LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Galaxy J5 Pro, Moto G5S, Zenfone 4 Max e Alcatel A7 | Comparativo de telas do TudoCelular

12 de janeiro de 2018 10

Após realizarmos um completo comparativo de câmeras entre Samsung Galaxy J5 Pro, Alcatel A7, Motorola Moto G5S e Asus Zenfone 4 Max, chegou a hora de vermos como os aparelhos se saem em exibição de conteúdo, algo que também é de suma importância para a maioria dos usuários, já que afinal de contas a forma como interagimos com o smartphone é por seu display.

O objetivo do nosso comparativo é identificar qual tela oferece o melhor equilíbrio com relação ao nível de brilho alcançado, índice de reflexos no vidro que cobre a tela, saturação, contraste e fadiga visual (brilho excessivo em ambientes escuros).

O teste consiste em exibir o mesmo grupo de cinco imagens usadas em outros comparativos de tela feitos pelo TudoCelular, sendo divido em três etapas:

  • Ambiente externo ensolarado
  • Ambiente interno com luz artificial
  • Ambiente interno noturno

No caso do ambiente externo ensolarado, utilizamos os aparelhos com o brilho máximo de tela permitido pela sua configuração manual, além de outros modos ainda mais intensos caso disponíveis, possibilitando assim uma ideia de como os dispositivos se saem ao terem que enfrentar iluminação excessiva. Como todos possuem opção de brilho automático, este modo também foi testado.

O teste em ambiente interno com luz artificial foi realizado com as telas de todos os aparelhos niveladas manualmente para 200 lux, algo possível graças ao uso de um luxímetro digital. Desta forma, neste teste comparamos basicamente a fidelidade de cores e o contraste de cada uma delas.

Por fim, o teste no escuro mostra qual atinge o maior brilho, assim como qual aparelho oferece o brilho mais baixo, o que ajuda a reduzir fadiga visual. Aproveitamos ainda para mostrar todos com o mesmo nível de brilho neste cenário, o que ajuda a dar uma ideia ainda melhor da diferença de reprodução de cores entre eles. Novamente, aproveitamos para ver o quão útil é a regulagem automática de brilho de cada um.

71.3 x 146.2 x 8 mm
5.2 polegadas - 1280x720 px
73.5 x 149.95 x 8.24 mm
5.2 polegadas - 1920x1080 px
76.9 x 154 x 8.9 mm
5.5 polegadas - 1280x720 px
76.5 x 152.7 x 8.95 mm
5.5 polegadas - 1920x1080 px
Ir para página de comparação

Com relação às especificações de cada um, temos Galaxy J5 Pro e Moto G5S com tela de 5,2 polegadas, enquanto Zenfone 4 Max e A7 contam com painel de 5,5 polegadas. Os modelos de Samsung e Asus possuem resolução HD, enquanto os de Motorola e Alcatel ostentam um display Full HD. Por fim, o Galaxy J5 Pro é o único com tela Super AMOLED, sendo usada a tecnologia IPS LCD nos demais participantes do comparativo.

Ambiente externo ensolarado (brilho máximo)

No primeiro ambiente de nosso teste tivemos uma boa disputa entre Galaxy J5 Pro e Moto G5S, ficando o Zenfone 4 Max um pouco mais para trás e o A7 da Alcatel em último, principalmente pelo seu vidro altamente reflexível que protege o display. Ao olhar diretamente para as telas, todas permitem visualizar o conteúdo sem grandes problemas.

Ambiente externo ensolarado (brilho automático)

Deixando o brilho no automático a distância do Zenfone 4 Max para os dois primeiros colocados diminui ainda mais, porém o A7 continua não conseguindo lidar muito bem, sendo necessário manter o aparelho apontado diretamente para seu rosto caso queira visualizar o que está sendo exibido na tela.

Ambiente interno (brilho em 200 lux)

Passando para local interno, vemos que o Galaxy J5 Pro exibe cores mais saturadas que os demais, algo que pode ser regulado caso você deseje tons mais naturais. Outro que permite uma configuração profunda é o A7 da Alcatel, com o Moto G5S permitindo escolher apenas entre dois modos predefinidos, enquanto o Zenfone 4 Max nem isso.

Ambiente noturno (brilho em 200 lux)

Ao apagarmos as luzes, tiramos todas as distrações para que possamos focar exatamente nas telas dos aparelhos, e com isso é possível ver de maneira ainda mais clara o que foi comentado anteriormente, com o Galaxy J5 Pro exibindo cores mais saturadas enquanto os demais apresentam tons mais próximos da realidade.

Ambiente noturno (brilho mínimo)

Baixando o brilho das telas para o mínimo possível, temos Moto G5S como grande vencedor, sendo o modelo da Motorola seguido de perto por Galaxy J5 Pro e Zenfone 4 Max. O único que realmente não se saiu bem aqui foi o A7 da Alcatel, que entregou um brilho bem mais alto que seus rivais.

Ambiente noturno (brilho máximo)

Na simulação de um cenário oposto, quando você estiver em um local externo com muita luz e adentrar uma sala escura sem estar com brilho automático ativo, temos o A7 como modelo que menos estourou as cores, porém todos os quatro são completamente inviáveis de serem utilizados por mais do que alguns segundos.

Ambiente noturno (brilho automático)

Por fim, deixamos o brilho automático para ver qual conseguia lidar melhor com ambiente escuro, e por aqui tivemos um bom embate entre Galaxy J5 Pro e Zenfone 4 Max. Curiosamente, o Moto G5S que havia se sobressaído no teste anterior foi o que apresentou o pior desempenho por aqui, entregando um brilho bem acima dos demais.

Imagens do teste

Para tornar tudo o mais justo possível, foram disponibilizadas acima as imagens utilizadas no teste, permitindo assim que você as visualize em seu próprio display e compare ao resultado demonstrado pelos smartphones.

Vale lembrar ainda que algumas variações correspondem também à própria câmera utilizada para registrar as cenas, já que ela tende a balancear o máximo possível a diferença de brilho entre as telas, dependendo então do ponto que pegou como referência.

Medição de brilho

Utilizamos um luxímetro digital para tirar alguns parâmetros concretos de comparação, sendo escolhida uma imagem completamente preta e outra completamente branca para ver o nível máximo e mínimo de brilho dos aparelhos ao reproduzir ambas.

Os dados abaixo são medições feitas na unidade lux, que mede a intensidade de luz que é emitida da tela de cada aparelho:

Brilho máximo com imagem preta

  • Galaxy J5 Pro: 0*
  • A7: 9
  • Moto G5S: 6
  • Zenfone 4 Max: 7

Brilho mínimo com imagem preta

  • Galaxy J5 Pro: 0*
  • A7: 1
  • Moto G5S: 0
  • Zenfone 4 Max: 0

*Galaxy J5 Pro conta com tela Super AMOLED, então desliga completamente os pixels ao exibir imagens pretas, algo que não acontece nos modelos com tela IPS LCD.

Brilho máximo com imagem branca

  • Galaxy J5 Pro: 1.096
  • A7: 912
  • Moto G5S: 926
  • Zenfone 4 Max: 632

Brilho mínimo com imagem branca

  • Galaxy J5 Pro: 13
  • A7: 33
  • Moto G5S: 11
  • Zenfone 4 Max: 17
Conclusão

Após todos estes testes, é inegável que o Galaxy J5 Pro foi o modelo vencedor, conseguindo se sair muito bem em todos os cenários e entregando uma ampla gama de opções de customização, possibilitando assim que os usuários escolham tons mais próximos da realidade ou mais saturados, bem como o balanço de branco e muito mais.

Outro que se saiu muito bem foi o Moto G5S, ficando um adendo apenas para o modo de brilho automático que aparentemente não é tão fiel assim ao transitar entre ambientes claros e escuros. Além disso, caso você não goste das cores exibidas por padrão, será possível escolher apenas mais um modo predefinido, onde tudo fica um pouco mais saturado.

O Zenfone 4 Max conseguiu entregar boa visualização tanto em locais internos quanto externos, porém não apresenta qualquer tipo de customização das cores exibidas e conta com o pior ângulo de visão dentre os quatro analisados, deixando as cores amareladas caso você olhe para o display de ângulos mais oblíquos.

Por fim, o Alcatel A7 não se destacou em nenhum cenário, apresentando forte índice de reflexo que atrapalha em locais externos e brilho mínimo alto para ambientes escuros. Ainda assim, temos boas cores e muitas opções de personalização dos tons exibidos, então se você não ligar muito para os pontos negativos ele também figura como uma boa escolha.

E você, de qual das quatro telas gostou mais? Concorda que o Galaxy J5 Pro se sobressaiu? Deixe-nos seu comentário abaixo!

Roteiro, gravação e produção por Wallace Moté.

(atualizado em 24 de abril de 2019, às 01:20)

10

Comentários

Galaxy J5 Pro, Moto G5S, Zenfone 4 Max e Alcatel A7 | Comparativo de telas do TudoCelular

OnePlus 6 e Redmi Note 5 entram na lista dos 15 aparelhos mais radioativos

Huawei no Brasil fará diferença? Positivo fecha trimestre no vermelho

Samsung Galaxy J7 Pro ou Motorola Moto G5S Plus? Comparativo TudoCelular ajuda a escolher

Ranking TudoCelular: gráficos com todos os testes de desempenho e autonomia até junho