LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

iPhone X, OnePlus 5T, Essential PH-1 e Galaxy S8 Plus | Comparativo de telas do TudoCelular

25 de dezembro de 2017 7

E aqui estamos com mais um comparativo de telas, desta vez com três novatos no TudoCelular: o iPhone X, OnePlus 5T e Essential PH-1. Para completar o grupo dos smartphones com bordas finas, colocamos o veterano Galaxy S8 Plus, que já participou de outros comparativos apresentando ótimos resultados.

Foram realizados vários testes que vão desde a medição do nível de brilho das telas, seja no máximo ou no mínimo suportado pelo aparelho, assim como a visibilidade em ambiente externo e também no escuro, buscando verificar qual aparelho oferece a menor fadiga visual.

Para o nosso teste externo usamos o mesmo grupo de imagens de outros vídeos com o brilho de tela de cada aparelho no máximo e em modo automático, já que todos os flagships analisados contam com modo boost de brilho para forçar a iluminação do painel por um curto período de tempo.

O teste é dividido em três etapas:

  • Ambiente externo ensolarado
  • Ambiente interno com luz artificial
  • Ambiente interno noturno

O teste em ambiente interno com luz artificial foi realizado com as telas de todos os aparelhos niveladas manualmente para 200 lux, algo possível graças ao uso de um luxímetro digital. Desta forma, neste teste comparamos basicamente a fidelidade de cores e o contraste de cada uma delas.

Por fim, o teste no escuro mostra qual atinge o maior brilho, assim como qual aparelho oferece o brilho mais baixo, o que ajuda a reduzir o desconforto visual. Aproveitamos ainda para colocar todos os dispositivos com brilho máximo neste cenário, permitindo uma boa análise da diferença de cada display.

75 x 156.1 x 7.3 mm
6.01 polegadas - 2160x1080 px
73.4 x 159.5 x 8.1 mm
6.2 polegadas - 2960x1440 px
71.1 x 141.5 x 7.8 mm
5.71 polegadas - 2560x1312 px
70.9 x 143.6 x 7.7 mm
5.8 polegadas - 2436x1125 px
Ir para página de comparação

Aqui temos o Essential PH-1 com tela LCD, enquanto os demais apostam na tecnologia OLED. O Galaxy S8 Plus é o que entrega a maior tela, com suas 6,2 polegadas. Ele também é o que apresenta a maior resolução (1440 x 2960 pixels), mantendo, assim, a maior concentração de pixels por polegada dos modelos analisados.

O OnePlus Plus 5T tem a menor resolução dos quatro, o que resulta na menor densidade de pixels, sendo apenas 401 ppi. De qualquer forma, esta quantidade é mais do que suficiente para visualizar imagens com ótima nitidez na tela Optic AMOLED de 6 polegadas do aparelho.

O iPhone X é o primeiro da Apple com tela OLED, sendo esta fabricada pela Samsung com a mesma tecnologia presente na linha Galaxy (painel PenTile). A resolução é superior à de outros iPhones (1125 x 2436), mas ainda fica abaixo do resolução Quad HD de seus rivais.

Por fim, tanto o iPhone quanto o Galaxy se destacam por trazem suporte à tecnologia HDR10, o que permite assistir vídeos no YouTube e filmes na Netflix com maior qualidade visual. O diferencial fica para o modelo da Apple que também traz suporte a Dolby Vision.

Ambiente externo (sol)

O primeiro teste é realizado com os quatro aparelhos com o brilho no máximo sendo expostos diretamente ao sol. Para entregar um bom resultado aqui o smartphone precisa ter um brilho alto e um vidro com baixo nível de reflexos. Além disso, a tela precisa garantir que o contraste não seja sacrificado ao forçar o brilho máximo no modo automático.

Mesmo com os quatro aparelhos entregando um brilho alto, ainda é complicado enxergar o conteúdo com claridade. O Essential PH-1 é o que tem o brilho mais baixo e seu vidro ter maior nível de reflexo que os demais. O iPhone X tem o brilho mais alto, mas quando passa alguns minutos sob forte luz solar ele acaba reduzindo o brilho da tela para evitar superaquecimento.

O Galaxy S8 Plus consegue sustentar o brilho alto por mais tempo, resultando em uma imagem mais clara que os demais. A tela Optic AMOLED do OnePlus 5T também tem um aceitável nível de reflexo, que combinado com o alto brilho é capaz de entregar uma visibilidade decente.

Ambiente externo (sombra)

Ainda em ambiente externo, mas desta vez com os quatro aparelhos na sombra, vemos resultados melhores. Aqui fica mais clara a diferença na visibilidade da tela de cada um deles, onde leva a melhor aquele que entrega o brilho mais alto.

O iPhone X por ter o brilho mais forte, foi o que entregou a imagem mais clara neste comparativo. O Galaxy S8 Plus e OnePlus 5T apresentaram ótimos resultados, enquanto o Essential PH-1 mais uma vez fica em último.

É bom lembrar que o Galaxy S8 Plus permite turbinar o brilho ao assistir vídeos no YouTube ou Netflix, o que resulta em uma visibilidade superior ao que vemos no nosso comparativo usando apenas imagens estáticas. Para tirar vantagem deste benefício é preciso ativar o ‘Potencializador de vídeo’ nas configurações avançadas do aparelho.

Ambiente interno

Agora em ambiente interno é possível conferir com mais detalhes a qualidade da tela de cada smartphone. Todos os modelos analisados apresentam ótima reprodução de cores, alto nível de contraste e cores belas e vívidas. Os modelos com tecnologia OLED levam a vantagem do contraste infinito, produzindo um preto mais real do que é visto na tela do Essential PH-1.

