LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

XA1 Plus, J7 Pro, ZenFone 4, Moto G5S Plus | Comparativo de telas TudoCelular

28 de dezembro de 2017 4

Chegamos ao último teste com o Sony Xperia XA1 Plus, ao lado do Galaxy J7 Pro, que ainda vamos continuar testando. Para completar um comparativo com quatro dispositivos, temos também o ZenFone 4 e o Moto G5S Plus, que já têm review completo publicado.

Realizamos diversos testes, que vão desde a medição do nível de brilho das telas, tanto no máximo quanto no mínimo, assim como a visibilidade em ambiente externo e também no escuro, para identificar qual aparelho oferece menos fadiga visual.

Para o nosso teste externo usamos o mesmo grupo de imagens de outros vídeos com o brilho de tela de cada aparelho no máximo e em modo automático, para verificar se há alguma diferença na exibição do conteúdo. Lembrando que, de qualquer forma, o mais indicado é manter o brilho no automático sempre, para que a tela se adapte ao ambiente em que você está.

Nosso teste de telas é dividido em três etapas:

  • Ambiente externo ensolarado
  • Ambiente interno com luz artificial
  • Ambiente interno noturno

O teste em ambiente interno com luz artificial foi realizado com as telas de todos os aparelhos niveladas manualmente para 200 lux. Para isso, utilizamos um luxímetro digital para fazer a medição. Desta forma, neste teste comparamos basicamente a fidelidade de cores e o contraste de cada uma delas.

Por fim, o teste no escuro mostra qual atinge o maior brilho, assim como qual aparelho oferece o brilho mais baixo, o que ajuda a reduzir o desconforto visual.

75 x 155 x 8.7 mm
5.5 polegadas - 1920x1080 px
74.7 x 152.4 x 7.9 mm
5.5 polegadas - 1920x1080 px
75.2 x 155.4 x 7.7 mm
5.5 polegadas - 1920x1080 px
76.15 x 153.5 x 8.04 mm
5.5 polegadas - 1920x1080 px
Ir para página de comparação

Os quatro modelos têm basicamente as mesmas especificações no display. Todos têm tela de 5,5 polegadas Full HD, ou seja, com 1080 x 1920 pixels, com densidade aproximada de 401 pixels por polegada. A diferença está nas tecnologias.

XA1 Plus, ZenFone 4 e Moto G5S Plus usam tela IPS LCD. O dispositivo da Sony ainda tem vidro resistente a riscos, e o da Motorola tem vidro Gorilla Glass 3. Já o J7 Pro utiliza display Super AMOLED. Asus e Samsung não informaram nenhum tipo de proteção para o vidro das telas de seus dispositivos.

Ambiente externo

Vamos aos testes. Começando com um ambiente externo, embaixo da luz do sol direta, com o brilho máximo ativado, podemos notar que os dois aparelhos da direita conseguem ficar levemente mais nítidos, enquanto os dois da esquerda ficam um pouco acinzentados e meio apagados.

Dá para enxergar o conteúdo na tela dos quatro, mas a ordem de nitidez fica a seguinte, respeitando do mais nítido para o menos visível: Galaxy J7 Pro, Moto G5S Plus, ZenFone 4 e XA1 Plus.

Alterando para o brilho automático, não dá para reparar grande mudança. A ordem se mantém a mesma, assim como a visibilidade desses displays.

Ambiente interno

Entrando em casa, ajustamos as telas para emitir 200 lux em imagem branca, com a ajuda de um luxímetro. E o que notamos é que, novamente, temos um grande equilíbrio, até maior do que no teste anterior.

O J7 Pro apresenta imagens mais nítidas e sem grandes exageros, ficando o XA1 Plus muito próximo em nitidez e qualidade das cores. O ZenFone 4 exagera um pouquinho na saturação, e o Moto G5S Plus fica alguns degraus acima nesse quesito, sendo o mais saturado dos quatro. Mas é também o que parece trazer o preto mais profundo, até mais do que o do J7 Pro.

Com relação ao ângulo de visão e índice de reflexos, novamente não temos muita diferença entre os quatro. Curiosamente, temos a mesma ordem tanto para um, como para o outro, sendo o ZenFone 4 o que mais reflete o ambiente ao redor, e o que perde mais nitidez conforme o ângulo se aproxima mais dos 180°.

Seguido do aparelho da Asus temos o XA1 Plus, com o G5S Plus na sequência e o J7 Pro o que reflete menos e perde menos nitidez ao mudar o ângulo de visão. No entanto, é bom notar que as diferenças são muito pequenas, quase imperceptíveis.

Ambiente noturno (200 lux)

Apagando as luzes, para simular um ambiente noturno, começamos com uma repetição do teste com brilho em 200 lux no escuro, para ver ainda melhor a qualidade de cores. E reforçamos a impressão de que são quatro displays muito próximos em qualidade de cores.

Mas dá para notar, agora, que o G5S Plus perde um pouco algumas tonalidades que os outros conseguem exibir. O J7 Pro é o que consegue atingir um número maior de tonalidades diferentes nesse cenário.

Ambiente noturno (brilho máximo)

Agora com o brilho máximo, podemos ver que a diferença de brilho e a qualidade das cores é, realmente, muito próxima nos quatro. Temos um comparativo bastante equilibrado aqui, mas ainda falta um último teste que pode trazer alguma diferença maior.

Lembrando que o uso de smartphone com brilho alto em ambiente escuro não é recomendável, pois causa fadiga aos olhos e pode danificar a sua vista.

Ambiente noturno (brilho mínimo)

Ao reduzir para o brilho mínimo, finalmente temos diferenças claras. O XA1 Plus e o ZenFone 4 têm brilho mínimo um pouco forte para uso no escuro, enquanto o Moto G5S Plus e o J7 Pro são bem melhores para esse ambiente. A ordem fica assim, do mais claro para o mais confortável: ZenFone 4, XA1 Plus, J7 Pro e Moto G5S Plus.

Não recomendamos o uso prolongado dos dois mais claros em ambientes com pouca luz, pois vai causar fadiga aos seus olhos. Dessa forma, se você optar pelo XA1 Plus ou o ZenFone 4, evite utilizá-los à noite, especialmente pouco antes de dormir.

Imagens usadas

Para tornar tudo o mais justo possível, estamos disponibilizando as imagens utilizadas no teste, permitindo assim que você as visualize em seu próprio smartphone e compare ao resultado demonstrado em nossos testes.

Vale lembrar ainda que algumas variações correspondem também à própria câmera utilizada para registrar as cenas, já que ela tende a balancear o máximo possível a diferença de brilho entre as telas, dependendo então do ponto que pegou como referência

Medição de brilho

Brilho máximo com imagem preta

  • Xperia XA1 Plus: 5 lux
  • Galaxy J7 Pro: 0 lux
  • ZenFone 4: 4 lux
  • Moto G5S Plus: 4 lux

Brilho mínimo com imagem preta

  • Xperia XA1 Plus: 0 lux
  • Galaxy J7 Pro: 0 lux
  • ZenFone 4: 0 lux
  • Moto G5S Plus: 0 lux

Brilho máximo com imagem branca

  • Xperia XA1 Plus: 668 lux
  • Galaxy J7 Pro: 717 lux
  • ZenFone 4: 691 lux
  • Moto G5S Plus: 496 lux

Brilho mínimo com imagem branca

  • Xperia XA1 Plus: 47 lux
  • Galaxy J7 Pro: 8 lux
  • ZenFone 4: 63 lux
  • Moto G5S Plus: 6 lux
Conclusão

Nossa conclusão final, portanto, é que o J7 Pro tem a melhor tela do grupo, mas não muito à frente dos outros três. Esse dispositivo só não ganhou no teste com brilho mínimo no escuro, mas de resto fica à frente em todos os quesitos analisados.

O G5S Plus é mais saturado e o que perde mais tonalidades de cores, mas também fica mais nítido que os dois dispositivos com IPS LCD embaixo do sol, além de ter um pouco menos de reflexos e ângulo de visão maior. E é, dos quatro, o que tem brilho mínimo mias baixo, sendo o mais confortável para uso no escuro.

Já o XA1 Plus é o segundo com maior número de tonalidades diferentes, tem menos reflexo e ângulo de visão maior que o ZenFone 4 e também é um pouco menos claro no brilho mínimo.

Por fim, o ZenFone 4 foi o que teve mais desvantagens, mas ainda assim fica muito próximo de todos os outros, com um display de ótima qualidade. E o que permite mais ajustes para o usuário buscar a exibição mais agradável.

Em resumo, a Samsung mostra, mais uma vez, a superioridade quando se fala em telas. Mas é difícil escolher qualquer um dos quatro apenas pela qualidade do display, uma vez que são todos bastante próximos.

Por Felipe Junqueira

(atualizado em 24 de abril de 2019, às 10:34)

4

Comentários

XA1 Plus, J7 Pro, ZenFone 4, Moto G5S Plus | Comparativo de telas TudoCelular

OnePlus 6 e Redmi Note 5 entram na lista dos 15 aparelhos mais radioativos

Huawei no Brasil fará diferença? Positivo fecha trimestre no vermelho

Samsung Galaxy J7 Pro ou Motorola Moto G5S Plus? Comparativo TudoCelular ajuda a escolher

Ranking TudoCelular: gráficos com todos os testes de desempenho e autonomia até junho