LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

'Vaza, Falsiane!' Facebook anuncia apoio a projetos contra a desinformação no Brasil

04 de janeiro de 2018 2

Após a iniciativa de exibir artigos relacionados para acabar com as chamadas ‘Fake News’, o Facebook anunciou uma nova ação a fim de combater a desinformação no Brasil. A rede social declarou apoio, nesta quinta-feira, a dois projetos de news literacy: Vaza, Falsiane! e Fátima.

Ambas as medidas foram desenvolvidas depois de uma mesa redonda promovida pelo Facebook no último mês de setembro, em São Paulo. O evento reuniu acadêmicos, especialistas e representantes de agências de checagem de fatos e de associações jornalísticas, para discutir as raízes do problema da desinformação no Brasil e as suas possíveis soluções, principalmente no campo da educação.

“Estamos confiantes de que esses dois projetos ajudarão as pessoas no Brasil a tomar decisões mais conscientes sobre o conteúdo que consomem na internet e fora dela”, ressalta Claudia Gurfinkel, líder de parcerias com veículos de mídia do Facebook para América Latina. “Temos dialogado com academia, agências de checagem, ONGs, empresas de tecnologia e empresas de mídia sobre o que podemos fazer juntos para reduzir a desinformação, e participaremos de mais iniciativas nessa área em 2018.”

'Vaza, Falsiane!'

O Vaza, Falsiane! é um curso online gratuito oferecido ao público geral, com o objetivo de ampliar a competência para a leitura de notícias, incentivar a crítica sobre as fontes de informação e colaborar para o aumento da qualidade do debate na rede.

O projeto foi desenvolvido pelos professores Ivan Paganotti (MidiAto ECA-USP), Leonardo Sakamoto (PUC-SP) e Rodrigo Ratier (Faculdade Cásper Líbero). Ele conta com vídeos curtos de personalidades, memes, listas e testes, por meio da utilização do Facebook para disseminar as mensagens e interagir com os usuários.

“Identificar as ‘Falsianes’ que circulam no noticiário é competência fundamental no mundo de hoje. Assim como identificar seus diferentes subtipos, que vão de informações claramente falsas a verdades editadas e dados enviesados”, explica o professor Paganotti.

'Fátima'

O Fátima é um bot do Messenger criado para orientar os usuários a respeito de como trafegar no universo de informações online, para eles checarem a veracidade do fato de maneira autônoma. O seu nome veio de ‘FactMa’, abreviação de ‘FactMachine’, idealizado pela plataforma de checagem Aos Fatos, a qual faz parte da International Fact-Checking Network.

“Mais do que dizer se uma notícia é falsa, verdadeira ou algo no meio do caminho, será possível mostrar como reconhecer fontes confiáveis e se adaptar ao ambiente informativo”, analisa a jornalista Tai Nalon, diretora executiva e cofundadora do Aos Fatos.


2

Comentários

'Vaza, Falsiane!' Facebook anuncia apoio a projetos contra a desinformação no Brasil

Samsung e Google podem seguir Apple e usar mesma tecnologia de lente do iPhone 15 Pro Max

Estão chegando! Motorola Razr Pro e Razr Lite têm possível data de lançamento vazada

Xiaomi 12S Ultra supera iPhone 13 Pro Max em teste de desempenho em jogos

Motorola Moto G Go aparece no Geekbench após ter design oficial e especificações vazadas