LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Gigante da sonegação?! Google é acusada evadir bilhões em impostos durante o ano de 2016

03 de janeiro de 2018 13

Recentemente nós mostramos que o Facebook foi acusado de sonegação fiscal em diversos países e por isso teve que mudar toda a sua política de faturamento. O caso é semelhante ao que ocorreu com a Google no passado e vem se tornando cada vez mais comum empresas de tecnologia serem acusadas de sonegação.

Agora, de acordo com a Bloomberg, a Google usou uma empresa fictícia nas Bermudas para sonegar US$ 19 bilhões em impostos durante o ano de 2016. A revelação foi feita com base em documentos da Câmara de Comércio da Holanda.

De acordo com a publicação, a gigante das buscas usou a técnica "Double Irish with a Dutch Sandwich" para evitar o pagamento de impostos. O esquema funcionava da seguinte forma: a subsidiária da Google na Irlanda recebia toda a receita gerada na venda de publicidade internacional.

Logo após, ela enviava esse dinheiro para uma empresa fantasma da Holanda que, por sua vez, redirecionava o dinheiro para outras empresas fantasmas localizadas nas Bermudas. Com o uso dessa técnica engenhosa, a gigante de Mountain View conseguia proteger seus lucros.


A Comissão Europeia está de olho na movimentação da Google e planeja aumentar a fiscalização e o rigor para que não só a Google, mas todas as empresas de tecnologia paguem seus devidos impostos. Para isso, a União Europeia poderá começar a taxar essas empresas com base nas suas receitas e não mais em seus lucros.

Mesmo assim, a Google alega que suas práticas são legais e argumenta que a empresa vem aumentando ano a ano a sua contribuição com impostos nos países em que atua. No entanto, alguns analistas acreditam que a Google pode acabar voltando a transferir seus lucros internacionais aos Estados Unidos.

Isso porque a taxa de repatriação nos EUA é de 15,5% enquanto a de ganhos no exterior é fixada em 10,5%. A decisão pode estar próxima de acontecer e faria com que todas as políticas fiscais da empresa mudem.

Vale lembrar que várias empresas de tecnologia são acusadas de sonegação de impostos e recentemente vimos que a Amazon também foi acusada na Itália, mas a empresa conseguiu um acordo para pagar o montante devido.


13

Comentários

Gigante da sonegação?! Google é acusada evadir bilhões em impostos durante o ano de 2016

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas