode ser um retângulo, uma forma oval ou forma livre.

Enfim, você pode incluir até 10 itens aqui, contando os recursos da S Pen e atalhos para aplicativos. São opções bem poderosas, que conferem uma utilidade inestimável à sua S Pen.

Conclusão

O Galaxy Note 8 e a Samsung Experience 8.5 são ricos em recursos extras. Fuçar esses menus pode ser bastante exaustivo, e espero ter ajudado abordando os itens que achei mais importantes aqui. Há muito mais coisa que não mencionei, especialmente relacionado à personalização do seu dispositivo.

Também faltou abordar câmera e Bixby. A primeira vai ganhar um vídeo e uma matéria exclusivos. Já a assistente virtual, vamos esperar ela começar a falar português antes de mostrar melhor suas funções, certo?

Não esquece de assinar o nosso canal no YouTube e ativar o sino de notificações para ficar por dentro de todos os nossos testes, tutoriais e dicas. Tem bastante coisa pra gente trazer para você nesse fim de ano ainda.

O Samsung Galaxy Note 8 está disponível na Extra por R$ 3.039. O custo-benefício é médio e esse é o melhor modelo nessa faixa de preço. Para ver as outras 11 ofertas clique aqui.
(atualizado em 24 de abril de 2019, às 21:04)

0

Comentários

As melhores dicas e truques para o Samsung Galaxy Note 8 | Vídeo do TudoCelular

OnePlus 6 e Redmi Note 5 entram na lista dos 15 aparelhos mais radioativos

Huawei no Brasil fará diferença? Positivo fecha trimestre no vermelho

Samsung Galaxy J7 Pro ou Motorola Moto G5S Plus? Comparativo TudoCelular ajuda a escolher

Ranking TudoCelular: gráficos com todos os testes de desempenho e autonomia até junho