O smartphone da Apple traz cores menos saturadas por padrão comparado ao que temos nas telas AMOLED da OnePlus e Samsung. No entanto, o 5T e o S8 Plus permitem alterar a saturação escolhendo entre alguns perfis na configuração de tela. O modelo da Samsung permite até alterar a temperatura das cores na curvatura da tela.

O Essential PH-1 não vem com ajustes do tipo, enquanto o smartphone da Apple conta com o True Tone que altera a tonalidade das cores de acordo com a iluminação do ambiente, mas não chega a gerar diferenças drásticas como visto nos perfis de saturação do OnePlus 5T e Galaxy S8 Plus.

Ambiente interno (escuro)

Aqui temos os aparelhos no escuro com o mesmo nível de brilho. Este teste serve para eliminar os reflexos do vidro da tela de cada smartphone, permitindo ver com claridade a diferença na reprodução de cores e contraste entre cada modelo.

O Galaxy S8 Plus tem maior índice de reflexos nas bordas curvas, onde vemos as luzes refletindo nas imagens anteriores. O iPhone X também tem vidro curvo nas bordas, porém bem mais suave do que no modelo da Samsung. O Essential PH-1 é o que tem a parte frontal mais plana dos modelos analisados, reduzindo o reflexo por fontes de luz laterais.

Na parte escura da tela do iPhone X podemos ver um preto acinzentado, diferente do preto realmente preto do OnePlus 5T e Galaxy S8 Plus. Isso acontece apenas com estas imagens, mas em outros tipos de conteúdo, como vídeos no YouTube, a tela permanece desligada nos cantos da tela.

Ambiente escuro (brilho máximo)

Agora temos os quatro aparelhos com o brilho no máximo no escuro. Não é recomendável usar o celular desta forma já que causa um grande desconforto visual. No caso do iPhone X que tem um brilho muito forte, é possível sentir até dor de cabeça se usar o aparelho por muito tempo com o brilho no máximo no escuro.

Este teste serve apenas para termos uma noção da diferença na intensidade do brilho de cada tela. E aqui vemos que as imagens ficam estouradas na tela do iPhone X, devido ao seu brilho muito forte.

Nos demais aparelhos temos um nível de brilho similar, com o OnePlus 5T sendo o segundo mais potente, seguido do Galaxy S8 Plus e Essential PH-1.

Ambiente escuro (brilho mínimo)

Para quem curte usar o smartphone no total escuro é recomendável escolher um modelo que tenha um brilho mínimo bastante baixo. Dos smartphones analisados temos com destaque o Galaxy S8 Plus, além do iPhone X.

As telas da Samsung presentes em ambos conseguem atingir um brilho mais baixo do que a Optic AMOLED do OnePlus 5T e a IPS LCD do Essential PH-1. Destes dois, o segundo é o que entrega o pior resultado, com o brilho consideravelmente mais alto.

Imagens usadas

Para tornar tudo o mais justo possível, estamos disponibilizando as imagens utilizadas no teste, permitindo assim que você as visualize em seu próprio smartphone e compare ao resultado demonstrado em nossos testes.

Vale lembrar ainda que algumas variações correspondem também à própria câmera utilizada para registrar as cenas, já que ela tende a balancear o máximo possível a diferença de brilho entre as telas, dependendo então do ponto que pegou como referência.

Medição de brilho

Brilho máximo com imagem branca

  • OnePlus 5T: 1156 lux
  • Essential PH-1: 861 lux
  • Galaxy S8 Plus: 962 lux
  • iPhone X: 1760 lux

Brilho mínimo com imagem branca

  • OnePlus 5T: 6 lux
  • Essential PH-1: 16 lux
  • Galaxy S8 Plus: 4 lux
  • iPhone X: 5 lux

Brilho máximo com imagem preta

  • OnePlus 5T: 0 lux
  • Essential PH-1: 7 lux
  • Galaxy S8 Plus: 0 lux
  • iPhone X: 0 lux

Brilho mínimo com imagem preta

  • OnePlus 5T: 0 lux
  • Essential PH-1: 0 lux
  • Galaxy S8 Plus: 0 lux
  • iPhone X: 0 lux
Conclusão

Para quem usa o celular em ambiente externo ou com forte iluminação, o Galaxy S8 Plus e iPhone X acabam sendo os mais indicados. O OnePlus 5T também apresenta bons resultados devido ao seu brilho alto, enquanto o Essential PH-1 acaba ficando em último.

Em termos de reprodução de cores todos entregam ótima imagem. Os modelos com tela OLED permitem usufruir de um preto mais real, já que os pixels acabam sendo desligados. No entanto, a tela IPS LCD do Essential PH-1 não deixa a desejar quando o assunto é contraste.

Para quem busca usar o smartphone no escuro total, os modelos da Samsung e Apple oferecem uma experiência mais confortável devido ao brilho baixo. Enquanto o PH-1 acaba sendo o menos indicado por ter um brilho mínimo muito alto, o que resulta em rápido desconforto visual.

Samsung deixa claro que suas telas são as melhores para qualquer tipo de uso. Tanto o Galaxy S8 Plus quanto o iPhone X se destacam em nosso comparativo. Mas é bom deixar claro que as telas do OnePlus 5T e Essential PH-1 não deixam a desejar. Aqui tivemos uma disputa acirrada entre os quatro aparelhos sem uma vitória esmagadora para um único modelo.

  • O OnePlus 5T ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O Apple iPhone X ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O Essential PH-1 ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O Samsung Galaxy S8 Plus ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.

7

Comentários

iPhone X, OnePlus 5T, Essential PH-1 e Galaxy S8 Plus | Comparativo de telas do TudoCelular

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas